PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doutrina niilista- Enem 2016

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Doutrina niilista- Enem 2016

Mensagem por Liliana Rodrigues Ter 31 Out 2017, 14:44

Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar!

O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que 
a) reforça a liberdade do cidadão. 
b) desvela os valores do cotidiano. 
c) exorta as relações de produção. 
d) destaca a decadência da cultura. 
e) amplifica o sentimento de ansiedade.

É uma questão que caiu na parte de CH do Enem, e como não tem uma área sobre filo/socio, eu resolvi postar aqui, se não puder, podem remover a questão

O gabarito é a d). Queria saber por que não é a b), acho que tem mais a ver com as partes "tudo é oco, tudo é igual", "o nosso trabalho foi inútil", "secamos de todos", "as nossas cinzas voariam em pó", e partindo da premissa que niilismo é redução ao nada...

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Doutrina niilista- Enem 2016

Mensagem por Diego A Qua 01 Nov 2017, 00:42

sinônimos para desvelar:
empenhar, esforçar, expor, velar, demonstrar, desnudar, esclarecer, elucidar
Não vejo nenhuma relação direta com o conceito de niilismo.

Acredito que a apreciação de um termo desconhecido pudesse ser um problema na prova. Contudo, nem sempre é assim, isso não é regra. Mesmo assim, a letra d responde bem a pergunta.
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Doutrina niilista- Enem 2016

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 01 Nov 2017, 10:44

Realmente, eu interpretei "desvelar" com outro significado.
Eu fiquei em dúvida entre a b) e a d), embora achasse que fosse a b), por que cultura é um termo muito abrangente e subjetivo, e pensei que a b) tivesse mais a ver... 
Mas entendi, obrigada!! Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Doutrina niilista- Enem 2016

Mensagem por renanpsabino Qui 25 Out 2018, 12:02

Eu me enrosquei nessa questão pelo exagero da generalização da decadência cultural. Muito estranho falar sobre decadência cultural,  sendo que uma cultura envolve uma gama de valores muito complexos e por conta disso seria algo muito estranho questionar uma cultura inteira. Pensei assim: um estado de não ser do niilismo pode estar relacionado com o sentimento de ansiedade sei lá. 
Achei muito estranho a alternativa correta pale
renanpsabino
renanpsabino
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Doutrina niilista- Enem 2016

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos