PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 14 Nov 2017, 15:01

Desde o Período Paleolítico, em que surgiram as propriedades e a agricultura, as mudanças têm sido inerentes à realidade física e intelectual da humanidade, sejam elas políticas ou sociais. No entanto, o efeito da sociedade Pós-Moderna tem sido propulsor para inserir uma mudança- ao menos sensorial- nas leis da física: a passagem do tempo. A lógica é simples, e as consequências complexas. Vinte e quatro horas não têm sido suficientes para por em prática todos os objetivos do dia e, com isso, a liquidez do tempo, conforme sintetizou Zigmunt Bauman,tem contribuído cada vez mais para tornar as pessoas um poço de culpa e inquietude.
Em mais um dia comum, perco a briga para o despertador e acordo antes do Sol. Conecto-me à rádio para despertar mais depressa. "Hoje o tempo voa, amor. Escorre pelas mãos" são as primeiras palavras que ouço, seguidas poucos minutos depois por "Sempre em frente. Não temos tempo a perder". Lulu Santos e Legião Urbana foram certeiros em suas letras. A noção de tempo parece liquidar-se diante de nossos próprios olhos de tal forma que seria necessário um dia de, no mínimo, trinta e seis horas para colocar em prática tudo o que foi planejado.
E imerso nessa sociedade Pós-Moderna, o triunfo é dado àquele que obtém o maior sucesso profissional em menor tempo. Os jornais vangloriam o aluno que estudou vinte e cinco horas por dia para conseguir uma vaga na faculdade, e o jovem de 25 anos que conquistou o CEO de uma empresa, nem que para isso tenha sido necessário ingerir dois litros e meio de café e cartelas de comprimidos diariamente para suportar essa necessidade de correr contra o tempo.
E nessa corrida, o sentimento de incompetência torna-se inerente à verocidade do relógio. Isso porque estamos o tempo todo com um sentimento de culpa afligindo o peito e perguntando para nós mesmos como fazer mais. Produzir mais estudar mais administrar mais em menos tempo menos dias menos anos. Carregando olheiras enormes e seguindo uma lógica irracional de tempo que não é coerente com a capacidade humana mas que, supostamente, é necessária na Modernidade.
Por fim, que me perdoe John Stuart, mas a ideia de que somos soberanos sobre nosso corpo e mente é tão errata como essa briga contra o relógio. Mas agora eu preciso dormir, porque já é noite e a leitura dessas trinta linhas foi o tempo suficiente para o meu dia discorrer. E amanhã tudo se repetirá.


Alguém pode corrigir, por gentileza??
Eu fiz poucas crônicas argumentativas, então qualquer erro estrutural, ou qualquer erro no geral, sugestão de melhoria, podem apontar.

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Diego A Ter 14 Nov 2017, 15:23

Shocked

Logo mais tento expor alguma crítica. Mesmo assim, de conteúdo está nível Pir2: Fera! hehe

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Thanos Ter 14 Nov 2017, 15:40

Bom texto!  Smile


Última edição por Thanos em Qua 15 Nov 2017, 03:34, editado 1 vez(es)
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Diego A Ter 14 Nov 2017, 22:16

Desde o Período Paleolítico, em que surgiram as propriedades e a agricultura, as mudanças têm sido inerentes à realidade física e intelectual da humanidade, sejam elas políticas ou sociais. No entanto, o efeito da sociedade Pós-Moderna tem sido propulsor para inserir uma mudança- ao menos sensorial- nas leis da física: a passagem do tempo. A lógica é simples, e as consequências complexas. Vinte e quatro horas não têm sido suficientes para por[pôr] em prática todos os objetivos do dia e, com isso, a liquidez do tempo, conforme sintetizou Zigmunt Bauman, tem contribuído cada vez mais para tornar as pessoas um poço de culpa e inquietude.
O termo "liquidez do tempo" me chamou atenção desde a primeira vez que li. O que você quis dizer com isso? Posso estar errado, mas o conceito de Bauman diz respeito à liquidez das relações. Veja bem, não vejo nenhum desconto por esse possível equívoco, mas sabendo que a filosofia de Bauman faz uma das mais importantes leituras da nossa época, acho importante você dar uma atenção especial pra essa. Certo?!!

