PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação- Trabalho escravo

3 participantes

Ir para baixo

Redação- Trabalho escravo Empty Redação- Trabalho escravo

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 20 Ago 2018, 09:41

Simulado Enem Objetivo- 19/08/2018
Tema: Medidas necessárias para erradicar o trabalho escravo no Brasil


Segundo o filósofo grego Aristóteles, "Todo homem é um ser social, racional e político", o que conjuga o indivíduo a um ser pensante e digno de exercer sua cidadania e seus direitos, dentre eles, o de ir e vir. Todavia, a persistência do trabalho escravo na sociedade, acaba por abstrair tais direitos, dos quais a dignidade de viver em condições salubres à vida. Nesse contexto, quer seja pela grande desigualdade social vigente no território brasileiro, ou quer seja pela frouxidão das leis trabalhistas, o fito é encontrar soluções a fim de mitigar essa prática.
Em primeira análise, a posição do Brasil entre os primeiros na desigualdade social do mundo contribui para a persistência do escravismo. Nesse ínterim, a herança colonial da grande concentração de renda para poucas pessoas acaba por projetar uma grande população carente. Dessa forma, esse grupo de indivíduos são, comumente, privados da educação básica na escola, e veem no trabalho uma forma de sobrevivência. Por consequência, a escravidão surge quando a necessidade de um salário esbarra na superexploração calada, ou seja, a aceitação de uma situação desumana como forma de manter-se vivo.
Em segundo lugar, a frase de Thomas Hobbes de que "O homem é o lobo do homem" cabe à situação na medida em que a frouxidão das leis trabalhistas permite que patrões subjuguem seus empregados à condições degradantes de serviço. Recentemente, o caso de uma patroa a procura de doméstica, cujo pagamento seria um lugar para sua moradia, veio à tona como uma escravidão naturalizada, fruto de um destemor quanto as punições trabalhistas.
Portanto, diante do exposto, com o fito de mitigar o trabalho escravo, o Ministério da Educação deverá pleitear uma maior porcentagem do PIB à Educação Fundamental, para a criação de escolas em regiões onde predominam essa realidade. Somado a isso, o Legislativo deve aprovar leis que aumentem o tempo carcerário a patrões que usufruírem do escravismo. Dessa forma, tratando das causas e consequências, o ser humano rumará à sua dignidade proferida por Aristóteles.

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Redação- Trabalho escravo Empty Re: Redação- Trabalho escravo

Mensagem por dd0123 Dom 02 Set 2018, 21:10

Olá, gostei de sua redação. Você obteve alguma nota por ela quando a fez? Desculpe perguntar isso, mas acho bom ter uma base de nota para comparar as escritas..O meu maior problema é a proposta de intervenção, então por isso também gostaria de saber se segue algum raciocínio para montá-la..

Por exemplo, gostaria de saber se o corretor (se tiver algum) faz esse tipo de observação: você colocou sobre o Ministério da Educação e o corretor diz que você deveria colocar de que maneira essa proposta chegaria até o Ministério e como ele executaria..
Já ouvi muito isso.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação- Trabalho escravo Empty Re: Redação- Trabalho escravo

Mensagem por victormanfro99 Dom 02 Set 2018, 22:44

"Todavia, a persistência do trabalho escravo na sociedade, acaba por abstrair tais direitos":Vírgula depois de sociedade deve ser retirada.(não se deve separar sujeito do verbo)
 "Dessa forma, esse grupo de indivíduos são, comumente, privados da educação básica na escola, e veem":Vírgula depois do e deve ser retirada.(vírgula após a conjunção e somente se houver sujeitos diferentes).
 " à condições'' :a condições
 "quanto as punições trabalhistas.":às punições.
 "acaba por abstrair tais direitos, dos quais a dignidade ":acho que ficaria melhor colocar "dentre os quais".
  Na competência 1 acho que voce ficará com 160.Na 4 200 ou 160 por causa da repetição do conector "dessa forma".
  Quanto à argumentação, achei o seu segundo parágrafo um pouco confuso,pois você, inicialmente, fala que a legislação trabalhista é "frouxa"(o que é bem discutível,já que o Brasil possui uma justiça exclusiva para o trabalho,com garantias que poucos países têm no setor),mas depois coloca a culpa na fiscalização/falta de punição,não explicando muito bem seu ponto de vista.
 As notas nas competências ficariam assim:1-160;2-160;3-160;4- 200;5-120. Total:800
 Nota:Lembre-se de que, na intervenção,deve-se mencionar o agente, os meios e a finalidade,com detalhamento e relacionando à discussão do texto.Por exemplo, como você falou de um caso de leniência do poder público no segundo parágrafo ,poderia ter relacionado.Além disso poderia ter detalhado mais como se daria esse aumento da punição proposto pela lei e finalidade da criação das escolas.
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Redação- Trabalho escravo Empty Re: Redação- Trabalho escravo

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 03 Set 2018, 09:42

ddmr0123 escreveu:Olá, gostei de sua redação. Você obteve alguma nota por ela quando a fez? Desculpe perguntar isso, mas acho bom ter uma base de nota para comparar as escritas..O meu maior problema é a proposta de intervenção, então por isso também gostaria de saber se segue algum raciocínio para montá-la..

Por exemplo, gostaria de saber se o corretor (se tiver algum) faz esse tipo de observação: você colocou sobre o Ministério da Educação e o corretor diz que você deveria colocar de que maneira essa proposta chegaria até o Ministério e como ele executaria..
Já ouvi muito isso.

Oii, obrigada! Very Happy
Eu mando para o Redação Online e, segundo eles, essa redação vale 920 (perdi 40 pontos nas competências 2 e 4), mas não acho que valha tudo isso. Também tenho muita dificuldade na proposta de intervenção, nunca consigo detalhar tanto da forma que eles gostaria, mas recebi os 200 pontos nessa competência, que é um dos motivos pra eu achar que não vale 920. Nunca ouvi falar sobre colocar como a proposta chegaria até o Ministério, mas só como ele age, porque ele age, e as consequências dessas ações.
Eu tento detalhar, mas sempre acho que falta algo a mais. Aí fico naquele impasse: argumento mais sobre meu ponto de vista, ou exemplifico mais minha proposta de intervenção? Neutral

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Redação- Trabalho escravo Empty Re: Redação- Trabalho escravo

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 03 Set 2018, 09:47

victormanfro99 escreveu:"Todavia, a persistência do trabalho escravo na sociedade, acaba por abstrair tais direitos":Vírgula depois de sociedade deve ser retirada.(não se deve separar sujeito do verbo)
 "Dessa forma, esse grupo de indivíduos são, comumente, privados da educação básica na escola, e veem":Vírgula depois do e deve ser retirada.(vírgula após a conjunção e somente se houver sujeitos diferentes).
 " à condições'' :a condições
 "quanto as punições trabalhistas.":às punições.
 "acaba por abstrair tais direitos, dos quais a dignidade ":acho que ficaria melhor colocar "dentre os quais".
  Na competência 1 acho que voce ficará com 160.Na 4 200 ou 160 por causa da repetição do conector "dessa forma".
  Quanto à argumentação, achei o seu segundo parágrafo um pouco confuso,pois você, inicialmente, fala que a legislação trabalhista é "frouxa"(o que é bem discutível,já que o Brasil possui uma justiça exclusiva para o trabalho,com garantias que poucos países têm no setor),mas depois coloca a culpa na fiscalização/falta de punição,não explicando muito bem seu ponto de vista.
 As notas nas competências ficariam assim:1-160;2-160;3-160;4- 200;5-120. Total:800
 Nota:Lembre-se de que, na intervenção,deve-se mencionar o agente, os meios e a finalidade,com detalhamento e relacionando à discussão do texto.Por exemplo, como você falou de um caso de leniência do poder público no segundo parágrafo ,poderia ter relacionado.Além disso poderia ter detalhado mais como se daria esse aumento da punição proposto pela lei e finalidade da criação das escolas.

Obrigada pela correção!! Vou me atentar ao que você disse
Como falei ali em cima, eu tinha recebido 920 nessa redação, mas acho 800 mais coerente.
Sobre a proposta de intervenção, eu nunca consigo detalhar tão bem. Se possível, você pode me dar um exemplo de como você faria nesse tema, de acordo com o que eu escrevi?? Rolling Eyes

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Redação- Trabalho escravo Empty Re: Redação- Trabalho escravo

Mensagem por victormanfro99 Sex 07 Set 2018, 21:19

Portanto,devem-se adotar medidas para resolver o impasse representado pela existência de trabalho escravo, hoje, no Brasil.Primeiramente,urge que o Ministério Público, em parceria com os meios de comunicação, lance uma campanha intensa de combate à exploração trabalhista nas mídias sociais e na televisão, estimulando sua denúncia e esclarecendo às pessoas seus direitos no ambiente de trabalho,a fim de evitar que, por desconhecimento, elas se submetam a condições degradantes oferecidas pelos empregadores.Ademais,cabe ao Estado destinar recursos às polícias responsáveis pela fiscalização de irregularidades trabalhistas, com o objetivo de aumentar seu efetivo,o que é muito importante como forma de garantir o pleno cumprimento das garantias legais dadas ao trabalhador , evitando a impunidade das empresas que, desumanamente, utilizam a escravidão como meio de obter maior lucratividade,prática intolerável em qualquer nação democrática do século XXI que preze pelo respeito à dignidade humana.

Acho que assim ficou legal.Só uma dúvida, voce recebeu 200 na competência 1 no seu texto?
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Redação- Trabalho escravo Empty Re: Redação- Trabalho escravo

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 12 Out 2018, 09:04

victormanfro99 escreveu:Portanto,devem-se adotar medidas para resolver o impasse representado pela existência de trabalho escravo, hoje, no Brasil.Primeiramente,urge que o Ministério Público, em parceria com os meios de comunicação, lance uma campanha intensa de combate à exploração trabalhista nas mídias sociais e na televisão, estimulando sua denúncia e esclarecendo às pessoas seus direitos no ambiente de trabalho,a fim de evitar que, por desconhecimento, elas se submetam a condições degradantes oferecidas pelos empregadores.Ademais,cabe ao Estado destinar recursos às polícias responsáveis pela fiscalização de irregularidades trabalhistas, com o objetivo de aumentar seu efetivo,o que é muito importante como forma de garantir o pleno cumprimento das garantias legais dadas ao trabalhador , evitando a impunidade das empresas que, desumanamente, utilizam a escravidão como meio de obter maior lucratividade,prática intolerável em qualquer nação democrática do século XXI que preze pelo respeito à dignidade humana.

Acho que assim ficou legal.Só uma dúvida, voce recebeu 200 na competência 1 no seu texto?

Obrigada!! Nunca fiz uma proposta de intervenção dessa forma, bem detalhada. Só vai ocupar bastante espaço, faltando pra argumentação.
Mas é só uma crítica minha em relação ao modelo do Enem. Acho que ou eles deveriam aumentar para 35 linhas, ou não deveriam exigir uma proposta tão detalhada assim, pois tira espaço para a argumentação. Mas é só um pensamento meu, seu desfecho ficou ótimo!

Eu fiquei com 200, 160, 200, 160, 200
Mas como disse, não concordo com essas notas, acho que vale menos na última competência, por exemplo

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Redação- Trabalho escravo Empty Re: Redação- Trabalho escravo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos