Minérios

Ir em baixo

Minérios

Mensagem por Liliana Rodrigues em Seg 16 Abr 2018, 12:01

(UFMS–2007) O Brasil dispõe de uma grande variedade e quantidade de recursos minerais. A indústria extrativa brasileira tem atuado em diversos segmentos do setor, como no de minerais radioativos, energéticos, metálicos e não metálicos. Em relação à mineração brasileira, é CORRETO afirmar:

01. A balança comercial do setor mineral, durante muito tempo, permaneceu deficitária devido aos gastos com a importação de petróleo.

02. Entre os principais minerais importados pelo Brasil estão o carvão e o cobre.

04. A extração de minerais energéticos está entre as maiores do mundo.

08. O calcário é um mineral pouco encontrado no território brasileiro e suas reservas se concentram em Mato Grosso do Sul e São Paulo.

16. O produto mineral mais significativo das exportações brasileiras é o ferro, encontrado principalmente no Quadrilátero Ferrífero e na Serra dos Carajás.

Soma (19)- 1 + 2 + 16
Por que a 4 está errada?? O Brasil está entre os maiores exportadores de bauxita, minério de ferro, maior produtor mundial de nióbio...
E por que a 16 está correta?? Segundo minha apostila, a bauxita é o minério mais exportado do Brasil...

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Re: Minérios

Mensagem por Diego A em Seg 16 Abr 2018, 14:03

Posso estar errado, mas subjetivamente,

16. O produto mineral mais significativo das exportações brasileiras é o ferro, encontrado principalmente no Quadrilátero Ferrífero e na Serra dos Carajás.

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagem por Pedro Celso Silva em Seg 16 Abr 2018, 22:54

Porque o Brasil é um dos cinco maiores exportadores de Ferro do mundo!
O país lucra muito com a Serra de Carajás,que se eu não me engano é a maior reserva mineral desse tipo à céu aberto do mundo. Responde por 93% das exportações do setor de mineração do Brasil. Serve como matéria prima do aço. Ou uso como ferro mesmo.
A Bauxita,o Brasil é o terceiro que mais produz no mundo.
O Brasil é o décimo maior produtor de petróleo do mundo. O Brasil vai melhor com minerais metálicos e sólidos do que energéticos.Vende mais e está na frente do ranking do que no óleo. Perde ainda para países do Oriente Médio (de onde vem 80% do petróleo do mundo). Rússia,EUA,Canadá ,Irã,Iraque,Arábia Saudita,Kuwait  afins. É um grande produtor o país sim.
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagem por Liliana Rodrigues em Ter 17 Abr 2018, 20:14

Então acho que eles esqueceram de marcar a 04 como correta....

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Aluna59 em Ter 17 Abr 2018, 21:14

@Liliana Rodrigues escreveu:Então acho que eles esqueceram de marcar a 04 como correta....
Ei, 
04) perceba que ele se refere a minerais energéticos, ou seja, petróleo, gás natural, etc, sendo esse o erro da alternativa. Com referência a eles, o titulo de maior exportador ainda está com os países do oriente médio, e, aqui na América, as maiores reservas estão na Venezuela.
16) nosso maior mineral metálico de exportação é, de forma geral, o ferro, sua apostila pode estar se referindo a algum lugar específico do país para falar da bauxita.
Obs. temos sim uma reserva boa de nióbio, mas ela não é explorada de forma significativa como deveria.
Aluna59
matadora
matadora

Mensagem por Pedro Celso Silva em Qua 18 Abr 2018, 00:37

@Aluna59 escreveu:
@Liliana Rodrigues escreveu:Então acho que eles esqueceram de marcar a 04 como correta....
Ei, 
04) perceba que ele se refere a minerais energéticos, ou seja, petróleo, gás natural, etc, sendo esse o erro da alternativa. Com referência a eles, o titulo de maior exportador ainda está com os países do oriente médio, e, aqui na América, as maiores reservas estão na Venezuela.
16) nosso maior mineral metálico de exportação é, de forma geral, o ferro, sua apostila pode estar se referindo a algum lugar específico do país para falar da bauxita.
Obs. temos sim uma reserva boa de nióbio, mas ela não é explorada de forma significativa como deveria.
Foi o que eu falei. Minerais energéticos são produzidos aqui,mas são superados... pela OPEP e pelos minerais metálicos brasileiros. Que são melhores colocados (maior produção do mundo ou perto disso) do que o décimo maior produtor de petróleo
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagem por Liliana Rodrigues em Qua 18 Abr 2018, 11:45

Obrigada, gente!!! Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado