PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

+2
Sr. Anônimo
Ashitaka
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Ashitaka Seg 14 maio 2018, 23:47

Provavelmente, alguns já se depararam com entrevistas da "professora" Sônia Guimarães, a qual acusa o ITA de ser uma instituição racista e machista. Àqueles que possam ter sido vítimas de pensamentos negativos sobre a instituição devido às palavras por ela proferida, ou mesmo sofrido algum desânimo em virtude disso, venho dizer para que não acreditem nas palavras dela.
O ITA é um ambiente amigável, onde há negros em posição de destaque, bem como mulheres. Se alguma das palavras dita pela tal é verdade, é que muitos a odeiam, tanto no corpo docente quanto discente. Mas não se enganem em momento algum: isso não se deve a cor ou gênero, e sim à postura monstruosa, terrorista e arrogante que ela assume diante dos alunos, como pode ser notado pelas declarações por ela feitas em suas entrevistas.
Apenas quem vivenciou ou viu outros vivenciar sabe o terror psicológico que essa mulher inflige sobre os alunos que estão a ela subordinados. Tenho certeza inequívoca que, qualquer pessoa que seja a favor dela, mudaria instantaneamente de opinião após um breve período de tempo sob suas "aulas".
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Sr. Anônimo Ter 15 maio 2018, 13:01

Teve um aluno do ITA que disse a mesma coisa no grupo Rumo ao ITA. Ou seja, que os iteanos não gostam dela não pela sua cor ou gênero, mas sim pela forma como ela ministra as suas aulas. Isto posto, é lamentável que essa professora faça uso de mentiras para denegrir essa grande instituição, só por causa da sua insatisfação com os alunos e colegas de trabalho. 

Sr. Anônimo
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/05/2018
Idade : 25
Localização : Petrolina-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Elom Binn Sáb 19 maio 2018, 23:33

Nao acho isso nao, lembram do formando que foi vestido de mulher na formatura do Ita há poucos anos. Onde tem fumaça tem fogo. E ela nao é a primeira professora que fala mal dos alunos do ITA. Quem ja foi militar sabe como funciona o sistema.
   O ITA é uma escola de excelência, mas nao é bom se esquecer que é uma escola com disciplina militar e bastante rigida.
   Concedo a professora o beneficio da dúvida. Nao acho que alguem deve desistir do Ita por qualquer tipo de preconceito, mas é bom ler o que sai na imprensa sobre a instituiçao para qdo entrar nao ter surpresas desagradaveis.
    E outra professor ruim em faculdade boa os proprios alunos tiram ele do curso. Até com os professores bons implicam.
    Quem vai admitir que é racista ? Esse pais ainda tem uma patinha na senzala.
    Infelizmente gente preta é tratada como lixo no Brasil, so serve para fazer faxina, lavar, passar, cozinhar, consertar o carro etc.
    Sinceramente eu acredito nesses relatos que saem na imprensa porque já foram muitos os relatos e nao um único. Esse nao é o primeiro.

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 37
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Ashitaka Dom 20 maio 2018, 10:11

Elom Binn escreveu:Nao acho isso nao, lembram do formando que foi vestido de mulher na formatura do Ita há poucos anos. Onde tem fumaça tem fogo. E ela nao é a primeira professora que fala mal dos alunos do ITA. Quem ja foi militar sabe como funciona o sistema.
   O ITA é uma escola de excelência, mas nao é bom se esquecer que é uma escola com disciplina militar e bastante rigida.
   Concedo a professora o beneficio da dúvida. Nao acho que alguem deve desistir do Ita por qualquer tipo de preconceito, mas é bom ler o que sai na imprensa sobre a instituiçao para qdo entrar nao ter surpresas desagradaveis.
    E outra professor ruim em faculdade boa os proprios alunos tiram ele do curso. Até com os professores bons implicam.
    Quem vai admitir que é racista ? Esse pais ainda tem uma patinha na senzala.
    Infelizmente gente preta é tratada como lixo no Brasil, so serve para fazer faxina, lavar, passar, cozinhar, consertar o carro etc.
    Sinceramente eu acredito nesses relatos que saem na imprensa porque já foram muitos os relatos e nao um único. Esse nao é o primeiro.
Você está levando aquele aluno como parâmetro? Um cara que ganhou muito dinheiro por anos enquanto aluno militar, simplesmente para estudar e ir à aula fardado, e que desrespeitou o próprio regulamento que ele próprio escolheu seguir? Belo parâmetro. No final, ele ainda saiu da FAB depois de ganhar muito dinheiro, com o diploma e sem pagar um centavo da multa que lhe cabia por não cumprir o contrato. Em outras palavras, ele deu um golpe na FAB. Quem é militar sabe mesmo como funciona o sistema: enquanto está fardado, você deve ter um comportamento padrão e fim de papo. Acabou seu expediente e tirou a farda, pode se vestir do quiser e seja feliz. Isso vale pra qualquer lugar onde trabalhe e se chama profissionalismo. O cara colocava farda e ficava usando aparatos femininos. Sem condições isso, e é nítido a qualquer ser pensante que isso não tem a menor relação com homofobia.
É incrível que realmente acredite nessas notícias, mas quem fica nos bastidores sabe da verdade. Há brigadeiros negros no generalato, afirmam nunca terem sofrido preconceito no ITA, existem diversos gays também, mesmo militares, casados, inclusive.
Esses caras sérios que fazem um bom trabalho também repudiam o tipo de comportamento que esse rapaz e essa professora tiveram, porque eles não respondem por centenas de outras pessoas a quem dizem representar. 

Alunos tiram professores ruins da faculdade? Você como funciona o sistema publico? Funcionário público não é demitido, ao contrário do que acontece nas particulares. Na particular, se o professor pega pesado, mesmo que sendo bom, ele é mandado embora também, porque ali o que manda é o dinheiro. Será que sua opinião se manteria se você fosse aluno de professores que fazem terrorismo psicológico e que sempre estarão lá?

Você pode acreditar no que quiser, mas a verdade você só vai saber se estivesse no ITA e se passasse por aquela mulher ou se alguém que você confia te falasse. Botaria minha mão no fogo para ver se sua opinião seria mantida. Uma pessoa deve esperar elogios quando faz um trabalho bem feito; no caso dela, não tem nada de racismo, é só que o trabalho dela é péssimo mesmo e ela é uma pessoa injusta. Na própria entrevista percebe isso, ela mesma diz que dá nota baixa para impor respeito, ou seja, não é uma avaliação justa do trabalho. Ainda que fosse verdade e ela tivesse sofrido algum racismo, isso seria um caso pontual nos anos de trabalho que ela tem e poderia acontecer em qualquer lugar e nesse caso, ainda assim, ridículo fazer uma generalização. Estendendo um pouco essa generalização, já que todos no ITA são humanos, digamos também que todos os humanos são racistas, inclusive você. É basicamente isso que está sendo feito.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Elom Binn Dom 20 maio 2018, 11:28

Tá bom. Então,  pq os alunos não filmam, gravam, tiram fotos desse comportamento ditatorial da professora ? 
         Com tanto celular e ninguém nunca sequer gravou. 
         E tem um monte de militar que usa as FFAA para se formar e depois de formado da uma banana para força e vai ser fiscal das receitas que pagam bem mais que viver num quartel.  
         Qdo eu disse tirar o professor, não quis dizer demitir, pois isso não dá para fazer com servidor público.  Quis dizer tirar ele ou ela professor de dar aulas para certas turmas do curso, quis dizer trocar de professor para aquela turma. 
         E só pq tem brigadeiro negro não tem racismo. NUNCA é uma palavra muito forte. 
         No ita não há racismo. Em todo lugar dessa caótica sociedade tem racismo, até na igreja. 
        Não estou aqui para denegrir a imagem do ita. Só acho que onde tem fumaça tem fogo. 
        E cá entre nós quem ia ter coragem de ser racista com o brigadeiro. 
        Cadê a prova ( prova mesmo ) que a professora está errada e o aluno está certo e ela fez terrorismo psicológico.  
       Na era dos smartfhones e ninguém ainda gravou ela nessa postura inadequada. 
       Ninguém precisa saber quem gravou, grava e pronto. Só falta vc me dizer que no ita nunca pode usar um celular. 
       Grava ela.

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 37
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Ashitaka Dom 20 maio 2018, 12:37

Seguindo seu raciocínio, por que a professora não grava os atos racistas, também? Por que ela nunca fez uma denúncia? Porque nunca levou um caso à direção do ITA ou à justiça? Não é as vítimas de racismo bem instruídas fazem? Seu argumento é totalmente falho. Eu te desafio a responder essas perguntas.
Existe, de fato, uma compilação de coisas que ela falou para os alunos, em emails (fora as verbais não registradas), e foi mostrada ao coordenador, mas ele disse que não poderia fazer nada. Afinal, funcionária pública, certo?

O fato de existir outros alunos que dão golpe justifica que ele faça? Essa é sua espetacular defesa em prol dele?

Não é possível tirar o professor, pois todos professores, por regra, devem ter uma carga horária de aulas semestral ou anual.

O brigadeiro não sempre foi brigadeiro, certo? Foi aluno do ITA há muitos anos atrás e essas foram as palavras dele. E se por acaso acha que a palavra de um só é pouco (para o depoimento da professora não acha, né?), procure outros alunos e militares negros por aí em FB e pergunte a eles. O militar escolhido para homenagem pelo primeiro ano do ITA ano passado é negro, o representante de turma escolhido também. Vá por aí, converse com as pessoas e pergunte o que elas têm a dizer sobre esse caso... ou isso ou engula o que a globo mostrou lá sem qualquer possibilidade de defesa do outro lado da moeda, afinal, só tinha a professora lá, correto?

Se em todos os lugares existe ou pode existir uma pessoa que foi racista, não pegue casos pontuais para generalizar sobre a reputação de toda uma instituição. Não precisa ser um Newton pra perceber como isso é burrice.

Não acha uma coincidência muito grande que de todos os negros militares, civis, alunos, etc. ela seja a única que nem o corpo docente e discente goste, como ela mesmo diz? Se isso não mostra que é um problema com a pessoa em si e não com a cor, não sei o que mostra então, já que nem mesmo negros, gays ou feministas do ITA tenham se manisfetado a favor dela - porém, contra, muitos se manifestaram, incluindo professores.

Novamente você pede provas, novamente ressalto o desafio que te deixei. Aproveite e mande um email a ela pedindo para que ela também grave as acusações que fez. Já que você apresenta a postura que está apresentando, suponho que será coerente de exigir a mesma coisa de ambos os lados ou, do contrário, estará se contradizendo.

Por fim, deixo esse depoimento aqui de uma professora do ITA. Leia toda resposta que ela deu. Se ainda quiser continuar se enganando depois de todos esses argumentos que apresentei e que apresentam no depoimento, é escolha sua. O ITA inteiro de alunos e professores está por aí na internet caso queira questionar um por um se o que ela disse é realmente verdade. Melhor que isso só se você mesmo passasse no ITA e tivesse aulas com ela - não tenho a menor dúvida de que sua opinião mudaria instantaneamente. Por isso, tome cuidado com o que você defende daí de trás do seu computador sem saber a realidade de quem viveu com a dita professora.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Elom Binn Dom 20 maio 2018, 14:10

Você é bem tolo de estar prolongando essa discussao inutil. O que falei serve para os 2 lados, ambos (os lados ) podem gravar, filmar e ate congelar uma imagem.
    Se vc nao queria discutir pq postou essa mer.da aqui, se nao aceita a opiniao de outras pessoas por que quer discutir.
    O ITA é o verdadeiro céu de brigadeiro. Mas segundo vc NUNCA existiu racismo lá ou homofobia ou machismo. Pô, seja razoavel pelo menos.
     Ah, tá cheio de cara que entra na justiça contra as forças armadas para nao indenizar a força pelo curso que fez. Isso é fato. Nao dá para negar.
     Se ela esta mentindo por que o ITA nao demite ela ou afasta de suas atividades.
     Vc tem que aprender a conviver com opinioes contrarias à sua,só pelas tuas respostas já dá para perceber que vc nao convive bem com a diferença, se nao queria polemizar tb igual a professora pq postou aqui.
     O que interessa é aprender e diploma na mao e nao ficar babando o ovo de Instituição A, B ou C. Onde tem ser humano no minimo PODE haver erros de ambos os lados.
     Já vi aluno fuder com professor por motivo besta e tb ja vi professor fuder com aluno por motivo igualmente besta. Vc ganha qto para ficar defendendo escola ?
    Para de fazer só conta e aprende a ler.
    Vc é ou ja foi militar ?

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 37
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Ashitaka Dom 20 maio 2018, 14:45

Elom Binn escreveu:Você é bem tolo de estar prolongando essa discussao inutil. O que falei serve para os 2 lados, ambos (os lados ) podem gravar, filmar e ate congelar uma imagem.
    Se vc nao queria discutir pq postou essa mer.da aqui, se nao aceita a opiniao de outras pessoas por que quer discutir.
    O ITA é o verdadeiro céu de brigadeiro. Mas segundo vc NUNCA existiu racismo lá ou homofobia ou machismo. Pô, seja razoavel pelo menos.
     Ah, tá cheio de cara que entra na justiça contra as forças armadas para nao indenizar a força pelo curso que fez. Isso é fato. Nao dá para negar.
     Se ela esta mentindo por que o ITA nao demite ela ou afasta de suas atividades.
     Vc tem que aprender a conviver com opinioes contrarias à sua,só pelas tuas respostas já dá para perceber que vc nao convive bem com a diferença, se nao queria polemizar tb igual a professora pq postou aqui.
     O que interessa é aprender e diploma na mao e nao ficar babando o ovo de Instituição A, B ou C. Onde tem ser humano no minimo PODE haver erros de ambos os lados.
     Já vi aluno fuder com professor por motivo besta e tb ja vi professor fuder com aluno por motivo igualmente besta. Vc ganha qto para ficar defendendo escola ?
    Para de fazer só conta e aprende a ler.
    Vc é ou ja foi militar ?


Estou prolongando tanto quanto você. Sua opinião está aí e eu discordo e exponho porque ela está errada, isso não tem a ver com não aceitar. Aceitar não é dizer que você está certo. Se é isso que espera, não vai acontecer.

Segundo eu, nunca existiu racismo, homofobia e machismo em momento algum no ITA? Eu nunca falei isso. Esse tipo de coisas acontecem pontualmente no país todo, e eu diria que isso é bem mais raro no ITA do que no resto do Brasil e tenho outros que concordam com isso, como a própria professora da qual mandei o depoimento. Você parece ser excelente em distorcer as coisas. Fica aí outro desafio pra você: mostrar o trecho onde foi que fiz essa afirmação utópica aí. Felizmente, está tudo registrado para quem quiser ler, pois eu nunca disse isso. Lembro-me muito bem, inclusive, de ter escrito coisas sobre casos pontuais, generalizações, etc. Eu que te peço para ser razoável.

De novo, você andando em círculos com isso de afastar professor. Em algum momento vai conseguir entender o que é um funcionário público? Acho que não sabe como as coisas funcionam no governo. Não conseguem nem tirar político corrupto do poder, imagine afastar um professor ruim.

Polêmica quem fez é ela de espalhar mentiras na mídia. O que eu fiz aqui foi mostrar o outro lado da moeda e não deixar desanimar quem pudesse ter acreditado no que ela disse. Respeite-me como eu tenho te respeitado, camarada, porque quem tem que aprender a ler direito e parar de distorcer o que os outros dizem é você. Não venha falar sobre fazer conta ou ler para mim porque tenho plena competência em ambas habilidades, basta checar o próprio fórum para constatar isso.

Só pela sua linguagem ofensiva e chula, além das distorções do meu discurso, já se percebe que está ficando sem argumentos. Em momento algum eu havia te faltado com respeito, como acabou de fazer nessa sua última mensagem. Comportamento típico de quem não aceita perder uma discussão. Se quiser discutir civilizadamente, mantenha uma postura de homem educado ou pode parar por aqui mesmo.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por MalcolnMed Dom 20 maio 2018, 14:48

Há professores ruins em todas as instituições de ensino.. Não duvido que essa professora seja tudo isso que afirmou. Na minha faculdade há também casos como esse.

Entretanto, não dá pra tratar o professor como o diabo e os alunos como anjos. Pelo que disse da sua experiência, parece que o ITA é um convite a diversidade. Por curiosidade, há quantos negros na sua classe?

Por fim, essa mulher do resumov me parece uma péssima professora. Criticar uma colega de profissão publicamente, dizendo que esta não tem competência..
Abram o lattes das duas, não tem nem partida.. Very Happy:D

Ser militar não é, e nunca foi, sinal de lisura. Ou aí assumem que houve uma ditadura?
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Ashitaka Dom 20 maio 2018, 15:02

MalcolnMed escreveu:Há professores ruins em todas as instituições de ensino.. Não duvido que essa professora seja tudo isso que afirmou. Na minha faculdade há também casos como esse.

Entretanto, não dá pra tratar o professor como o diabo e os alunos como anjos. Pelo que disse da sua experiência, parece que o ITA é um convite a diversidade. Por curiosidade, há quantos negros na sua classe?

Por fim, essa mulher do resumov me parece uma péssima professora. Criticar uma colega de profissão publicamente, dizendo que esta não tem competência..
Abram o lattes das duas, não tem nem partida.. Very Happy:D

Ser militar não é, e nunca foi, sinal de lisura. Ou aí assumem que houve uma ditadura?

Sua pergunta sobre quantos alunos negros parece um pouco astuta, mas não há o que esconder, entre 10% e 15% da minha classe, sem contar outras etnias (há várias). No geral, eu não sei quantos são, não faz sentido contar.

Deve haver algum engano seu, pois essa professora do depoimento em momento algum criticou a outra professora. Caso se refira ao trecho:
"Só vou falar que a professora Sônia é criticada pelos alunos por sua competência duvidosa, e não pela cor da pele, ou ainda machismo."


está bem nítido que a parte em negrito é o que ela afirma que os alunos dizem sobre Sônia, e não sendo a opinião dela própria. Pra mim, ela foi totalmente ética. Bem mais do que se expor em rede nacional para chamar centenas de alunos e professores de racista, sem provas e chance de defesa, não acha?
Agora me diga outra coisa, desde quando comprar lattes é comparar caráter e honestidade? Currículo não resume valores, tenha certeza disso.

Assumir que houve ditadura? Cada um se refere como quer. Já vi militares dizendo ditadura. Já vi civis dizendo que não foi. E vice-versa. Existe de tudo. São pessoas, antes de tudo. As pessoas criam lendas demais.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos