PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Razão e proporção/ Regra de 3 Simples

4 participantes

Ir para baixo

Razão e proporção/ Regra de 3 Simples Empty Razão e proporção/ Regra de 3 Simples

Mensagem por Teegra18 Dom 31 Dez 2017, 20:52

Boa noite!

Gente, existe um jeito mais prático de resolver questões de Razão e Proporção e Regra de 3 Simples? Nerkie explica muito detalhadamente que chega a confundir a minha cabeça. Ferretto explica bem, mas têm coisas que ele explica que poderiam ser simplificadas. Então qual canal do Youtube vcs me recomendariam, com explicações completas de Mat., mas simples?

Teegra18
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/12/2017
Idade : 30
Localização : Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Razão e proporção/ Regra de 3 Simples Empty Re: Razão e proporção/ Regra de 3 Simples

Mensagem por André Meneses Dom 31 Dez 2017, 23:09

Em relação ao canal, não sei, mas você sempre pode usar a análise dimensional para questões de razão, proporção e regra de três.

André Meneses
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 173
Data de inscrição : 12/07/2016
Idade : 22
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Razão e proporção/ Regra de 3 Simples Empty Re: Razão e proporção/ Regra de 3 Simples

Mensagem por biologiaéchato Seg 01 Jan 2018, 00:56

Boa noite, amigo(a) Teegra18.

Eu só vejo video aulas no canal do Ferreto(quando tem), na minha opinião ele explica muito, mas muito detalhado, o que é excelente, exceto pra quem não tem o dia todo para estudar, e precisa ficar pulando partes para agilizar e o estudo "render".

Regra de três simples não tem segredo, é só você alinhar os valores e fazer a multiplicação cruzada.

Por exemplo:
x-------2
40-----4

4*x=40*2
4x=80
x=(80/4)
x=20

Qualquer dúvida me pergunte.
Abraços e Feliz Ano Novo.
biologiaéchato
biologiaéchato
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 664
Data de inscrição : 19/09/2017
Idade : 22
Localização : São Bonifácio - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Razão e proporção/ Regra de 3 Simples Empty Re: Razão e proporção/ Regra de 3 Simples

Mensagem por ivomilton Seg 01 Jan 2018, 09:58

Teegra18 escreveu:Boa noite!

Gente, existe um jeito mais prático de resolver questões de Razão e Proporção e Regra de 3 Simples? Nerkie explica muito detalhadamente que chega a confundir a minha cabeça. Ferretto explica bem, mas têm coisas que ele explica que poderiam ser simplificadas. Então qual canal do Youtube vcs me recomendariam, com explicações completas de Mat., mas simples?
Bom dia, Teegra 18.

Quanto à regra de três simples, existem dois tipos: a direta e a inversa.
Exemplos:
Regra de três direta:
3 operários produzem 150 peças de certo artigo, por dia.
6 operários, nas mesmas condições de trabalho, quantas peças deverão produzir?
Aqui, aumentando a quantidade de operários, então, nas mesmas condições, deverão produzir mais peças.
Note que "aumentando" e "mais" seguem a mesma direção: aumentando o número de operário, deveremos ter mais peças produzidas. Trata-se, então, de regra de três direta.
3 operários — 150 peças
6 operários — x peças

Para resolver, multiplicamos "cruzado":
3.x = 6.150
3x = 900
x = 900/3
x = 300 peças
=========

Regra de três inversa:
2 trabalhadores fazem uma obra em 6 dias. Se forem 4 os trabalhadores, em quantos dias será completada a obra?
2 trabalhadores — 6 dias
4 trabalhadores — x dias

É lógico que, se aumentarmos o número de trabalhadores, o número de dias deverá diminuir proporcionalmente para a obra ser completada. Então, trata-se de uma regra de três inversa.
Para resolver, multiplicamos "em linha"2 por 6 e dividimos por 4:
2*6 = 12
12/4 = 3 dias.


Um abençoado ano novo!
Abraços.
ivomilton
ivomilton
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 4994
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 91
Localização : São Paulo - Capital

Ir para o topo Ir para baixo

Razão e proporção/ Regra de 3 Simples Empty Re: Razão e proporção/ Regra de 3 Simples

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos