PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

República oligárquica + dúvida prova do Enem

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido República oligárquica + dúvida prova do Enem

Mensagem por VesTeles Seg 16 Jul 2018, 17:44

O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional”.
CARVALHO, J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987 (adaptado).


Nessa citação, o presidente do Brasil no período expressa uma estratégia política no sentido de:
a) governar com a adesão popular.
b) atrair o apoio das oligarquias regionais.
c) conferir maior autonomia às prefeituras.
d) democratizar o poder do governo central.
e) ampliar a influência da capital no cenário nacional.

Gabarito:

Então, a minha dúvida é a seguinte: É uma impressão minha, ou uma interpretação equivocada, mas o Enem não parece tendencioso para errar algumas questões? Nessa questão, só de ler a primeira oração já da para saber a resposta ("a organização de outro pacto de poder" - o próximo governo é oligárquico), mas quando eu li a citação eu senti uma leve tendência na letra C, devido a essa parte da citação de Campos Sales "A política dos estados é a política nacional". Estou errado quanto a isso? Caso eu esteja, o que vocês recomendam para melhorar a interpretação?


Última edição por VesTeles em Seg 16 Jul 2018, 18:33, editado 2 vez(es)

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: República oligárquica + dúvida prova do Enem

Mensagem por cami_cam Seg 16 Jul 2018, 18:08

Olá, tudo bem? Você tem certeza que o gabarito é D?

Sobre as questões, um conselho que meu professor me deu é: tente não sair da cerca.

A questão às vezes pede algo e, por sabermos bastante sobre o assunto, temos tendência a marcar outra que também pode ser uma verdade sobre o assunto, porém não é o que pede a questão.

Para mim, a resposta certa seria letra B

cami_cam
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 15/06/2018
Idade : 31
Localização : São Paulo, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: República oligárquica + dúvida prova do Enem

Mensagem por VesTeles Seg 16 Jul 2018, 18:10

Sim a resposta é a B, foi um erro de digitação. Desculpe!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: República oligárquica + dúvida prova do Enem

Mensagem por cami_cam Seg 16 Jul 2018, 18:19

Então, eu acho que não poderia ser a C porque fala sobre as prefeituras. A República Oligárquica foi marcada pela Política dos Governadores e o Coronelismo. Nessa troca de favores, os coronéis eram favorecidos pelos governadores que apoiavam. Eles ganhavam poderes e autonomia e, até onde sei, não as prefeituras. Um coronel poderia ser prefeito, mas isso não é a regra.

Sobre as questões do Enem, novamente, eu acho que elas fazem de tudo para nos levar à duas alternativas. Eu comecei a me atentar sobre aquilo que te disse e tentar não sair do recorte dentro do assunto pedido. Antes eu tirava uns 32 em Ciências Humanas e ano passado consegui tirar 39, senti que melhorei bastante assim.

cami_cam
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 15/06/2018
Idade : 31
Localização : São Paulo, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: República oligárquica + dúvida prova do Enem

Mensagem por VesTeles Seg 16 Jul 2018, 18:32

cami_cam escreveu:Então, eu acho que não poderia ser a C porque fala sobre as prefeituras. A República Oligárquica foi marcada pela Política dos Governadores e o Coronelismo. Nessa troca de favores, os coronéis eram favorecidos pelos governadores que apoiavam. Eles ganhavam poderes e autonomia e, até onde sei, não as prefeituras. Um coronel poderia ser prefeito, mas isso não é a regra.

Sobre as questões do Enem, novamente, eu acho que elas fazem de tudo para nos levar à duas alternativas. Eu comecei a me atentar sobre aquilo que te disse e tentar não sair do recorte dentro do assunto pedido. Antes eu tirava uns 32 em Ciências Humanas e ano passado consegui tirar 39, senti que melhorei bastante assim.
 Ah sim, acho que o que me confundiu foi esse pensamento que tive e que está em negrito.

Foi +/- isso que eu quis dizer em "o Enem parece ser tendencioso", vou fazer essa dica que você falou, muito obrigado!!

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: República oligárquica + dúvida prova do Enem

Mensagem por cami_cam Seg 16 Jul 2018, 19:27

então, eu acho que quase 90% das questões fazem isso. Eles dão um contexto, 2 falam coisas corretas sobre esse contexto, porém apenas uma segue o que a questão pede (geralmente o verbo de comando).

Não sei se ajudei muito. Perdão. Sou nova por aqui hahah

cami_cam
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 15/06/2018
Idade : 31
Localização : São Paulo, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: República oligárquica + dúvida prova do Enem

Mensagem por VesTeles Seg 16 Jul 2018, 19:43

Venho percebendo isso agora, antes não tinha percebido, de forma clara, como o Enem é. Me ajudou sim! Muito obrigado e bem vinda ao fórum!  Very Happy

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: República oligárquica + dúvida prova do Enem

Mensagem por cami_cam Seg 16 Jul 2018, 19:50

Imagina!! Fiquei feliz que ajudei e obrigada! Vamos nos esbarrando por aqui! Very Happy

cami_cam
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 15/06/2018
Idade : 31
Localização : São Paulo, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: República oligárquica + dúvida prova do Enem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos