UEM - Hegel
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UEM - Hegel
A dialética idealista de G. W. F. Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o criticismo kantiano. Hegel opõe-se à concepção de uma razão intemporal; na filosofia hegeliana, a racionalidade não é mais um modelo a ser aplicado, mas é o próprio tecido do real e do pensamento. Contra a concepção intemporal da razão, Hegel afirma que a razão é história, e isso é o que há nela de mais essencial. Assinale o que for correto.
01) Sendo a razão história, ela se torna, para Hegel, relativa, isto é, o que vale hoje não vale mais amanhã, nenhuma época pode, portanto, alcançar verdades universais.
02) O movimento dialético da razão se realiza, para Hegel, em três momentos, na apresentação de uma tese, enquanto afirmação, na constituição de uma antítese, como negação da tese, e na formação de uma síntese, como superação da antítese.
04) Para Hegel, a história não é a simples acumulação e justaposição de fatos e de acontecimentos no tempo, mas resulta de um processo cujo motor interno é a contradição dialética.
08) A concepção de história de Hegel e a concepção de história formulada por Marx no materialismo histórico são idênticas.
16) Hegel critica Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant por terem dado mais atenção à relação entre sujeito humano e natureza do que à relação entre sujeito humano e cultura ou história.
RESPOSTA: 2 + 4 + 16
Olá! Por gentileza, qual é o erro do item 1?
Grato!
01) Sendo a razão história, ela se torna, para Hegel, relativa, isto é, o que vale hoje não vale mais amanhã, nenhuma época pode, portanto, alcançar verdades universais.
02) O movimento dialético da razão se realiza, para Hegel, em três momentos, na apresentação de uma tese, enquanto afirmação, na constituição de uma antítese, como negação da tese, e na formação de uma síntese, como superação da antítese.
04) Para Hegel, a história não é a simples acumulação e justaposição de fatos e de acontecimentos no tempo, mas resulta de um processo cujo motor interno é a contradição dialética.
08) A concepção de história de Hegel e a concepção de história formulada por Marx no materialismo histórico são idênticas.
16) Hegel critica Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant por terem dado mais atenção à relação entre sujeito humano e natureza do que à relação entre sujeito humano e cultura ou história.
RESPOSTA: 2 + 4 + 16
Olá! Por gentileza, qual é o erro do item 1?
Grato!
Última edição por GranTorino em Sex 15 Jun 2018, 11:46, editado 1 vez(es)
GranTorino- Mestre Jedi
- Mensagens : 592
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Re: UEM - Hegel
Não, isso foge muito.
Segundo o que conheço de Hegel, a análise que eu faria é que o que vale hoje pode valer amanhã, todavia, o que ocorrer hoje poderá influenciar uma nova razão amanhã. Se formos definir verbalmente, o que estaria errado seria considerar que é necessário que o que é hoje, não o é amanhã.
Exemplos históricos. A teoria do Determinismo Biológico, valia-se dessa para "explicar" distinções étnico-culturais na sociedade. Coloquemo-nos no período da teoria, isto é, ela valeria hoje. Então, comecemos a estudar mais as sociedades humanas, principalmente desenvolvendo a antropologia, e (amanhã) essa teoria fora desmembrada, deixou de valer. Vê como razão de hoje pode não ser a de amanhã. Contudo, se não fossem feitos tais estudos e as ciências humanas não tivessem avançado, qual seria a razão de amanhã? Isto mesmo, a mesma do Determinismo Biológico, sendo que poderíamos estar vivendo contemporaneamente essa noção...
esquematizado
vale hoje ---> não vale amanhã (verdadeiro)
vale hoje ---> vale amanhã (verdadeiro)
Segundo o que conheço de Hegel, a análise que eu faria é que o que vale hoje pode valer amanhã, todavia, o que ocorrer hoje poderá influenciar uma nova razão amanhã. Se formos definir verbalmente, o que estaria errado seria considerar que é necessário que o que é hoje, não o é amanhã.
Exemplos históricos. A teoria do Determinismo Biológico, valia-se dessa para "explicar" distinções étnico-culturais na sociedade. Coloquemo-nos no período da teoria, isto é, ela valeria hoje. Então, comecemos a estudar mais as sociedades humanas, principalmente desenvolvendo a antropologia, e (amanhã) essa teoria fora desmembrada, deixou de valer. Vê como razão de hoje pode não ser a de amanhã. Contudo, se não fossem feitos tais estudos e as ciências humanas não tivessem avançado, qual seria a razão de amanhã? Isto mesmo, a mesma do Determinismo Biológico, sendo que poderíamos estar vivendo contemporaneamente essa noção...
esquematizado
vale hoje ---> não vale amanhã (verdadeiro)
vale hoje ---> vale amanhã (verdadeiro)
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Diego A- Monitor
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