Em mais um dia comum, perco a briga para o despertador e acordo antes do Sol. Conecto-me à rádio para despertar mais depressa. "Hoje o tempo voa, amor. Escorre pelas mãos" são as primeiras palavras que ouço, seguidas poucos minutos depois por "Sempre em frente. Não temos tempo a perder". Lulu Santos e Legião Urbana foram certeiros em suas letras[dois pontos] A noção de tempo parece liquidar-se diante de nossos próprios olhos de tal forma que seria necessário um dia de, no mínimo, trinta e seis horas para colocar em prática tudo o que foi planejado.
Esse parágrafo ficou muito legal, por que você não fez dele sua intro?

E imerso nessa sociedade Pós-Moderna, o triunfo é dado àquele que obtém o maior sucesso profissional em menor tempo. Os jornais vangloriam o aluno que estudou vinte e cinco horas por dia para conseguir uma vaga na faculdade, e o jovem de 25 anos que conquistou o CEO de uma empresa, nem que para isso tenha sido necessário ingerir dois litros e meio de café e cartelas de comprimidos diariamente para suportar essa necessidade de correr contra o tempo.

E nessa corrida, o sentimento de incompetência torna-se inerente à velocidade do relógio. Isso porque estamos o tempo todo com um sentimento de culpa afligindo o peito e perguntando para nós mesmos como fazer mais. Produzir mais[,] estudar mais[,] administrar mais[,] tudo em menos tempo[,] menos dias[,] menos anos. Carregando olheiras enormes e seguindo uma lógica irracional de tempo que não é coerente com a capacidade humana[,] mas que, supostamente, é necessária na Modernidade.
Acredito que para evitar o paralelismo a inclusão do "tudo" seja necessária

Por fim, que me perdoe John Stuart, mas a ideia de que somos soberanos sobre nosso corpo e mente é tão errata[errada] como essa briga contra o relógio. Mas agora eu preciso dormir, porque já é noite e a leitura dessas trinta linhas foi o tempo suficiente para o meu dia discorrer. E amanhã tudo se repetirá.
Vamos sentir a falta de você ter colocado 2ª parágrafo na introdução aqui, pois começando a narrativa do seu dia no segundo parágrafo você perdeu características do gênero.

*Achei muito boa de conteúdo, de argumentação. Mantendo-se a estrutura em: 1ª ambientalização > 2ª argumentação > 3ª conclusão/fechamento; fica fácil do corretor perceber o projeto de texto e de você obter uma boa nota. Contudo, como dito, inverter o 2º parágrafo e 1º é essencial.
**Atente-se sempre aos comandos da proposta e do texto motivador, muitas vezes conseguir inserir um parágrafo tratando de um assunto presente ou no texto motivador, ou no comando seja necessário para a banca.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 16 Nov 2017, 11:25

E nessa corrida, o sentimento de incompetência torna-se inerente à velocidade do relógio. Isso porque estamos o tempo todo com um sentimento de culpa afligindo o peito e perguntando para nós mesmos como fazer mais. Produzir mais[,] estudar mais[,] administrar mais[,] tudo em menos tempo[,] menos dias[,] menos anos. Carregando olheiras enormes e seguindo uma lógica irracional de tempo que não é coerente com a capacidade humana[,] mas que, supostamente, é necessária na Modernidade.


Nessa parte aqui que você colocou a vírgula, eu não coloquei propositalmente. Estou treinando para a UFGD e vi uma veterana falando que eles avaliam bastante o texto no sentido poético mesmo, e a falta de vírgula foi proposital pra leitura ficar mais "corrida" e sem pausas, assim como o tempo. Será que eu perderia nota por isso?? Só tentei deixar um pouco mais "poético"...

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 16 Nov 2017, 11:28

Vamos sentir a falta de você ter colocado 2ª parágrafo na introdução aqui, pois começando a narrativa do seu dia no segundo parágrafo você perdeu características do gênero.




Eu ter começado o texto com aquele meu primeiro parágrafo descaracteriza o gênero? Por que???  Shocked
Só pra saber mesmo, pra eu não cometer mais o mesmo erro. Pensei que estivesse certo...

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Diego A Qui 16 Nov 2017, 11:39

Nessa parte aqui que você colocou a vírgula, eu não coloquei propositalmente. Estou treinando para a UFGD e vi uma veterana falando que eles avaliam bastante o texto no sentido poético mesmo, e a falta de vírgula foi proposital pra leitura ficar mais "corrida" e sem pausas, assim como o tempo. Será que eu perderia nota por isso?? Só tentei deixar um pouco mais "poético"...

Complicado!! 

Assim, inicialmente, penso que se eles tiverem um quadro com os critérios avaliados, e nesse estiver explicito que se espera alguma característica poética ou estilística do autor, então você fez corretíssimo. Contudo, se as analises forem subjetivas, e cada corretor precisar olhar por si próprio se há marcas poéticas, logo você tem chance de perder nota. Portanto, o ideal é conhecer a prova mesmo e os métodos de avaliação.

Eu ter começado o texto com aquele meu primeiro parágrafo descaracteriza o gênero? Por que???  Shocked
Só pra saber mesmo, pra eu não cometer mais o mesmo erro. Pensei que estivesse certo...

Você iniciou um período dissertativo-argumentativo. Para a crônica espera-se a apresenta das personagem (se houver), do tempo e espaço. Quando você expôs em 1ª pessoa a narrativa, no segundo parágrafo, e delimitou o espaço e o tempo, você conseguiu construir uma progressão para o texto, que segue a narrativa, assim argumentar e dissertar são em parte complementares. Do modo que está aparenta perder a organização, ou seja, começa por uma dissertação e salta para uma narrativa, após volta pra narrativa. De outro modo, iniciando pela narrativa, você inclui dissertação e argumentação dentro dela, tipo "dissertação e argumentação fazem parte da narrativa" e não "contém uma narrativa nessa dissertação".

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Giovana Martins Qui 16 Nov 2017, 12:42

Cara, que texto legal Very Happy!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Thanos Seg 20 Nov 2017, 21:25

Liliana Rodrigues escreveu:E nessa corrida, o sentimento de incompetência torna-se inerente à velocidade do relógio. Isso porque estamos o tempo todo com um sentimento de culpa afligindo o peito e perguntando para nós mesmos como fazer mais. Produzir mais[,] estudar mais[,] administrar mais[,] tudo em menos tempo[,] menos dias[,] menos anos. Carregando olheiras enormes e seguindo uma lógica irracional de tempo que não é coerente com a capacidade humana[,] mas que, supostamente, é necessária na Modernidade.


Nessa parte aqui que você colocou a vírgula, eu não coloquei propositalmente. Estou treinando para a UFGD e vi uma veterana falando que eles avaliam bastante o texto no sentido poético mesmo, e a falta de vírgula foi proposital pra leitura ficar mais "corrida" e sem pausas, assim como o tempo. Será que eu perderia nota por isso?? Só tentei deixar um pouco mais "poético"...
Uma sugestão seria utilizar o recurso estilístico do polissíndeto, para a ideia de simultaneidade, acúmulo.Ex.: Produzir mais, e estudar mais, e administrar mais...
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 21 Nov 2017, 10:56

Diego A
Obrigada pelas dicas!! Vão me ajudar demais, e eu vou prestar mais atenção da próxima vez Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Reféns do tempo- Crônica Argumentativa Empty Re: Reféns do tempo- Crônica Argumentativa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos