Ajuda sobre embasamento mat, fis, qui

Ir em baixo

Ajuda sobre embasamento mat, fis, qui

Mensagem por rickfariasg4 em Qui 20 Set 2018, 14:57

Fala pessoal, seguinte, atualmente me encontro em um nível de matemática que considero médio baixo (mais pra baixo que pra médio) e gostaria de reforçar desde as bases do fundamental (para preencher qualquer possível lacuna) até a matemática dos anos finais do ensino médio, pois pretendo cursar Engenharia lá pra frente. Depois de muita investigação tanto aqui nos fóruns quanto em sites externos cheguei mais ou menos a este guia, queria que me ajudassem pra ver se está bom ou algo pode ser melhorado.

Matemática: Pretendo comprar uma coleção do ensino fundamental para reforçar as bases, atualmente estou em dúvida entre duas, Matemática e Realidade do Gelson Iezzi ou Projeto Teláris Matemática do Dante, ambas as coleções compreendem os assuntos abordados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o que acham delas?

Para o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, me falaram muito bem da coleção do Manoel Paiva, chamada Matemática Paiva, edição 2009, ou essa da Moderna Plus mais nova, estou novamente em dúvida entre essa ou Dante Contexto e Aplicações, novamente peço sugestões para matemática do ensino médio.

E talvez para um posterior aprofundamento em alguns tópicos da matemática, usarei Fundamentos de Matemática Elementar do Iezzi, aparentemente o mais recomendado para aprofundar, para quando terminar as coleções do ensino fundamental e médio respectivamente.

Física: Há muitas coleções de física disponíveis, já tive oportunidade de folhar algumas e encontrei uma que me chamou atenção, a coleção Universo da Física de Sampaio e Calçada, de 3 volumes, pretendo começar o primeiro volume assim que terminar o primeiro volume de matemática do ensino médio, pois dizem que é trabalhado muitos gráficos e funções na física mecânica.

Química: Pretendo seguir a coleção, Química a Ciência Global de Arilson Martino, dizem ser a mais aprofundada para ensino médio.

E ai? O que acharam? Obrigado a todos que me ajudarem, e uma boa tarde à todos.

rickfariasg4
iniciante

Re: Ajuda sobre embasamento mat, fis, qui

Mensagem por Lemann em Sex 21 Set 2018, 12:29

A questão é: para qual concurso vai está estudando?
 Em relação aos livros, fundamental ficaria com o do Iezzi, e entraria Manuel Paiva, que é uma ótima coleção. Mas já que vai fazer estes livros, não precisa se preoculpar muito com o FME, que teria que ser bem seletivo(para n perder tempo revendo oque já aprendeu), os livros que valem apena deles seria para aprofundar talvez em geometria(vol 9 e 10), mas o resto pode confiar no Aref para aprofundar. Mas claro, depende muito do concurso que quer, pois muitas das vezes nem precisa tanto, e aprofundar é perder tempo que poderia estar fazendo exercicio.
 Em relação ao Sampaio, não conheco essa coleção, recomendaria que você dê uma olhada se a quantidade de exercicios é boa, e se tiver veja os concursos por tras destes(por exemplo, se tiver muito ITA/Fuvest/IME/Mack. e etc, sabe que o livro é bom mesmo). No final das contas, se quiser concurso pesado, topicos talvez seja algo que poderia considerar para exercicios, e gosto muito de Classica, são coleções de alta qualidade sem duvida.
 Eu já ouvi falar desse para Quimica, dizem que é boa mesmo, como eu não sei sobre ela, recomendaria fazer feltre. Mas acredito eu que não estaria ariscando nada fazendo esta coleção. 
 Em geral, é um bom plano de estudo.

Lemann
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: