inconfidência e outros movimentos

Ir em baixo

inconfidência e outros movimentos

Mensagem por magcamile em Sab 11 Ago 2018, 19:07

Tiradentes era alguém com todas as características e ressentimentos de um revolucionário. Além do mais, ele se apresentava para o martírio ao proclamar sua responsabilidade exclusiva pela inconfidência. Era óbvia a sedução que o enforcamento do alferes representava para o governo português: pouca gente levaria a sério um movimento chefiado por um simples Tiradentes 


(e as autoridades lusas, depois de outubro de 1790, invariavelmente se referiam ao alferes por seu apelido de Tiradentes). (MAXWELL, Kenneth. A devassa da devassa. A Inconfidência Mineira: Brasil e Portugal 1750-1808. São Paulo: Paz e Terra, 1995, p. 216) 

Pode-se afirmar que, a partir da metade do século XVIII, a 

(A) expansão do movimento de autonomia da colônia debilitou os fundamentos do Antigo Regime europeu, estimulou o surgimento do nacionalismo e produziu desdobramentos de cunho político em todo território americano. 

(B) tentativa portuguesa de impedir o desenvolvimento de relações comerciais diretas entre a colônia e os países europeus levou a Inglaterra a auxiliar os inconfidentes mineiros nos movimentos pela libertação da colônia. 

(C) cominação colonial começou a apresentar sintomas de esgotamento, e entrou em fase de reformas que não conseguiram resolver a crise, gerada pela emergência do capitalismo industrial.

(D) intensa participação popular nos movimentos de libertação colonial, inspirados pelos ideais do despotismo esclarecido, promoveu uma violenta repressão, aos líderes dos revoltosos, pelos exércitos enviados pela metrópole portuguesa. 

(E) elite colonial, que até então pôde enriquecer e participar do desenvolvimento colonial, teve seus interesses obstaculizados pelos resultados da guerra portuguesa na região platina e exigia ressarcimento do ônus da guerra.  

Spoiler:
Gabarito C ... alguém pode me explicar que reformas foram essas? não estou contextualizando  :scratch: é a partir da mineração que começa a fase de capitalismo industrial?
avatar
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 546
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 22
Localização : MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: inconfidência e outros movimentos

Mensagem por Pedro Celso Silva em Sab 11 Ago 2018, 19:39

Naquela época no mundo,sim
No Brasil,não.
O Brasil viu que não dava para confiar,ser 100% dependente apenas do ouro, O Ouro se esgota,o ouro é não renovável. Enriquece muito,mas é igual ao efeito anti sono do café,pouco tempo depois acaba.
A economia do Brasil na época era rudimentar. Apenas naquela época,que eles viram que o gado serviria como bom transporte e bom alimento, fazer couro, fazer leite,trazer alimentos para as áreas auríferas e escoar a produção até o porto,enquanto naquele momento, haviam países em que trens e ferrovias ligavam absolutamente tudo.
O Brasil só foi ter ferrovias na época do café no interior paulista,que escoava a produção em direção ao porto até as zonas produtoras. O país ficou mais interligado(leia-se Rio São Paulo) o primeiro por ser a capital e ter o porto e o segundo por ter a maior parte da zona produtora.
Antes disso,era tudo uma desordem,quem chegasse primeiro leva a zona aurífera e dali,que saiam com o ouro,que a Coroa Portuguesa queria parte da grana. Seja com o quinto,a derrama,etc
avatar
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 401
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum