PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEM - Hegel

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido UEM - Hegel

Mensagem por GranTorino Sex 15 Jun 2018, 00:11

A dialética idealista de G. W. F. Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o criticismo kantiano. Hegel opõe-se à concepção de uma razão intemporal; na filosofia hegeliana, a racionalidade não é mais um modelo a ser aplicado, mas é o próprio tecido do real e do pensamento. Contra a concepção intemporal da razão, Hegel afirma que a razão é história, e isso é o que há nela de mais essencial. Assinale o que for correto. 

01) Sendo a razão história, ela se torna, para Hegel, relativa, isto é, o que vale hoje não vale mais amanhã, nenhuma época pode, portanto, alcançar verdades universais. 
02) O movimento dialético da razão se realiza, para Hegel, em três momentos, na apresentação de uma tese, enquanto afirmação, na constituição de uma antítese, como negação da tese, e na formação de uma síntese, como superação da antítese. 
04) Para Hegel, a história não é a simples acumulação e justaposição de fatos e de acontecimentos no tempo, mas resulta de um processo cujo motor interno é a contradição dialética. 
08) A concepção de história de Hegel e a concepção de história formulada por Marx no materialismo histórico são idênticas. 
16) Hegel critica Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant por terem dado mais atenção à relação entre sujeito humano e natureza do que à relação entre sujeito humano e cultura ou história. 

RESPOSTA: 2 + 4 + 16

Olá! Por gentileza, qual é o erro do item 1?


Grato!


Última edição por GranTorino em Sex 15 Jun 2018, 11:46, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: UEM - Hegel

Mensagem por Diego A Sex 15 Jun 2018, 11:38

Não, isso foge muito.

Segundo o que conheço de Hegel, a análise que eu faria é que o que vale hoje pode valer amanhã, todavia, o que ocorrer hoje poderá influenciar uma nova razão amanhã. Se formos definir verbalmente, o que estaria errado seria considerar que é necessário que o que é hoje, não o é amanhã.

Exemplos históricos. A teoria do Determinismo Biológico, valia-se dessa para "explicar" distinções étnico-culturais na sociedade. Coloquemo-nos no período da teoria, isto é, ela valeria hoje. Então, comecemos a estudar mais as sociedades humanas, principalmente desenvolvendo a antropologia, e (amanhã) essa teoria fora desmembrada, deixou de valer. Vê como razão de hoje pode não ser a de amanhã. Contudo, se não fossem feitos tais estudos e as ciências humanas não tivessem avançado, qual seria a razão de amanhã? Isto mesmo, a mesma do Determinismo Biológico, sendo que poderíamos estar vivendo contemporaneamente essa noção...

esquematizado
vale hoje ---> não vale amanhã (verdadeiro)
vale hoje ---> vale amanhã (verdadeiro)

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos