PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rochas

2 participantes

Ir para baixo

Rochas Empty Rochas

Mensagem por dd0123 Qui 13 Set 2018, 14:45

O mapa representa áreas de infiltração em rochas solúveis no território brasileiro, onde se desenvolvem ambientes subterrâneos que propiciam o aparecimento de peixes adaptados a esses ambientes. Assinale a alternativa que contém o tipo de rocha, a forma de relevo resultante e as condições do ambiente descrito. 
Rochas 594410
A) Granítica; cuesta; falta de oxigênio e abundância de alimentos.
B) Calcárea; caverna; escuridão e escassez de alimentos. 
C) Impermeável; canyon; água poluída e escassez de alimentos. 
D) Ígnea; escarpa; pouca luminosidade e abundância de alimentos. 
E) Permeável; chapada; escuridão e abundância de alimentos.

Gabarito:



Encontrei essa resolução da Folha de S. Paulo:
Em várias partes do território brasileiro existem áreas formadas por rochas sedimentares do tipo calcárias. Essas rochas, altamente solúveis, sofrem uma fortíssima decomposição devido à ação das águas que se infiltram no solo. Tal quadro acaba determinando o aparecimento de um relevo conhecido como cársico, marcado pela ocorrência de cavernas. Nesses ambientes subterrâneos, desenvolve-se uma fauna própria, adaptada à falta de luz e à escassez de alimentos.


Mas continuo com muita dúvida: Primeiro, "ambiente subterrâneos que propiciam o aparecimento de peixes" como seria com escuridão (sem fotossíntese de algas) e escassez de alimento (outros seres vivos)? Além disso, vocês marcariam por eliminação ou possuíam conhecimento prévio disso? Se sim, de onde, qual material fala sobre isso? (agradeceria muito se pudesse me dizer, ou até me enviar um link de alguma imagem elucidativa)..

Gostaria que justificassem cada afirmativa, por conta de muita dúvida pale . Obrigado desde já!! cheers
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rochas Empty Re: Rochas

Mensagem por Nickds12 Sex 13 Set 2019, 21:01

A pessoa marcaria a correta pensando que tipo de relevo poderia ocorrer em rochas que foram infiltradas pela agua. Por isso isso seria caverna 

A pessoa pensaria que a alternativa escrita como "permeável", como a E, não poderia ser, pois chapada não tem essa característica subterrânea.

Depois, a pessoa focaria em pensar que é um relevo originado por um ambiente subterrâneo, logo, pouco propicio a abundância considerando que foi originado por rochas e infiltrações. 

Caso voce soubesse, pensaria, também, que o tipo de rocha mais propicio a infiltração seria o das rochas sedimentares, logo, iria marcar a letra com o calcario.

Em uma caverna, normalmente existe um contato com o ar externo. Forma-se um ecossistema, entao os animais alimentam-se e depois outros sobreviventes se reproduzem. Portanto, apesar de ser escasso, existe vida.

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos