PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que assuntos são esses de Mat.?

2 participantes

Ir para baixo

Que assuntos são esses de Mat.? Empty Que assuntos são esses de Mat.?

Mensagem por Teegra18 Dom 31 Dez 2017, 19:02

Pessoal, boa noite!
O que vcs entendem por "sistema métrico, medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade, relação entre grandezas". Assuntos cobrados no Enem... Do que tratam esses assuntos? Os nomes das matérias que abordam essas matérias de Mat.?

Bem, e tenho uma outra dúvida: Qual o momento certo para usar a simplificação de frações? Vejo o professor de matemática aplicar esse"macete" para deixar a conta mais simples, entendo tudo, mas não entendo o porquê dele usar a simplificação de frações. Há uma regra para fazer uma simplificação?

Obrigada!

Teegra18
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/12/2017
Idade : 30
Localização : Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Que assuntos são esses de Mat.? Empty Re: Que assuntos são esses de Mat.?

Mensagem por Giovana Martins Dom 31 Dez 2017, 19:27

- Sistema métrico e medidas de tempo, seu eu não estiver falando bobagem, seria o estudo das unidades de medida e suas conversões de acordo com o Sistema Internacional de medidas.
- Comprimento: creio que isso se enquadre, por exemplo, nas geometrias plana, espacial e analítica no que diz respeito a achar o comprimento, sei lá, do lado de um quadrado, ou o comprimento de uma aresta de um cubo ou a distância entre dois pontos em um plano xy.
- Superfície e capacidade: geometria espacial.
- Relação entre grandezas: gráficos e funções, por exemplo, a variação do espaço conforme a variação do tempo.

Quanto a sua dúvida sobre a simplificações de frações, sei lá, no geral, você simplifica até chegar em uma fração irredutível, mas não necessariamente tem um momento certo.

Por exemplo: 9/6=3/2 que é a fração irredutível (não tem mais como simplificar). Porém, em alguns cálculos, a forma como você escreve a fração pode te ajudar na hora de fazer as contas, por exemplo:

É muito mais fácil fazer esta conta 2.(19/4) do que esta 2.4,75, pelo menos eu acho, pois eu não gosto de trabalhar com números decimais.

O que você não pode fazer é isto: vamos supor que um exercício tenha nos pedido para achar as soluções da seguinte equação x²=x.

x²/x=1 -> x=1 (esta simplificação está errada, pois 0 é também solução da equação).

O correto seria: x²=x -> x²-x=0 -> x(x-1)=0 -> x=0 ou x=1, que são as soluções da equação.

Uma outra situação envolvendo geometria plana em que x é o lado do quadrado:

Entretanto, as vezes quando estamos estudando, por exemplo, geometria plana, alguns professores simplificam a equação x²=x ao "cortar" um x de cada lado da equação. Como x corresponde a um lado, ele nunca será 0, mas poderá ser 1, que é o resultado que se obtém quando "cortamos" o x. Porém, em alguns casos, alguns professores ignoram a explicação quanto a falta de significado matemático que o 0 tem nesta situação, o que gera as confusões sobre qual o momento exato de simplificar uma fração.

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7517
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos