Livro, vídeo ou pdf sobre diagrama de forças

Ir em baixo

Livro, vídeo ou pdf sobre diagrama de forças

Mensagem por mhquimica1 em Qua 24 Out 2018, 03:00

Boa noite pessoal, beleza?
Não tive um ensino médio muito bom com relação a física, os professores induziam os alunos a colocar os valores na "fórmula" então nunca entendi de verdade a física da coisa. Agora que estou na faculdade cursando engenharia sinto imensa dificuldade em algumas assuntos e o principal deles é trigonometria, por exemplo, quando tenho um diagrama de forças em um plano inclinado (fazem as analises e resulta que Fpx = F. cos O etc...) eu não entendo como analisar quando multiplico pelo seno, pelo cosseno, como enxergar essas coisas. Analise vetorial tem disso também e eu só decoro, quero entender a coisa kkkk

Voces poderiam me indicar algum bom livro que ensine isso, algum video ou pdf?

imagem para exemplificar apenas:

mhquimica1
iniciante

Re: Livro, vídeo ou pdf sobre diagrama de forças

Mensagem por Elcioschin em Qua 24 Out 2018, 11:19

Para entender você vai ter que estudar Geometria básica e Trigonometria básica de qualquer bom livro/apostila ou mesmo na internet

θ é o ângulo do plano inclinado e o vetor P (vertical) representa o peso do corpo

Foi estabelecido um sistema xOy de eixos ortogonais, sendo x paralelo ao plano e y perpendicular a ele.

Px e Py são as componentes do peso P nos dois eixos. A partir da decomposição, esqueça o peso P: ele foi substituído por Px e Py

Note que o vetor P é perpendicular à base do plano inclinado e Py é perpendicular ao plano. Da geometria sabems que dois ângulos com lados respectivamente perpendiculares são iguais: o ângulo entre Py e P é igual ao ângulo θ do plano

Obviamente o ângulo entre Px e P vale 90º - θ

Da trigonometria básica: Py = P.cosθ ---> Px = P.cos(90º - θ) ---> Pxv = P.senθ
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: