Governo Itamar

Ir em baixo

Governo Itamar

Mensagem por GranTorino em Qua 19 Set 2018, 19:59

Sobre o governo do Presidente Itamar Franco considere as seguintes afirmações:

I - Embora os graves problemas sociais e econômicos continuassem a exigir providências, o grande debate político dava-se em torno da definição das futuras candidaturas para presidente da república.
II - Após a realização do plebiscito que decidiu sobre o regime e a forma de governo que deveriam vigorar no país, a revisão constitucional (questão de fundamental importância) não foi adiante.
III - A culminância da atuação do Ministério da Fazenda deu-se com a implantação de um novo plano econômico: o Plano Real. Tratava-se de um conjunto de medidas que deveriam recuperar a moeda e promover a estabilidade da economia.

Dessas afirmações:

a) apenas a II e a III são corretas.
b) apenas a I e a III são corretas.
c) apenas a I e a II são corretas.
d) apenas a I é correta.
e) todas são corretas

RESPOSTA: E

Olá! Poderia fazer um comentário a respeito do item II, por gentileza? 

Muito obrigado!
avatar
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 563
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 73
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Governo Itamar

Mensagem por ddmr0123 em Dom 28 Out 2018, 00:16

Após o impeachment de Collor, Itamar procurou realizar uma gestão transparente, sem turbulências, com o apoio de partidos mais à esquerda. Em Abril de 1993, cumprindo com o previsto na Constituição, o governo fez um plebiscito para a escolha da forma e do sistema de governo no Brasil. O povo decidiu manter tudo como estava: escolheu a República (66% contra 10% da Monarquia) e o Presidencialismo (55% contra 25% do Parlamentarismo).


Quanto à revisão da Carta a esquerda e o governo ficaram contra a revisão. Havia um argumento sobre a impropriedade de fazer uma mudança drástica tão cedo. Diziam ser necessário esperar mais. A temática da revisão era a ordem econômica, mas o presidente Itamar era nacionalista e defendia a manutenção de alguns monopólios. 


O Congresso Nacional chegou a iniciar a revisão da Constituição de 1988, cinco anos após sua promulgação, conforme previsto nas Disposições Transitórias da própria Carta.  Alguns fatores, entretanto, contribuíram para inviabilizar uma reforma mais ampla do texto constitucional. O presidente Itamar Franco, cumprindo um mandato de transição, evitou envolver-se com a revisão. O Congresso vivia uma crise interna provocada pelo escândalo de corrupção. Os partidos de esquerda temiam que a revisão suprimisse conquistas, especialmente no capítulo dos direitos sociais e coletivos da Constituição.
A única alteração de grande relevância foi a redução do mandato presidencial de cinco para quatro anos.
avatar
ddmr0123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 881
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 19
Localização : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum