Redação ENEM 2017
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Hayzel Sh
PASTRANA
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Redação ENEM 2017
Deficiência estrutural
O autor Gilberto Freyre destaca em sua obra a miscigenação como característica da formação nacional.Nessa perspectiva,a harmonia entre os diferentes tipos sociais deve pautar a vida em sociedade.Todavia,a perpetuação de um ensino segregacionista,na grande maioria das escolas,assevera a importância da articulação estatal para o amparo,equânime,dos cidadãos que possuem deficiência auditiva.
Em primeiro plano,é válido ressaltar o avanço no ordenamento jurídico acerca dessa problemática.Nesse cenário,a promulgação da Constituição Federal de 1988,com o preceito da isonomia,ratifica o amparo legal concernente a essa temática .Ademais,a inclusão da Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) destaca o entendimento de que o sistema educacional,elemento que amplia as características morais e éticas,deve divergir de metodologias segregacionistas.Soma-se a isso campanhas e mobilizaçoes de entidades do terceiro setor a fim de ratificar a defesa dos direitos irentes a essas minorias.Dessa forma, é imperioso que esse processo seja ampliado.
Apesar dos avanços supracitados,há entraves que impulsionam a exclusão e,por conseguinte,o acesso dos deficientes auditivos a um ensino que respeite as suas particularidades.Nessa lógica,a reduzida implementação das LIBRAS entre os docentes converge à manutenção de um sistema educacional excludente.Com isso,muitos alunos ficam desamparados e não conseguem abstrair as informaçoes e os conceitos debatidos em sala,refazendo uma lógica paradoxal de privação dos direitos a portadores de deficiência.Desse modo,é pde fundamental importância que os problemas estruturais concernentes a esse processo sejam solucionados.
Por fim,medidas concretas necessitam ser engendradas,a saber:o Ministério da Educação(MEC),em parceria com projetos de extensão universitários do curso de Letras e áreas correlacionadas,deve promover cursos de LIBRAS e práticas discursivas em todos os núcleos educacionais da federação,acentudamente entre as escolas públicas.Essa abordagem tem o objetivo de qualificar os docentes para a difusão de ensino equânime.Em adição,debates públicos entre pais,alunos e professores acerca de um novo eixo temático-via autorizaçao do referido ministério e inclusão na Base Nacional Comum Curricular- torna-se impreterível.O diálogo sobre o tema:"educação equânime aos deficientes auditivos" possibilitará,de fato,a atenuação dessa problemática.
O autor Gilberto Freyre destaca em sua obra a miscigenação como característica da formação nacional.Nessa perspectiva,a harmonia entre os diferentes tipos sociais deve pautar a vida em sociedade.Todavia,a perpetuação de um ensino segregacionista,na grande maioria das escolas,assevera a importância da articulação estatal para o amparo,equânime,dos cidadãos que possuem deficiência auditiva.
Em primeiro plano,é válido ressaltar o avanço no ordenamento jurídico acerca dessa problemática.Nesse cenário,a promulgação da Constituição Federal de 1988,com o preceito da isonomia,ratifica o amparo legal concernente a essa temática .Ademais,a inclusão da Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) destaca o entendimento de que o sistema educacional,elemento que amplia as características morais e éticas,deve divergir de metodologias segregacionistas.Soma-se a isso campanhas e mobilizaçoes de entidades do terceiro setor a fim de ratificar a defesa dos direitos irentes a essas minorias.Dessa forma, é imperioso que esse processo seja ampliado.
Apesar dos avanços supracitados,há entraves que impulsionam a exclusão e,por conseguinte,o acesso dos deficientes auditivos a um ensino que respeite as suas particularidades.Nessa lógica,a reduzida implementação das LIBRAS entre os docentes converge à manutenção de um sistema educacional excludente.Com isso,muitos alunos ficam desamparados e não conseguem abstrair as informaçoes e os conceitos debatidos em sala,refazendo uma lógica paradoxal de privação dos direitos a portadores de deficiência.Desse modo,é pde fundamental importância que os problemas estruturais concernentes a esse processo sejam solucionados.
Por fim,medidas concretas necessitam ser engendradas,a saber:o Ministério da Educação(MEC),em parceria com projetos de extensão universitários do curso de Letras e áreas correlacionadas,deve promover cursos de LIBRAS e práticas discursivas em todos os núcleos educacionais da federação,acentudamente entre as escolas públicas.Essa abordagem tem o objetivo de qualificar os docentes para a difusão de ensino equânime.Em adição,debates públicos entre pais,alunos e professores acerca de um novo eixo temático-via autorizaçao do referido ministério e inclusão na Base Nacional Comum Curricular- torna-se impreterível.O diálogo sobre o tema:"educação equânime aos deficientes auditivos" possibilitará,de fato,a atenuação dessa problemática.
PASTRANA- Padawan
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Re: Redação ENEM 2017
Pastrana, vou mostrar alguns problemas que acho que você não percebeu,
eu acho que você não explicitou o tema no primeiro parágrafo tão bem. Você não escreve nada relacionado a "formação educacional dos surdos", tampouco fala que há desafios relacionados a isso, no Brasil. Você só fala de igualdade educacional dos surdos, e não quais são os problemas para formá-los.
No desenvolvimento, dá a entender bem que você não dá fuga parcial, nem foge do tema, mas o problema estrutural do primeiro parágrafo vai te tirar nota da competência 2. Outro problema em relação a essa competência é que você não reescreve os tópicos frasais didaticamente na sua introdução, de forma que o corretor não consegue prever como será o seu texto daí pra frente.
Sua linguagem está boa, mas no segundo parágrafo há um erro de concorância verbal. O correto é "Somam-se a isso campanhas...".
No tópico frasal do terceiro parágrafo, há um erro de paralelismo semântico: os entraves impulsionam a exclusão, e impulsinam também o acesso dos deficientes? A construção da sua frase dá a entender que sim. Os entraves, na verdade, não impulsionam o acesso dos deficientes. Ademais, o gerúndio em "refazendo" oculta a ideia de sentido pensada por você, de forma que dá a entender que os próprios surdos refazem a lógica paradoxal de privação, quando, na verdade, é a conjuntura em torno da problemática.
Sua conclusão tira 200, muito provavelmente. Eu não daria a nota máxima nas competências 1 e 2. Sobre as notas das competências 3 e 4, eu teria que pensar ainda. Se quiser depois corrijo com mais calma.
Numa primeira vista, a redação está bem escrita e acima da média.
eu acho que você não explicitou o tema no primeiro parágrafo tão bem. Você não escreve nada relacionado a "formação educacional dos surdos", tampouco fala que há desafios relacionados a isso, no Brasil. Você só fala de igualdade educacional dos surdos, e não quais são os problemas para formá-los.
No desenvolvimento, dá a entender bem que você não dá fuga parcial, nem foge do tema, mas o problema estrutural do primeiro parágrafo vai te tirar nota da competência 2. Outro problema em relação a essa competência é que você não reescreve os tópicos frasais didaticamente na sua introdução, de forma que o corretor não consegue prever como será o seu texto daí pra frente.
Sua linguagem está boa, mas no segundo parágrafo há um erro de concorância verbal. O correto é "Somam-se a isso campanhas...".
No tópico frasal do terceiro parágrafo, há um erro de paralelismo semântico: os entraves impulsionam a exclusão, e impulsinam também o acesso dos deficientes? A construção da sua frase dá a entender que sim. Os entraves, na verdade, não impulsionam o acesso dos deficientes. Ademais, o gerúndio em "refazendo" oculta a ideia de sentido pensada por você, de forma que dá a entender que os próprios surdos refazem a lógica paradoxal de privação, quando, na verdade, é a conjuntura em torno da problemática.
Sua conclusão tira 200, muito provavelmente. Eu não daria a nota máxima nas competências 1 e 2. Sobre as notas das competências 3 e 4, eu teria que pensar ainda. Se quiser depois corrijo com mais calma.
Numa primeira vista, a redação está bem escrita e acima da média.
Última edição por Hayzel Sh em Qui 09 Nov 2017, 17:53, editado 1 vez(es)
Hayzel Sh- Estrela Dourada
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Re: Redação ENEM 2017
concordo hayzel.Estou muito apreensivo,pois preciso fazer em torno de 960 para conseguir o curso que almejo.Será se consigo?
PASTRANA- Padawan
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Re: Redação ENEM 2017
XI- Não use letras maiúsculas para o título ou o corpo do texto da questão. Quando uma questão possui alternativas estas FAZEM PARTE da questão e devem ser postadas integralmente. Da mesma forma não deixe de postar a resposta esperada, se a conhecer. Isso será de valia para quem tentar ajudá-lo(a).
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
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Re: Redação ENEM 2017
Pastrana, eu acho que você não tira 960, sinceramente. A redação está muito boa, mas há bons argumentos contra um 960 nessa redação.
Hayzel Sh- Estrela Dourada
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Re: Redação ENEM 2017
O autor Gilberto Freyre destaca em sua obra a miscigenação como característica da formação nacional. Nessa perspectiva, a harmonia entre os diferentes tipos sociais deve pautar a vida em sociedade. Todavia, a perpetuação de um ensino segregacionista, na grande maioria das escolas, assevera a importância da articulação estatal para o amparo equânime dos cidadãos que possuem deficiência auditiva.
Em primeiro plano, é válido ressaltar o avanço no ordenamento jurídico acerca dessa problemática. Nesse cenário, a promulgação da Constituição Federal de 1988, com o preceito da isonomia, ratifica o amparo legal concernente a essa temática. Ademais, a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) destaca o entendimento de que o sistema educacional, elemento que amplia as características morais e éticas, deve divergir de metodologias segregacionistas. Somam-se a isso campanhas e mobilizações de entidades do terceiro setor a fim de ratificar a defesa dos direitos irentes a essas minorias. Dessa forma, é imperioso que esse processo seja ampliado.
Apesar dos avanços supracitados, há entraves que impulsionam a exclusão e, por conseguinte, o acesso dos deficientes auditivos a um ensino que respeite as suas particularidades. Nessa lógica, a reduzida implementação das LIBRAS entre os docentes converge à manutenção de um sistema educacional excludente. Com isso, muitos alunos ficam desamparados e não conseguem abstrair as informações e os conceitos debatidos em sala, refazendo uma lógica paradoxal de privação dos direitos a portadores de deficiência. Desse modo, é de fundamental importância que os problemas estruturais concernentes a esse processo sejam solucionados.
Por fim, medidas concretas necessitam ser engendradas, a saber: o Ministério da Educação (MEC), em parceria com projetos de extensão universitários do curso de Letras e áreas correlacionadas, deve promover cursos de LIBRAS e práticas discursivas em todos os núcleos educacionais da federação, acentuadamente entre as escolas públicas. Essa abordagem tem o objetivo de qualificar os docentes para a difusão de ensino equânime. Em adição, debates públicos entre pais, alunos e professores acerca de um novo eixo temático-via autorização do referido ministério e inclusão na Base Nacional Comum Curricular- torna-se impreterível. O diálogo sobre o tema: "educação equânime aos deficientes auditivos" possibilitará, de fato, a atenuação dessa problemática.
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Sobre a primeira competência, que diz respeito à linguagem: 200
Seu texto demonstra um excelente domínio da linguagem formal da Língua Portuguesa. Foram observados alguns erros, mas esses foram exceção e acho extremamente difícil um corretor não te dar nota máxima nesse aspecto com base nas redações de nota 1000 que conheço e outras que tiveram nota máxima nessa competência. Sem contar que, em 2016, minha redação teve diversos erros de português e, ainda assim, eu consegui 200.
Segunda competência (tema, tipo textual e repertório sociocultural): 160-200
Em relação ao tema, eu acho que você pecou na introdução, como bem pontou a Hayzel, quando não deixou claro o tema da sua redação. No entanto, eu não acho que isso afeta de forma significativa a sua nota, visto que é um erro atenuado pelo restante da redação.
É esperado que a redação demonstre conhecimento de outras áreas e isso é feito de forma clara no seu texto.
Não vi fugas quanto à estrutura dissertativa-argumentativa.
Argumentação: 200
A argumentação está excelente e acho muito difícil você não conseguir 200 nessa competência.
Articulação: 160-200
No terceiro parágrafo, realmente dá a entender que os entraves impulsionam, também, o acesso. Além disso, é possível perceber pouca comunicação entre os seus parágrafos, apesar dos diversos conectivos.
É perfeitamente possível entender o seu ponto de vista no texto. Mas, infelizmente, o corretor dá muita atenção à fluidez, o que, em relação a sua redação, constitui chances reais de perda de pontos nessa competência.
Intervenção: 200
Sua intervenção ficou excelente, detalhada e compatível com o tema. Acho dificílimo menos de 200 nessa competência.
------
Acho que as competências II e IV são as que existem mais chance de você perder pontos. Eu diria que você tirou 960, com perda de pontos na 4ª competência, embora eu não ficaria surpreso se você conseguir 920 ou 1000 visto que sua redação está em um nível muito próximo daquelas que tiram nota máxima. Enfim, a sua nota vai depender muito mais do corretor do que do seu desempenho. Mas pode ficar relaxado, uma vez que as chances de você tirar pelo menos 960 são muito altas. Mais altas, na minha opinião, do que tirar menos que isso.
Boa sorte no próximo domingo.
Em primeiro plano, é válido ressaltar o avanço no ordenamento jurídico acerca dessa problemática. Nesse cenário, a promulgação da Constituição Federal de 1988, com o preceito da isonomia, ratifica o amparo legal concernente a essa temática. Ademais, a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) destaca o entendimento de que o sistema educacional, elemento que amplia as características morais e éticas, deve divergir de metodologias segregacionistas. Somam-se a isso campanhas e mobilizações de entidades do terceiro setor a fim de ratificar a defesa dos direitos irentes a essas minorias. Dessa forma, é imperioso que esse processo seja ampliado.
Apesar dos avanços supracitados, há entraves que impulsionam a exclusão e, por conseguinte, o acesso dos deficientes auditivos a um ensino que respeite as suas particularidades. Nessa lógica, a reduzida implementação das LIBRAS entre os docentes converge à manutenção de um sistema educacional excludente. Com isso, muitos alunos ficam desamparados e não conseguem abstrair as informações e os conceitos debatidos em sala, refazendo uma lógica paradoxal de privação dos direitos a portadores de deficiência. Desse modo, é de fundamental importância que os problemas estruturais concernentes a esse processo sejam solucionados.
Por fim, medidas concretas necessitam ser engendradas, a saber: o Ministério da Educação (MEC), em parceria com projetos de extensão universitários do curso de Letras e áreas correlacionadas, deve promover cursos de LIBRAS e práticas discursivas em todos os núcleos educacionais da federação, acentuadamente entre as escolas públicas. Essa abordagem tem o objetivo de qualificar os docentes para a difusão de ensino equânime. Em adição, debates públicos entre pais, alunos e professores acerca de um novo eixo temático-via autorização do referido ministério e inclusão na Base Nacional Comum Curricular- torna-se impreterível. O diálogo sobre o tema: "educação equânime aos deficientes auditivos" possibilitará, de fato, a atenuação dessa problemática.
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Sobre a primeira competência, que diz respeito à linguagem: 200
Seu texto demonstra um excelente domínio da linguagem formal da Língua Portuguesa. Foram observados alguns erros, mas esses foram exceção e acho extremamente difícil um corretor não te dar nota máxima nesse aspecto com base nas redações de nota 1000 que conheço e outras que tiveram nota máxima nessa competência. Sem contar que, em 2016, minha redação teve diversos erros de português e, ainda assim, eu consegui 200.
Segunda competência (tema, tipo textual e repertório sociocultural): 160-200
Em relação ao tema, eu acho que você pecou na introdução, como bem pontou a Hayzel, quando não deixou claro o tema da sua redação. No entanto, eu não acho que isso afeta de forma significativa a sua nota, visto que é um erro atenuado pelo restante da redação.
É esperado que a redação demonstre conhecimento de outras áreas e isso é feito de forma clara no seu texto.
Não vi fugas quanto à estrutura dissertativa-argumentativa.
Argumentação: 200
A argumentação está excelente e acho muito difícil você não conseguir 200 nessa competência.
Articulação: 160-200
No terceiro parágrafo, realmente dá a entender que os entraves impulsionam, também, o acesso. Além disso, é possível perceber pouca comunicação entre os seus parágrafos, apesar dos diversos conectivos.
É perfeitamente possível entender o seu ponto de vista no texto. Mas, infelizmente, o corretor dá muita atenção à fluidez, o que, em relação a sua redação, constitui chances reais de perda de pontos nessa competência.
Intervenção: 200
Sua intervenção ficou excelente, detalhada e compatível com o tema. Acho dificílimo menos de 200 nessa competência.
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Acho que as competências II e IV são as que existem mais chance de você perder pontos. Eu diria que você tirou 960, com perda de pontos na 4ª competência, embora eu não ficaria surpreso se você conseguir 920 ou 1000 visto que sua redação está em um nível muito próximo daquelas que tiram nota máxima. Enfim, a sua nota vai depender muito mais do corretor do que do seu desempenho. Mas pode ficar relaxado, uma vez que as chances de você tirar pelo menos 960 são muito altas. Mais altas, na minha opinião, do que tirar menos que isso.
Boa sorte no próximo domingo.
nivlek- Recebeu o sabre de luz
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Re: Redação ENEM 2017
Só eu que achei que a citação de Gilberto Freyre ficou deslocada?
_Arthur_- Mestre Jedi
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Localização : Guacui - ES
Re: Redação ENEM 2017
Realmente, o conceito de miscigenação está mais ligado à mistura de etnias... Mas ele usou para destacar a importância da harmonia que deve haver entre os indivíduos no território nacional... A citação está fora de contexto, mas não teria problemas por isso.
Thanos- Jedi
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