Constituição de 1891- História do Brasil

Ir em baixo

Constituição de 1891- História do Brasil

Mensagem por Liliana Rodrigues em Dom 05 Ago 2018, 10:50

A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, exigiu que o país adotasse um novo texto constitucional. Sobre a nova Constituição, aprovada em 1891, podemos afirmar que:

a) instituiu uma República Federativa no Brasil, transformando as antigas províncias em Estados, mas sem conferir-lhes grande autonomia, pois eles permaneceram dependentes do Governo Federal para prover suas despesas administrativas.

b) estabeleceu o direito de voto para todos os cidadãos maiores de 21 anos; entretanto, o contingente de eleitores era restrito, pois estavam excluídos os analfabetos, as mulheres e os mendigos, que constituíam a maioria da população brasileira.

c) implementou o regime republicano, com a eleição direta para presidente da República, para o Senado e para a Câmara Federal, sendo que os Estados também podiam eleger seus governadores e suas Assembleias Legislativas, mas não podiam dispor de uma constituição própria.

d) estabeleceu a separação entre o Estado e a Igreja Católica, mas o catolicismo continuou sendo considerado a religião oficial do país, tendo em vista o receio dos novos dirigentes republicanos de que as religiões protestantes, introduzidas pelos imigrantes europeus, dividissem a população brasileira.

e) aceitou a livre associação e a reunião dos cidadãos brasileiros – exceto em casos de mobilização sediciosa –, tendo sido, por isso, considerada uma constituição liberal; mas também mostrou seu lado conservador ao não instituir o habeas corpus, por julgá-lo excessivamente perigoso à ordem social.


Alguém pode apontar os erros nas outras alternativas, fazendo um favor??

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 21
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Constituição de 1891- História do Brasil

Mensagem por Emersonsouza em Seg 06 Ago 2018, 15:42

A -->  durante o governo provisório (marechal Deodoro) ,uma das medidas tomadas foi a instituição do federalismo ,ou seja,as províncias se transformaram em estados.
Dessa medida fez com que os estado tivessem maior autonomia ADMINISTRATIVA em relação ao governo federal ,os estados podiam eleger o governador e seus deputados.
Além disso, os Estados criariam suas próprias leis ,mas sem violar a constituição Federal. 
C ---> os Estados podiam ter sua própria constituição,mas sem violar a constituição Federal. 
D---> O catolicismo ,pelo que eu vi no EM, não era mais a religião oficial .
Uma prova clara disso foi a criação  do casamento civil. 
E--> não sei essa
 Bom,espero ter ajudado !
Desculpe não ter sido muito claro ,eu não manjo muito História.
avatar
Emersonsouza
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 14/01/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum