PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A dissimulação...

+2
Hayzel Sh
Carl Edward Sagan Jr
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

A dissimulação... Empty A dissimulação...

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Qua 29 Nov 2017, 21:11

Pessoal,

Tô precisando de ajuda urgente com um tema de redação que me deixou de cabeça pra baixo. Minha professora passou o tema "A importância da dissimulação para o bom convívio social" de acordo com o livro Dom Casmurro, do Machado de Assis. Como eu faria uma redação sobre isso? Em que aspectos eu poderia abordar? Sociológicos, filosóficos, psicológico ou na Teoria Literária (linguístico) (tô bad depois dessa)? Em que livros eu poderia me basear? E quais papers vocês me recomendam pra eu entender isso melhor? Que citações eu poderia botar na minha redação?


Última edição por Carl Edward Sagan Jr em Qui 30 Nov 2017, 21:24, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Não tinha colocado sobre a dissimulação no âmbito psicológico)
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por Hayzel Sh Qua 29 Nov 2017, 21:33

No livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, o defunto autor propõe algumas teorias de dissimulação para o bom convívio social, como a Teoria da Equivalência das Janelas (se você fez algo ruim, basta, metaforicamente, "abrir uma outra janela", ou seja, fazer uma boa ação, de modo que a sua consciência, segundo Cubas, seja periodicamente arejada e que você não se sinta culpado por eventuais ações consideradas erradas ou ruins pela sociedade - atualmente, os políticos atuais usam muito dessa teoria de dissimulação como filosofia de vida). No mesmo livro, tem também a Teoria da Ponta do Nariz e a retratação de uma "burguesia esquizofrênica", cujos ideais não condizem com suas ações, ou seja, hipócrita, dissimulação; age assim apenas para conviver socialmente bem.


A dissimulação no convívio social pode ser entendida também sob viés do escritor francês Guy Debord, em seu livro Sociedade do Espetáculo, em que ele diz que as ações sociais são "espetacularizadas", ou seja, não condizentes com a vida real, a exemplo das campanhas eleitorais, as quais são meros espetáculos, uma vez que suas propostas não serão, doravante, concretizadas. As fotos das pessoas nas redes sociais poderiam ser consideradas, sob essa análise, um "grande espetáculo" também, já que elas não são, realmente, felizes e bem apresentadas daquele jeito; apenas fazem isso para demonstrarem ser boas pessoas e, como o seu tema diz, conviverem bem socialmente. Pode ser entendido também como uma dissimulação.

Dá pra falar do mal uso da ética segundo o filósofo Immanuel Kant (conceitos de "menoridade" e "uso público da razão").

Dá pra usar o conceito do "jeitinho brasileiro" ou Cordialidade, presente no livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, já que esse modo de agir é baseado na dissimulação para o bom convívio social, ou então, para tirar vantagens das outras pessoas.

Alguns poemas do livro Claro Enigma, de Drummond, poderiam ser usados para se fazer uma redação dessas, também, mas acho um pouco complicado.

Sugiro pesquisar sobre alguns dos termos e conceitos indicados por mim e aplicá-los e compará-los com o comportamento das pessoas em sociedade. Essas são algumas das citações de que eu me lembro agora. Se quiser, eu posso sugerir mais filósofos, sociólogos ou livros da literatura pra esse tema; esses são os que eu consigo pensar agora!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por Thanos Qua 29 Nov 2017, 21:53

Hayzel Sh escreveu:No livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, o defunto autor propõe algumas teorias de dissimulação para o bom convívio social, como a Teoria da Equivalência das Janelas (se você fez algo ruim, basta, metaforicamente, "abrir uma outra janela", ou seja, fazer uma boa ação, de modo que a sua consciência, segundo Cubas, seja periodicamente arejada e que você não se sinta culpado por eventuais ações consideradas erradas ou ruins pela sociedade - atualmente, os políticos atuais usam muito dessa teoria de dissimulação como filosofia de vida). No mesmo livro, tem também a Teoria da Ponta do Nariz e a retratação de uma "burguesia esquizofrênica", cujos ideais não condizem com suas ações, ou seja, hipócrita, dissimulação; age assim apenas para conviver socialmente bem.


A dissimulação no convívio social pode ser entendida também sob viés do escritor francês Guy Debord, em seu livro Sociedade do Espetáculo, em que ele diz que as ações sociais são "espetacularizadas", ou seja, não condizentes com a vida real, a exemplo das campanhas eleitorais, as quais são meros espetáculos, uma vez que suas propostas não serão, doravante, concretizadas. As fotos das pessoas nas redes sociais poderiam ser consideradas, sob essa análise, um "grande espetáculo" também, já que elas não são, realmente, felizes e bem apresentadas daquele jeito; apenas fazem isso para demonstrarem ser boas pessoas e, como o seu tema diz, conviverem bem socialmente. Pode ser entendido também como uma dissimulação.

Dá pra falar do mal uso da ética segundo o filósofo Immanuel Kant (conceitos de "menoridade" e "uso público da razão").

Dá pra usar o conceito do "jeitinho brasileiro" ou Cordialidade, presente no livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, já que esse modo de agir é baseado na dissimulação para o bom convívio social, ou então, para tirar vantagens das outras pessoas.

Alguns poemas do livro Claro Enigma, de Drummond, poderiam ser usados para se fazer uma redação dessas, também, mas acho um pouco complicado.

Sugiro pesquisar sobre alguns dos termos e conceitos indicados por mim e aplicá-los e compará-los com o comportamento das pessoas em sociedade. Essas são algumas das citações de que eu me lembro agora. Se quiser, eu posso sugerir mais filósofos, sociólogos ou livros da literatura pra esse tema; esses são os que eu consigo pensar agora!
Como assim!? Eu ia citar "Sociedade do Espetáculo" também, mas outras sugestões: começar com algum trecho da obra mesmo, nos desenvolvimentos citar filósofos: além do que já foi mencionado (que já foi além do suficiente), tem Weber e o desencantamento do mundo (não tem muita relação com o tema em si, mas...), Lipovetsky e "A Era do Vazio", além do próprio Bauman mesmo (que particularmente, eu não recomendo rs).


Última edição por Thanos em Sex 01 Dez 2017, 10:45, editado 3 vez(es)
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Qua 29 Nov 2017, 21:57

Assim o mais rápido possível eu pesquiso isso. 
Muito obrigado, minha querida. E tenha uma ótima noite!
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Qua 29 Nov 2017, 21:58

Obrigado, também, Thanos. E por uma questão de curiosidade, por que não recomenda o Bauman? (aquela cara conhecido pelo termo liquidez em sociologia :cyclops: )
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por Thanos Qua 29 Nov 2017, 22:11

Hm, somente por causa das repetidas e conhecidas menções, em MUITAS redações... Mas era só brincadeira,  Very Happy
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por EricFerro Qui 30 Nov 2017, 00:57

Muito do que foi discursado a respeito da dissumulação aqui vislumbra apenas o aspecto moral da dissimulação, isto é, o aspecto descrito por sentenças normativas que julgam a dissumulação sobre aspecto 'bom' ou 'mal'. Porém pouco foi discursado a respeito do aspecto psicológico ou científico do conceito. Para Carl Jung, o maior psicólogo a explorar as causas e consequências da personalidade e do comportamento dissimulado através de seu conceito de persona, a dissimulação vai muito além de uma estratégia consciente de se comportar de certo modo a fim de enganar e manipular pessoas ao redor para atingir certos objetivos, é, no entanto, uma consequência direta de um processo inconsciente de modelagem da personalidade de um indivíduo com base no meio em que ele está inserido. Pense bem, um indivíduo é formado em medicina e se comporta como um médico, acredita que seja um médico assim como uma flor é vermelha, isto é, ele não vê em sua profissão um estado, mas a própria essência de seu ser, porém tudo isso não passa de construções modeladas ao longo de seu desenvolvimento naquele meio específico. Ora, sabemos que uma profissão não é determinada geneticamente (apesar de poder haver certas predisposições), em outras palavras, se inserido em outro ambiente ele viria a desenvolver uma persona completamente diferente. Daí nos vem a pergunta fundamental: tudo não passa de dissimulação? Ou existe uma personalidade essencial (independente do ambiente no qual o indivíduo está inserido e, logo, geneticamente determinada) latente, isto é, pronta a se manifestar ao longo da vida deste indivíduo quando ele estiver em um ambiente íntimo longe das imposições do ambiente social no qual está inserido? Em outras palavras, a dissimulação de um político é, na verdade, um traço latente de sua personalidade ou um traço aprendido? É simplesmente uma forma de ele se tornar mais rico e mais aceito, isto é, mais admirado entre seus semelhantes de acordo com os valores que lhe foram impostos pelo meio e, portanto, a dissimulação estratégica praticada por um político é uma dissimulação?!  Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=u_AAd6FRnLg

EricFerro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 28
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Qui 30 Nov 2017, 12:09

Vou tentar fazer a minha redação, com as referências e visões de mundo de vocês. Obrigado a todos! Wink Very Happy :cyclops: 👽
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 07 Dez 2017, 21:27

Hayzel Sh escreveu:No livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, o defunto autor propõe algumas teorias de dissimulação para o bom convívio social, como a Teoria da Equivalência das Janelas (se você fez algo ruim, basta, metaforicamente, "abrir uma outra janela", ou seja, fazer uma boa ação, de modo que a sua consciência, segundo Cubas, seja periodicamente arejada e que você não se sinta culpado por eventuais ações consideradas erradas ou ruins pela sociedade - atualmente, os políticos atuais usam muito dessa teoria de dissimulação como filosofia de vida). No mesmo livro, tem também a Teoria da Ponta do Nariz e a retratação de uma "burguesia esquizofrênica", cujos ideais não condizem com suas ações, ou seja, hipócrita, dissimulação; age assim apenas para conviver socialmente bem.


A dissimulação no convívio social pode ser entendida também sob viés do escritor francês Guy Debord, em seu livro Sociedade do Espetáculo, em que ele diz que as ações sociais são "espetacularizadas", ou seja, não condizentes com a vida real, a exemplo das campanhas eleitorais, as quais são meros espetáculos, uma vez que suas propostas não serão, doravante, concretizadas. As fotos das pessoas nas redes sociais poderiam ser consideradas, sob essa análise, um "grande espetáculo" também, já que elas não são, realmente, felizes e bem apresentadas daquele jeito; apenas fazem isso para demonstrarem ser boas pessoas e, como o seu tema diz, conviverem bem socialmente. Pode ser entendido também como uma dissimulação.

Dá pra falar do mal uso da ética segundo o filósofo Immanuel Kant (conceitos de "menoridade" e "uso público da razão").

Dá pra usar o conceito do "jeitinho brasileiro" ou Cordialidade, presente no livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, já que esse modo de agir é baseado na dissimulação para o bom convívio social, ou então, para tirar vantagens das outras pessoas.

Alguns poemas do livro Claro Enigma, de Drummond, poderiam ser usados para se fazer uma redação dessas, também, mas acho um pouco complicado.

Sugiro pesquisar sobre alguns dos termos e conceitos indicados por mim e aplicá-los e compará-los com o comportamento das pessoas em sociedade. Essas são algumas das citações de que eu me lembro agora. Se quiser, eu posso sugerir mais filósofos, sociólogos ou livros da literatura pra esse tema; esses são os que eu consigo pensar agora!

Você é fera demais!
Queria ter te conhecido no começo do ano, pediria pra me dar aula particular. Já pensou em fazer isso?? Você pode juntar um dinheiro durante a faculdade, se quiser

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por Thanos Qui 07 Dez 2017, 22:24

Elogios somente (sumiram, com a magia da edição instantânea).


Última edição por Thanos em Sex 08 Dez 2017, 03:16, editado 3 vez(es)
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

A dissimulação... Empty Re: A dissimulação...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos