PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão - dúvida conceitual.

2 participantes

Ir para baixo

Pressão - dúvida conceitual. Empty Pressão - dúvida conceitual.

Mensagem por Luigi Spagnol Sáb Fev 10 2018, 12:38

Se, de acordo com a Lei de Stevin, a pressão depende da altura da coluna de fluido superior, o que é então a medida da pressão de um gás dentro de um recipiente? É a pressão que este gás exerce na parte inferior?

Grato desde já.

Luigi Spagnol
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 09/07/2017
Idade : 22
Localização : Nova Prata - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - dúvida conceitual. Empty Re: Pressão - dúvida conceitual.

Mensagem por Euclides Sáb Fev 10 2018, 13:47

Num gás contido o mais importante é o grau de liberdade das moléculas. A energia cinética faz com que haja inúmeros choques contra as paredes do recipiente, probabilisticamente em mesma quantidade em qualquer direção, transferindo uma quantidade de movimento que se traduz em força por unidade de área.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - dúvida conceitual. Empty Re: Pressão - dúvida conceitual.

Mensagem por Luigi Spagnol Sáb Fev 10 2018, 17:35

Olá Euclides. Muito obrigado pela resposta.

Entendo a dedução pelo caminho da energia cinética, conservando a qdm nas colisões com as paredes dos recipientes.

O que eu gostaria de saber é, basicamente: se eu tiver um recipiente com um gás, submerso em um líquido, posso dizer que a pressão do gás é igual à pressão na parte inferior do recipiente? Este valor poderia ser facilmente calculado pelo Teorema de Stevin.
Este valor que encontro aplicando Teorema de Stevin pode ser usado na equação de Clapeyron, por exemplo?

Luigi Spagnol
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 09/07/2017
Idade : 22
Localização : Nova Prata - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - dúvida conceitual. Empty Re: Pressão - dúvida conceitual.

Mensagem por Euclides Dom Fev 11 2018, 14:05

Proposição ininteligível.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - dúvida conceitual. Empty Re: Pressão - dúvida conceitual.

Mensagem por Luigi Spagnol Seg Fev 12 2018, 07:17

Possuo um recipiente A fechado. Dentro dele há um gás. 
Ponho este recipiente A dentro de um recipiente B, a uma profundidade h, de modo que todo o volume do recipiente A esteja dentro do recipiente B. O recipiente B não está isolado e dentro dele, além do recipiente A, há um fluido qualquer, de densidade Pressão - dúvida conceitual. 1f7d439671d1289b6a816e6af7a304be40608d64.

Devido a ação da atmosfera e devido ao fato do recipiente B possuir um fluido de densidade Pressão - dúvida conceitual. 1f7d439671d1289b6a816e6af7a304be40608d64, a pressão na parte inferior do recipiente A, totalmente submerso a uma profundidade h, vale (Patm + Pressão - dúvida conceitual. 1f7d439671d1289b6a816e6af7a304be40608d64.h.g)
Sendo essa a pressão na parte inferior do recipiente A, esta é também a pressão na parte inferior do gás.

Posso, então, usar este valor de pressão na equação de clapeyron para saber, por exemplo, o número de mols do gás? (supondo que eu saiba a temperatura ambiente)
A pressão que normalmente utilizamos na equação de clapeyron e no estudo geral dos gases decorre da definição a partir da teoria cinética do gases.
Contanto, pode-se definir pressão através do estudo da hidrostática também. Estas definições divergem apenas pelo fato de se ter objetivos diferentes ao estudar a estática dos fluidos e ao se estudar os gases em geral.

Luigi Spagnol
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 09/07/2017
Idade : 22
Localização : Nova Prata - Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão - dúvida conceitual. Empty Re: Pressão - dúvida conceitual.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos