PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Orientação

2 participantes

Ir para baixo

Orientação  Empty Orientação

Mensagem por marialuizamai Qui 19 Jul 2018, 21:39

Neste momento, nós, mulheres e homens, enfrentamos muitas novidades, num mundo fascinante, vertiginoso, belo e às vezes cruel. Com tecnologias efêmeras e atordoantes, estamos condenados à brevidade, à transitoriedade, depois de séculos em que os usos e costumes duravam muitos anos, e qualquer pequena mudança causava um alvoroço. A convivência de homens e mulheres também mudou. Em muitas empresas as mulheres trabalham ombro a ombro com colegas homens e, eventualmente, assumem cargos de comando. Como agimos, como nos portamos, como nos reinventamos, nós, homens e mulheres?

(Adaptado de Lya Luft. Veja, 19 de dezembro de 2012)

Considerando o que está escrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

A conciliação dos sentimentos humanos na vida moderna
Gostaria de uma orientação para elaborar uma redação com esse tema.

marialuizamai
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/07/2017
Idade : 22
Localização : Campina Grande Paraíba Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Orientação  Empty Re: Orientação

Mensagem por Hayzel Sh Sex 20 Jul 2018, 10:04

Se você pensar bem, esse tema é bem conhecido, porque fala de mudanças, efemeridade, etc...

O primeiro período do texto fala sobre "mundo fascinante, porém cruel às vezes". Isso me lembrou o livro "O admirável mundo novo", que fala sobre tecnologia, mudanças e efemeridade da vida. Citá-lo pode ser interessante, se você o conhecer. 

O segundo período fala sobre a brevidade da vida, que é um tema forte em Camões. Lembra-se daqueles famosos versos, "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", "Tomando sempre novas qualidades"? Usá-los pode ser útil, também, de alguma forma. Drummond também fala muito sobre esse tema em alguns poemas do livro "Claro Enigma".

Se quiser, leia algo sobre "hipermodernidade", de Gilles Lipovetsky, ou sobre "amor líquido", de Bauman mesmo. Esses dois autores tem tudo a ver com esse tema, e provavelmente te fornecerão boas ajudas pra fazer essa redação.

Em relação à "convivência" entre homens e mulheres, e em empresas também, assim como diz o texto, seria bom pensar nos conceitos de solidariedade mecânica e de solidariedade orgânica, e na transição de uma para outra no contexto econômico moderno. Essas ideias são de Durkheim.

O mais importante, porém, é não se esquecer de, ao longo de toda a redação, falar sempre de "conciliação", "sentimentos" e "modernidade". Essas são as três palavras-chaves do tema e que devem permear todos os seus tópicos frasais. Se, por exemplo, em um parágrafo, você só falar de sentimentos, mas não citar o âmbito da modernidade, tampouco discutir a conciliação entre eles, terá fuga parcial do tema, e provavelmente perderá pontos em alguma competência. Em todos os parágrafos, portanto, você deve discutir essas 3 palavras de forma clara, porque o tema compõe-se justamente pelas 3, e não por 1 ou 2 apenas. Use sinônimos (sinonimos.com) pra fazer coesão e não ter de repeti-las constantemente.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos