PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reação de Eliminação (ou Desidratação?) + Catalisador

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Reação de Eliminação (ou Desidratação?) + Catalisador

Mensagem por GranTorino Sex 12 Out 2018, 17:16


  •  Considere a reação abaixo e o texto que a segue. OH + HO2

    Reação de Eliminação (ou Desidratação?) + Catalisador Sem%2Bt%C3%ADtulo

    O terc-butanol (composto 1), quando aquecido na presença de um catalisador......, leva através de uma reação típica de ........., à formação do isobutileno (composto 2), cujo nome IUPAC é ......... .

    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto, na ordem em que aparecem.

    (A) ácido - desidratação - 1,1-dimetileteno
    (B) básico - condensação- 1,1-dimetileteno
    (C) metálico - adição - 2-metilpropeno
    (D) básico - desidratação - 2-metilpropeno
    (E) ácido - eliminação - 2-metilpropeno

    RESPOSTA: E 

    Olá! Eu realmente estou me confundindo com as reações de condensação, desidratação e eliminação.
    Há polímeros de condensação que, ao se ligarem, liberam uma molécula de água, certo?
    Há reações de desidratação, todas elas, e de eliminação, algumas delas, que liberam H2O. 
    No que erro?

    Além disso, gostaria de saber como faz para identificar a natureza do catalizador? Nessa questão eu só sabia por ter feito e visto vários exemplos, já em outras questões sei identificar porque o catalisador tem de ser compatível com o produto, para não deixar que este ataque novamente o composto reagente.

    Muito obrigado!




Última edição por GranTorino em Sex 12 Out 2018, 20:39, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Reação de Eliminação (ou Desidratação?) + Catalisador

Mensagem por Carlos Augusto Parente Sex 12 Out 2018, 18:10

Fala meu camarada, beleza? Eu vou dizer o meu raciocínio. Caso você ou mais alguém tiver algo a acrescentar é só falar.

Das classificações de reações:

Reação de adição (Dentro dessa, temos a hidrogenação catalítica, por exemplo)

Reação de Substituição (Dentro dessa, temos halogenação ou nitração, por exemplo)

Reação de eliminação (Dentro dessas, temo as reações de desidratação (pode ser inter ou intramolecular)

Obs: No caso da questão, trata-se de uma reação de eliminação. Esssa reação que está ocorrendo é uma DESIDRATAÇÃO INTRAMOLECULAR DE ALCOOL, a qual forma um hidrocarboneto ( Alceno )

Obs2: A reação de desidratação Intra e intermoleculares se diferenciam, principalmente, pela temperatura do meio racional.

intramolecular: Em torno de 170ºC (Forma, normalmente, alcenos)

Intermolecular: Em torno de 140ºC ( forma, normalmente, éter)

obs3: no caso da questão, conseguimos identificar que é uma reação de desidratação intramolecular por conta do produto. Daí, ja podemos eliminar as alternativas B e C. 

Dando a nomenclatura do produto, eliminamos a alternativa A e ficamos apenas com D e E. 

OBS: EU, particularmente, sei os catalisadores por ter decorado e por ter feito muitas questões.

Nesse caso, ficamos com a alternativa E, pois a reação é CLASSIFICADA COMO ELIMINAÇÃO, A DESIDRATAÇÃO É APENAS UM TIPO DE REAÇÃO DE ELIMINAÇÃO.

Numa prova discursiva, por exemplo, se você responder ''desidratação'' em vez de ''eliminação'' você não recebe a pontuação devida.

Por isso, ficamos com a letra E.

P.S: AS REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO SÃO CLASSIFICADAS EM CONDENSAÇÃO OU ADIÇÃO.

Em suma: 

condensação --> um tipo de reação de polimerização

desidratação --> um tipo de reação de eliminação


Concorda? Compreende? Algo a acrescentar ou corrigir? Very Happy

Não sei se consegui esclarecer totalmente sua dúvida, mas espero ter ajudad!

Abraço!
Carlos Augusto Parente
Carlos Augusto Parente
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 137
Data de inscrição : 09/04/2017
Idade : 28
Localização : Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos