PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exatas na FUVEST

+2
Oziel
vassolerfelipe
6 participantes

Ir para baixo

Exatas na FUVEST Empty Exatas na FUVEST

Mensagem por vassolerfelipe Qua 13 Dez 2017, 01:40

Olá, amigos. Para quem foi relativamente bem em física/matemática o ano todo(média de 80% de acertos em simulados e exercícios do tópicos de física/iezzi 3v pós teoria), mas foi mal na matéria(6/11 em física e 5/11 em matemática) durante a FUVEST, vocês acham que vale mais a pena pegar o Saraeva para fazer os exercícios das matérias que mais caem ou re-estudar o Tópicos de Física para o próximo vestibular?

Química eu fui relativamente bem(9/11), porém, perdi MUITO tempo para fazer as questões que exigiam um pensamento mais lógico do que puramente teórico, pois a maioria(tipo 90%+) das questões do Feltre exigem conhecimento teórico ao invés de serem combinados à lógica. Então, vos pergunto: qual material de química devo pegar para praticar/me adaptar a esse tipo de associação entre teoria e lógica tão cobrada na FUVEST? 

Eu fiquei bem chocado - e decepcionado, obviamente - com o meu desempenho em exatas e PRECISO melhorar isso, até porque física é uma das minhas matérias do terceiro dia da segunda fase.

vassolerfelipe
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2015
Idade : 28
Localização : Guarujá, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Exatas na FUVEST Empty Re: Exatas na FUVEST

Mensagem por Oziel Qua 13 Dez 2017, 13:56

Tenho umas recomendação : Continue fazendo muitas provas antigas e exercícios para a prática e familiaridade com as matérias.

Em relação a livros você pode usar o Aref se não estiver tão confiante na parte teórica. O Física Clássica pode usar também, Saraeva acho que seria muito avançado, então você poderia tentar o livro do Renato Brito de mecânica, acredito que fique um pouco avançado também, mas para você não ficar sem fazer livros vc pode decidir se usa ou não, ou até os peruanos de física que tem bons exercícios cairia bem. Para química você já tentou o Tito e Canto ? Ele é bom, e outra tem o livro do Arilson Mendes chamado a ciência global que dizem ser bom. Ou você pode tentar usar o Nelson Santos para Espcex que é um livro de exercícios bem legal. 

Enfim é bom pedir uns conselhos para quem está se preparando para a fuvest assim como você, espere um pouco que alguém ai vai se manifestar kk.

Mas lembre-se, o importante é fixar toda a teoria, fazer muita prova antiga e exercícios. Se a sua teoria está boa, você pode ir desde já fazendo provas antigas não só da Fuvest mas também de outros vestibulares, inclusive dos militares.
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Exatas na FUVEST Empty Re: Exatas na FUVEST

Mensagem por vassolerfelipe Qua 13 Dez 2017, 22:45

Valeu, rapaz, espero que me ajudem aqui!!

vassolerfelipe
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2015
Idade : 28
Localização : Guarujá, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Exatas na FUVEST Empty Re: Exatas na FUVEST

Mensagem por VioletChachki Sex 15 Dez 2017, 14:05

Bom, eu acho o Feltre um pouco superestimado.. não acho que ele seja isso tudo ou que se destaque diante dos outros livros comuns de Ensino Médio, como o do Usberco & Salvador, por exemplo. 
Eu estou usando duas coleções de Química que têm que agradado muito. 
A primeira é a Completamente Química, da Martha Reis. Os livros são bastante longos (600 páginas cada um dos 3 volumes), têm muitos exercícios, etc. Estudei a primeira e a segunda unidades e já estou encantado pelo material.. é realmente incrível, uma didática maravilhosa e expande bastante o conhecimento pra outras áreas.. pra mim é algo como o "Amabis" da Química, algo realmente denso, abrangendo o conteúdo de ensino médio e aprofundando sem o exagero de um livro de ensino superior, apenas o necessário. Só que dois problemas dele é que: como é de 2001, é difícil encontrá-lo por um preço bacana, já que não é mais fabricado... Consegui comprá-lo no MercadoLivre há alguns meses, cada volume por 40 reais.. hj em dia tem vendedor colocando a coleção completa por R$500,00 (!!!), e o único volume disponível na internet é o 2. Outro problema é que, também por ser antigo, a seleção de exercícios não é muito bacana pra quem presta vestibulares atualmente. Por causa disso, a segunda coleção que uso é a do Arilson Martino como o colega ali de cima citou.. "Química, a ciência global". Esse livro tem uma linguagem bacana, foi adotado em 70% das escolas particulares mais tops de Goiânia, tem uma boa seleção de exercícios e, inclusive, o autor foi citado em uma questão de Química Orgânica do ENEM 2017. Pelo fato de ser de fácil leitura, tá dando pra acompanhar pelos dois, mas pra quem já tem uma base, estudar tanto só por um quanto só pelo outro já é suficiente...
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Exatas na FUVEST Empty Re: Exatas na FUVEST

Mensagem por vassolerfelipe Dom 17 Dez 2017, 01:59

Pois é! Eu adoraria estudar pela Martha Reis porque eu adoro as explicações dela - depois que ela me ensinou reações orgânicas, vi que ela é do **eu sou um idiota grosseiro e desbocado** mesmo, porque eu era uma verdadeira PORTA naquilo - e a minha única ressalva é a falta de exercícios nos livros dela. A coleção "Completamente Química" tem bastante exercícios?

Vou procurar esse do Arilson Martino, obrigado pela dica!

Vocês acham loucura tentar fazer os FME do Iezzi? E física, o que vocês me indicam: buscar novas fontes ou re-fazer os "Tópicos de Física"? 

Grato!!

vassolerfelipe
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2015
Idade : 28
Localização : Guarujá, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Exatas na FUVEST Empty Re: Exatas na FUVEST

Mensagem por guilherme.resende2 Dom 17 Dez 2017, 17:31

VioletChachki escreveu:Bom, eu acho o Feltre um pouco superestimado.. não acho que ele seja isso tudo ou que se destaque diante dos outros livros comuns de Ensino Médio, como o do Usberco & Salvador, por exemplo. 
Eu estou usando duas coleções de Química que têm que agradado muito. 
A primeira é a Completamente Química, da Martha Reis. Os livros são bastante longos (600 páginas cada um dos 3 volumes), têm muitos exercícios, etc. Estudei a primeira e a segunda unidades e já estou encantado pelo material.. é realmente incrível, uma didática maravilhosa e expande bastante o conhecimento pra outras áreas.. pra mim é algo como o "Amabis" da Química, algo realmente denso, abrangendo o conteúdo de ensino médio e aprofundando sem o exagero de um livro de ensino superior, apenas o necessário. Só que dois problemas dele é que: como é de 2001, é difícil encontrá-lo por um preço bacana, já que não é mais fabricado... Consegui comprá-lo no MercadoLivre há alguns meses, cada volume por 40 reais.. hj em dia tem vendedor colocando a coleção completa por R$500,00 (!!!), e o único volume disponível na internet é o 2. Outro problema é que, também por ser antigo, a seleção de exercícios não é muito bacana pra quem presta vestibulares atualmente. Por causa disso, a segunda coleção que uso é a do Arilson Martino como o colega ali de cima citou.. "Química, a ciência global". Esse livro tem uma linguagem bacana, foi adotado em 70% das escolas particulares mais tops de Goiânia, tem uma boa seleção de exercícios e, inclusive, o autor foi citado em uma questão de Química Orgânica do ENEM 2017. Pelo fato de ser de fácil leitura, tá dando pra acompanhar pelos dois, mas pra quem já tem uma base, estudar tanto só por um quanto só pelo outro já é suficiente...
Também acho o feltre superestimado, mas o uso por falta de opção mesmo. Quanto a essa coleção do Arilson Santinho, nunca vi sequer uma página, apesar de ter ouvido falar. Seria interessante ver a foto de pelo menos uma desta para saber como o livro é estruturado e decidir em comprar ou não.
guilherme.resende2
guilherme.resende2
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 158
Data de inscrição : 01/12/2015
Idade : 25
Localização : Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Exatas na FUVEST Empty Re: Exatas na FUVEST

Mensagem por Henrique Felix Sousa Seg 18 Dez 2017, 20:00

Olha. Eu quase gabaritei Física e Química na FUVEST, então tentarei falar com mais propriedade no que se refere aos possíveis destinatários de sua pergunta. As provas este ano ao meu ver estavam bastante tranquilas - Física e Química. Eu estudei Física de todos os modos que tive acesso. Não basta achar que há um livro tipo feito por um Deus que vai te fazer aprender Física de um dia p o outro, ou coisa do gênero. Tenha em mente que os livros se complementam e que a melhor forma de se estudar é realmente fazendo exercícios, errar 8 dos 10 que tu fez e se orgulhar dos 2 que tu acertou. Então faça muitos exercícios que você vai perceber o quão repetitivo uns são. Preste atenção no raciocínio de cada resolução. Eu tenho livros do Poliedro, do Etapa, do Objetivo, Tópicos de Física e do COC. Dá para achar muitos pela internet também. Tem o site Aulas Particulares que também tem exercícios separados por assunto das matérias de Exatas com gabarito. Quanto a Química: Acertar 9 de 11 na matéria já demonstra que tu sabe alguma coisa. Relaxa. Caso você não tenha passado p segunda fase, ou você não ter concluído o Ensino Médio ainda, tenha paciência. Química é a matéria de Exatas mais tranquila eu diria, entre as Exatas. Eu utilizei muito o Feltre para teoria e, como visto acima, cada um tem sua opinião do seu "melhor" livro. Eu gosto muito dele mesmo e se você não acredita que ele tenha te dado muita força, eu diria que ele te dá muita uma base e esta base você precisa aplicar em mais exercícios. Procure fazer sempre mais. Tenha muitas apostilas de referência, de cursinhos, internet e afins para você aplicar esta base. Matemática é uma parte que foi muito imprevisível este ano na FUVEST. Não caiu Geometria Analítica, Geometria Espacial, PA ou PG, Sistema Linear. Caiu Conjuntos que quase nunca caem, para não dizer tipo nunca em anos mesmo. Caiu polinômios que só cai basicamente no 3º dia da 2º Fase. Ano passado caiu na primeira fase e este ano de novo. Ou seja, a prova em si está trazendo surpresas, exceto no que se refere a dificuldade da maioria das questões. Mas caso a FUVEST pare de trazer essas pequenas e grandes surpresas na prova de Matemática dela, no geral é muito previsível o que cai mais na prova de Matemática nela, inclusive os temas. Geometria Analítica Circunferência. Geometria Plana Semelhança de Triângulos e áreas tem que estar na ponta da língua. Lei de Senos e Cossenos. Uma noção da soma e subtração de arcos trigonométricos. E assim vai. Para melhorar? Exercícios e mais exercícios. Tem vários. Iezzi te dá uma base gigantesca, e é óbvio que tu não vai pegar a coleção inteira p ler em um ano. Mas pegar os exercícios por si já é excelente. Eles são muito bons e são reconhecidos com total razão. Tem tantos exercícios desafiadores que você pode encontrar na internet. Tem os exercícios dos vestibulares militares. Tem, enfim, muito material disponível. É só procurar. Você não sai gabaritando tudo, mas são os exercícios que irão te mostrar o quão bom você está. Sempre há o que melhorar. Em um ano dá para melhorar muita coisa. Tenha garra e força, pois isto você não compra de ninguém. Material tem pela internet, informações a mais sobre a prova você acha muito fácil também, o fórum é maravilhoso, vai te ajudar demais, mesmo sem participar você consegue achar muitas resoluções de exercícios por aqui e é isto. Boa Sorte! E não se esqueça: Veja as provas anteriores. Elas te dão um apoio muito grande. Creio eu que esta prova mostrou que a prova está mudando um pouco quanto aos temas, então tente sempre que possível abranger o seu conhecimento fora do que historicamente cairia mais, porque foi isto que me matou em matemática este ano.   cheers cheers cheers

Henrique Felix Sousa
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/03/2016
Idade : 24
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Exatas na FUVEST Empty Re: Exatas na FUVEST

Mensagem por jvictor_pereira Sáb 06 Jan 2018, 02:06

O Feltre é destacado em alguns pontos, não no livro todo mas realmente não é nada tão absurdamente diferentes dos demais. Feltre e Martha são mais focados no conteudo mas se "esquecem" da parte contextual e ambiental em relação ao Usberco e tito e canto quer são mais contextualizados. 
Minha opinião é: Em geral e inorganica prefiro feltre ou tito e canto ou martha. 
Fisico quimica Feltre e Martha
Organica usberco ou tito e canto
Por que? O feltre tem muitos exercicios de estequiometria e solução, alem de falar de nox (assim como martha e tito e canto). Alguns aprofundamentos  teoricos que a martha e o feltre fazem e o usberco e tito e canto não. Porem na organica eu acho o feltre e a martha muito presos a decoreba, enquanto tito e canto e usberco, não. Qualquer uma das coleções vai servir embora todas elas tenham seus pontos fortes e fracos. Os melhores livros na minha opinião são antigos: martha (completamente quimica) e Sardella (curso de quimica).

jvictor_pereira
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 26
Localização : niteroi,rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Exatas na FUVEST Empty Re: Exatas na FUVEST

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos