PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

conflitos e estereótipos de origem geográfica

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido conflitos e estereótipos de origem geográfica

Mensagem por waydzik Dom 14 Out 2018, 02:20

Muitos dos nossos preconceitos, muitas das nossas formas de caracterizar os outros, de ver os habitantes de dados lugares e países foram pensados e produzidos em outro momento, em outro contexto histórico, motivados por situações diferentes das de hoje, mas que continuam se repetindo em opiniões, imagens e estereótipos, que não sabemos direito de onde vêm e, o pior, muitas vezes achando que aquilo que dizemos é uma realidade incontestável, naturalizando o que não é natural. (Albuquerque Júnior, D. M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar. São Paulo: Cortez, 2007. p. 19.) A respeito das novas e das remotas dinâmicas de produção de fronteiras e sua relação com os conflitos e estereótipos de origem geográfica, considere as seguintes afirmativas: 
1. Em vários países africanos, a formação do Estado Nacional após a independência criou conflitos entre diferentes etnias e grupos rivais, como nas guerras civis de Angola, Serra Leoa e Ruanda. 
2. O termo “tupiniquim” é uma designação criada para nomear aquilo que é nacional, brasileiro, tendo em vista valorizar a cultura e os produtos do país, em oposição ao estrangeiro, ao importado.
 3. O estereótipo do “nordestino cabeça-chata” é uma fala arrogante, de quem se considera superior, que se arroga no direito de dizer o que o outro é de forma generalizada para todo e qualquer habitante da região. 
4. A globalização atualmente corresponde a um momento histórico no qual as fronteiras anteriormente traçadas estão sendo ressignificadas, possibilitando, a um só tempo, o encurtamento das distâncias, o contato mais estreito entre os povos e a diluição dos preconceitos e da visão negativa entre os países.
 Assinale a alternativa correta. 

►a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
 Porque a afirmativa 1 esta certa? os conflitos entre as etnias nao existiam antes da formacao dos estados nacionais?  porque a 4 sobre globalizacao esta errada?


Última edição por waydzik em Dom 14 Out 2018, 17:14, editado 1 vez(es)
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: conflitos e estereótipos de origem geográfica

Mensagem por dd0123 Dom 14 Out 2018, 16:02

Os colonizadores não respeitaram as antigas organizações tribais, realizando fronteiras com distintos grupos étnicos e culturais num mesmo território. A descolonização dos países africanos promoveu o surgimento de novos países sobre a mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus. Consequentemente, inúmeros conflitos étnicos pela disputa de poder foram desencadeados no interior desses territórios. 

Sobre os países da afirmativa 1, são os que apresentam as menores expectativas de vida do planeta e com mais conflitos étnicos e territoriais: Serra Leoa (42,1 anos), Angola (42,1 anos) Ruanda (45,8 anos)= países chaves para descrever a situação de pobreza do continente como um todo, e importantes para descrever as consequências sócio-históricas. (mas há outros também)

Os conflitos entre os diferentes povos já existiam sim, mas não por conta de terem sido colocados em um mesmo território, enquanto que os grupos de uma mesma etnia foram separados. A afirmativa recorta o período da formação dos Estados Nacionais, por isso você tem que levar em consideração os novos conflitos e a intensificação deles..

Quanto à afirmativa 4, ela pode estar certa e errada ao mesmo tempo. Com certeza a globalização possibilita a aproximação de povos e culturas, mas nem sempre é uma aproximação positiva. Por vezes ela facilitou a tentativa de imposição de uma cultura sobre a outra, disseminou pensamentos de supremacia, disputa por territórios e o surgimento de novos preconceitos. 
É preciso lembrar que a Globalização já surgiu há muito tempo, e de lá pra cá, veja como é a guerra entre o ocidente e o islã, a diluição das culturas nacionais pela cultura estadunidense, o xenofobismo, a desvalorização de costumes.. esses ainda são bem contemporâneos, mas a própria situação do continente africano e seus conflitos são de um período em que a globalização já se manifestava.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos