PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dissertativas - FUVEST + UFG - Propagação de Calor

2 participantes

Ir para baixo

Dissertativas - FUVEST + UFG - Propagação de Calor Empty Dissertativas - FUVEST + UFG - Propagação de Calor

Mensagem por GranTorino Sáb 22 Set 2018, 10:51

1 - Explique o processo pelo qual o calor do Sol chega à Terra.

Resposta da apostila: Processo de irradiação, que pode ocorrer no vácuo.

Minha tentativa de respondê-la: Trata-se de um fenômeno de irradiação. Esse processo ocorre em virtude da existência de uma fonte irradiante, o Sol. As emissões de luz, portanto, dessa estrela atravessam o vácuo do espaço, como também a atmosfera terrestre. Ao atingirem a superfície da Terra, parte da energia solar é absorvida pelo corpo terrestre, uma outra parte é refletida e outra parte é irradiada sob a forma de raios infravermelhos. Assim, aquece-se tanto a Terra quanto a sua superfície atmosférica.

2 - Por que a serragem é melhor isolante térmico do que a madeira da qual foi retirada?

Resposta da apostila: Porque existe ar entre um pedaço da madeira e outro.

Minha tentativa de respondê-la: Pelo fato de a serragem apresentar menor densidade. Pois quanto menor for a interação entre a matéria, os processos de condução e convecção térmica terão menor intensidade. Com isso, o ar, excelente mau condutor, estará presente em maior quantidade na serragem do que na madeira.

OBS: Não sei... às vezes acho que as respostas da apostila estão incompletas por serem curtas demais, porém também acho que as minhas respostas, muitas vezes, são grandes demais e não respondem corretamente às questões ;-;

Grato por sua preciosa ajuda!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertativas - FUVEST + UFG - Propagação de Calor Empty Re: Dissertativas - FUVEST + UFG - Propagação de Calor

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 21 Out 2018, 18:23

Na 1 está completamente certa. O vácuo é quase adiabático em curtíssimos espaços de tempo.
A 2,a serragem é compactada. Menor tamanho,menor densidade. Menor interação,menor superfície de contato.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos