UEL - Aristóteles
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UEL - Aristóteles
Gente, poderiam me explicar essa questão?
(UEL – 2011) Leia o texto a seguir. Homero, sendo digno de louvor por muitos motivos, é-o em especial porque é o único poeta que não ignora o que lhe compete fazer. De fato, o poeta, em si, deve dizer o menos possível, pois não é através disso que faz a imitação. Os outros intervêm, eles mesmos, durante todo o poema e imitam pouco e raramente. Ele, pelo contrário, depois de fazer um breve preâmbulo, põe imediatamente em cena um homem, uma mulher ou qualquer outra personagem e nenhum sem caráter, mas cada uma dotada de caráter próprio. (ARISTÓTELES. Poética. Trad. A. M. Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. p. 94-95.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a mímesis em Aristóteles, assinale a alternativa correta.
a) As personagens devem aparecer agindo menos e o poeta falando mais, como faz Homero.
b) Ao intervir muito no poema, sem colocar personagens, o poeta imita com qualidade superior.
c) Ao dizer o menos possível, Homero coloca as personagens em ação e assim ele é mais imitador.
d) Homero é elogiado por iniciar seus poemas com breves preâmbulos e pouco se referir a personagens em ação.
e) O poeta deve fazer uma breve introdução e iniciar a ação narrando sem necessidade de personagens.
(UEL – 2011) Leia o texto a seguir. Homero, sendo digno de louvor por muitos motivos, é-o em especial porque é o único poeta que não ignora o que lhe compete fazer. De fato, o poeta, em si, deve dizer o menos possível, pois não é através disso que faz a imitação. Os outros intervêm, eles mesmos, durante todo o poema e imitam pouco e raramente. Ele, pelo contrário, depois de fazer um breve preâmbulo, põe imediatamente em cena um homem, uma mulher ou qualquer outra personagem e nenhum sem caráter, mas cada uma dotada de caráter próprio. (ARISTÓTELES. Poética. Trad. A. M. Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. p. 94-95.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a mímesis em Aristóteles, assinale a alternativa correta.
a) As personagens devem aparecer agindo menos e o poeta falando mais, como faz Homero.
b) Ao intervir muito no poema, sem colocar personagens, o poeta imita com qualidade superior.
c) Ao dizer o menos possível, Homero coloca as personagens em ação e assim ele é mais imitador.
d) Homero é elogiado por iniciar seus poemas com breves preâmbulos e pouco se referir a personagens em ação.
e) O poeta deve fazer uma breve introdução e iniciar a ação narrando sem necessidade de personagens.
- RESPOSTA::
- C
Liss Collins- Jedi
- Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 24
Localização : BR
Re: UEL - Aristóteles
A resposta está explícita no trecho:
''De fato, o poeta, em si, deve dizer o menos possível, pois não é através disso que faz a imitação. Os outros intervêm, eles mesmos, durante todo o poema e imitam pouco e raramente. Ele, pelo contrário, depois de fazer um breve preâmbulo, põe imediatamente em cena um homem...''
C
Comentário:
Aristóteles critica a Teoria das Ideias de Platão alegando que a substância não pode estar com sua essência e aparência divididas entre mundos. Para ele, Platão teria complicado a questão ao invés de explicá-la.
Em algum de seus catorze volumes de ''Metafísica'', Aristóteles elabora o que é entendido como a sua Teoria do Conhecimento.Livra-se ''do Doxa através do Páthos atingindo a Episteme'' e essa aquisição de conhecimento possui uma certa divisão, da ordem em que se processa, até o conhecimento final válido.
Sensação -> Memória -> Experiência -> Arte -> Ciência e Episteme
Logo, Aristóteles valoriza a arte como representante do mundo.
(Importante destacar aqui que Arte designa técnica )
A mimésis é um termo que surgiu com Platão mas diferentemente de Aristóteles, Platão acreditava ser a mimésis um erro pois, sendo o mundo sensível uma mera ilusão, imitá-lo produziria um simulacro de um simulacro.
Para Aristóteles a base da arte é a mimésis enquanto ferramenta do ser humano que explora sua natureza intrínseca. No teatro por exemplo, é a peça chave de se atingir a catarse, fundamental para a tragédia.
''De fato, o poeta, em si, deve dizer o menos possível, pois não é através disso que faz a imitação. Os outros intervêm, eles mesmos, durante todo o poema e imitam pouco e raramente. Ele, pelo contrário, depois de fazer um breve preâmbulo, põe imediatamente em cena um homem...''
C
Comentário:
Aristóteles critica a Teoria das Ideias de Platão alegando que a substância não pode estar com sua essência e aparência divididas entre mundos. Para ele, Platão teria complicado a questão ao invés de explicá-la.
Em algum de seus catorze volumes de ''Metafísica'', Aristóteles elabora o que é entendido como a sua Teoria do Conhecimento.Livra-se ''do Doxa através do Páthos atingindo a Episteme'' e essa aquisição de conhecimento possui uma certa divisão, da ordem em que se processa, até o conhecimento final válido.
Sensação -> Memória -> Experiência -> Arte -> Ciência e Episteme
Logo, Aristóteles valoriza a arte como representante do mundo.
(Importante destacar aqui que Arte designa técnica )
A mimésis é um termo que surgiu com Platão mas diferentemente de Aristóteles, Platão acreditava ser a mimésis um erro pois, sendo o mundo sensível uma mera ilusão, imitá-lo produziria um simulacro de um simulacro.
Para Aristóteles a base da arte é a mimésis enquanto ferramenta do ser humano que explora sua natureza intrínseca. No teatro por exemplo, é a peça chave de se atingir a catarse, fundamental para a tragédia.
Hume_Mascarenhas- Padawan
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 17/01/2018
Idade : 26
Localização : Guarulhos, SP, Brasil.
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