PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revolução de 1930- Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Revolução de 1930- Brasil

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 13 Set 2018, 19:15

Atribui-se ao governador mineiro Antônio Carlos uma frase que simboliza a tensão existente no Brasil, em 1930: “Façamos a revolução, antes que o povo a faça.” Tal demonstração de preocupação, por parte das elites da Aliança Liberal, mostra que elas tinham consciência de que era necessário agir para assumir o controle político e conter as insatisfações populares.

A respeito da Revolução de 1930, como ilustra a foto da época, é correto afirmar que:

a) a ascensão do gaúcho Getúlio Vargas, como novo presidente, representava a aliança das antigas oligarquias e também dos setores sociais urbanos e do tenentismo, aparentemente vitorioso dentro das Forças Armadas. O compromisso entre esses grupos era o de permanência do sistema econômico e político do governo anterior com o apoio das Forças Armadas.

b) a Revolução de 1930 não pode ser considerada um rompimento decisivo na história do país, pois além da permanência de grupos ligados ao governo anterior, não ocorreu nenhuma mudança no sistema representativo brasileiro. Continuamos verificando a defesa dos interesses políticos e econômicos de uma única categoria social e o prestígio dos militares.

c) os que assumiram o poder, com a Revolução de 1930, buscaram, de todas as maneiras, criar a imagem de um Brasil totalmente diferente a partir do levante. Podemos considerar tal episódio político como sendo a vitória da burguesia industrial sobre as tradicionais oligarquias cafeeiras e que as Forças Armadas promoveriam a integração e a união nacional.

d) a derrota do paulista Júlio Prestes, nas eleições presidenciais de 1930, precipitou o levante revolucionário, responsável por entregar o poder a Getúlio Vargas, que governou durante 15 anos. Para se manter na liderança política, o político gaúcho contou com o apoio irrestrito das Forças Armadas.

e) ao assumir o comando político da nação, logo após o movimento de 1930, Getúlio Vargas divulgou imagens envergando um uniforme militar, influenciando a opinião pública de que, sob sua liderança, iniciava-se um novo período de combate aos males da Velha República e em prol da ordem e do progresso.


Eu fiquei entre a e) e a c). Então, qual o erro dela??


Última edição por Liliana Rodrigues em Qui 13 Set 2018, 20:16, editado 1 vez(es)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Revolução de 1930- Brasil

Mensagem por lutebaf Qui 13 Set 2018, 19:56

"a) a ascensão do gaúcho Getúlio Vargas, como novo presidente, representava a aliança das antigas oligarquias e também dos setores sociais urbanos e do tenentismo, aparentemente vitorioso dentro das Forças Armadas. O compromisso entre esses grupos era o de permanência do sistema econômico e político do governo anterior com o apoio das Forças Armadas."

O erro desta alternativa está na dupla representatividade, Getúlio era líder da Aliança Liberal, que ia justamente contra a política oligárquica do "Café com Leite" e lutava pela sua ruptura.


c) os que assumiram o poder, com a Revolução de 1930, buscaram, de todas as maneiras, criar a imagem de um Brasil totalmente diferente a partir do levante. Podemos considerar tal episódio político como sendo a vitória da burguesia industrial sobre as tradicionais oligarquias cafeeiras e que as Forças Armadas promoveriam a integração e a união nacional.

O erro desta alternativa está no fato de que as Forças Armadas promoveriam a integração e a união nacional. Getúlio era um líder altamente centralizador, sua política no inicio do primeiro mandato era completamente centralizada e personificada em sua imagem, sem muita participação popular.

e)ao assumir o comando político da nação, logo após o movimento de 1930, Getúlio Vargas divulgou imagens envergando um uniforme militar, influenciando a opinião pública de que, sob sua liderança, iniciava-se um novo período de combate aos males da Velha República e em prol da ordem e do progresso.

A alternativa E é completamente correta, ao divulgar tais imagens assim que assume o governo Getúlio atesta que o poder é dele, e ele está ali para acabar com o regime anterior. Isso marcou o o inicio de uma modernização conservadora e industrialização Brasileira, afim de desenvolver o ambiente urbano e tirar o poder das oligarquias cafeeiras.
lutebaf
lutebaf
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/09/2018
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos