PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guerra de Secessão- EUA

3 participantes

Ir para baixo

Guerra de Secessão- EUA Empty Guerra de Secessão- EUA

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 16 Ago 2018, 18:55

(Unesp) Entre as diferenças políticas que levaram o Norte e o Sul dos Estados Unidos à Guerra Civil, em 1861, podemos citar

a) a disputa pelo mercado consumidor europeu de matérias-primas e pelo mercado consumidor latino-americano de manufaturados.

b) a disputa em relação às terras do Oeste, que vinham sendo conquistadas e gradualmente incorporadas à União.

c) o apoio nortista às lutas pela independência de Cuba e a rejeição sulista às emancipações políticas no Caribe.

d) a anexação de terras do México por estados do Norte e a defesa sulista da autonomia e da soberania territorial mexicana.

e) o esforço de expansão para o Sul e o consequente estabelecimento de hegemonia norte-americana sobre a América Latina.

O que a expansão para o oeste tem a ver com a guerra civil americana? Pensei que só fizessem parte de um mesmo contexto histórico, mas não que a primeira influenciou a segunda...
Pensei que a correta fosse a letra e), pois a parte norte no país tinha interesse em estender sua política e economia capitalistas para o sul, assim como em manter um imperialismo com a América Latina... Question Question

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Guerra de Secessão- EUA Empty Re: Guerra de Secessão- EUA

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui 16 Ago 2018, 23:14

Não houve Expansão para o Sul
Houve a Expansão para Oeste. Isso,era porque a demanda de terras era baixa. Tinha muitas terras e terras enormes. Louisiana território francês comprado.Napoleão precisava de dinheiro e os americanos compraram.Comércio de peles,rios navegáveis,para escoar a produção. Depois disso,terras indígenas. Depois disso,a Califórnia e muitos estados que pertenciam ao México. Oregon cedido pela Inglaterra.Texas anexado ao México. Alasca comprado da Rússia. Flórida território espanhol,comprado.
Destino Manifesto explica a Marcha para Oeste. Além disso,os EUA terem acesso ao Oceano Atlântico e Pacífico ajudariam muito para a escoação da produção industrial dos EUA para o mundo.
Isso fez os EUA terem 51 estados e o formato atual.
Guerra Civil foi apenas uma barreira contra isso. Inútil. O sul era agrícola,tinha mão de obra escrava e queria tomar o controle do norte. Inútil,porque o Norte era industrial,e um capitalismo forte. Construíam as proprias armas e navios. Cercavam o Sul por terra e mar. Privando-os de armas,comida e matérias-primas. E assim,ganharam a guerra.
Sulistas acharam que os escravos eram péssimos guerreiros e sabotaram-se,sabotaram os senhores e foram culpados pela derrota na guerra. E muitos historiadores acreditam que os EUA são tão racistas no Sul por conta disso.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Guerra de Secessão- EUA Empty Re: Guerra de Secessão- EUA

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 17 Ago 2018, 10:52

Pedro Celso Silva escreveu:
Guerra Civil foi apenas uma barreira contra isso.

Contra isso o que? Não entendi...

Eu sei da parte do Destino Manifesto e a expansão para o oeste, mas ainda não entendi como isso influenciou para o início da guerra, pois até onde eu sei, a batalha era entre norte x sul, sendo as novas terras conquistadas apenas parte do mesmo contexto histórico.
A parte que diz expansão para o sul eu entendi meio que literário, já que o norte industrial queria expandir seu capitalismo industrial para o sul agrícola e escravista

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Guerra de Secessão- EUA Empty Re: Guerra de Secessão- EUA

Mensagem por Unßer Sáb 25 Ago 2018, 00:14

Liliana Rodrigues escreveu:
Pedro Celso Silva escreveu:
Guerra Civil foi apenas uma barreira contra isso.

Contra isso o que? Não entendi...

Eu sei da parte do Destino Manifesto e a expansão para o oeste, mas ainda não entendi como isso influenciou para o início da guerra, pois até onde eu sei, a batalha era entre norte x sul, sendo as novas terras conquistadas apenas parte do mesmo contexto histórico.
A parte que diz expansão para o sul eu entendi meio que literário, já que o norte industrial queria expandir seu capitalismo industrial para o sul agrícola e escravista

É só lembar que o Sul dos EUA-prevalecia a grande propriedade rural- era escravocrata, e que a posse de terras determinava o crescimento econômico da região, por meio da plantação de Algodão e Tabaco. Logo, quando a união começou a anexar essas localidades, com a ideia de que "todo homem era livre" - contrário da prerrogativa de escravidão- ; os "DIXIELAND"/Sulistas começaram a sentir o efeito negativo em sua econômica que precisava de área de expansão(e da mão de obras escrava) de lavouras, isso motivou um sentimento de separatismo.
"Daí você me pergunta porque a União precisava dessas terras?"
E eu respondo: é que o Norte era industrial, com o predomínio de minifúndios, devido seu espaço ser pequeno, desse modo , acabou atraindo um numero imenso de imigrantes alemães, irlandeses e ingleses que precisavam de um roçado para plantar suas culturas. Essas terras ao Oeste possibilitou a ocupação desses povos, todavia, a usura e o lucro baseado em um sistema injusto(a necessidade do Sul em terras, para as monoculturas) propiciou uma guerra que até hoje deixa marcas na sociedade americana. 
Unßer
Unßer
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 09/02/2017
Idade : 25
Localização : Juazeiro,Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Guerra de Secessão- EUA Empty Re: Guerra de Secessão- EUA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos