PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conflitos no Oriente Médio

3 participantes

Ir para baixo

Conflitos no Oriente Médio Empty Conflitos no Oriente Médio

Mensagem por Liliana Rodrigues 14/10/2017, 8:11 pm

Analise as proposições relacionadas aos conflitos envolvendo a região do Oriente Médio.
I. Sendo pró-ocidente, Israel, mesmo situado naquela região, mantém uma tradicional política de neutralidade com o mundo árabe.

II. Iraque (árabe) e Irã (persa) viveram um sangrento conflito entre 1980 e 1988.

III. A Revolução Xiita no Irã, no final da década de 1970, ainda hoje tem forte repercussão entre as nações islâmicas.

IV. Durante a Guerra do Golfo em 1991, não foram medidos esforços, dos dois lados, para que as jazidas de petróleo e o meio ambiente fossem preservados.

Assinale a alternativa CORRETA.
A) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Não deveria ser a b)??

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conflitos no Oriente Médio Empty Re: Conflitos no Oriente Médio

Mensagem por Brunoranery 17/10/2017, 9:17 am

Bom dia!
Liliana, bom te ver por aqui Very Happy
Bem, a IV está certa.
O objetivo do Iraque era em relação à sua fragilidade econômica, tendo em vista a dívida externa e questão territorial. Tanto que Saddam Hussein colocou fogo em vários poços de petróleo, o que demonstra uma despreocupação tanto ambiental quanto com as jazidas.
O dos EUA era simplesmente adquirir uma área de influência tanto no Kuwait quanto no Iraque, derrubando Saddam, e não havia interesse significativo na integridade ambiental ou das jazidas de petróleo preservadas.

Acredito que o problema do item III seja a generalização. A Revolução Xiita ocorreu no Irâ, pode ter afetado sim outros países, mas quando ele diz nações islâmicas, envolve muitas outras nações.

Não sou muito bom em geopolítica, mas estamos aí!

Brunoranery
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/01/2017
Idade : 25
Localização : Ceilândia DF Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conflitos no Oriente Médio Empty Re: Conflitos no Oriente Médio

Mensagem por Liliana Rodrigues 17/10/2017, 11:27 am

Bom dia Bruno, bom ver você aqui também! Very Happy
Eu achei que a IV estivesse errada por que quando se fala "não foram medidos esforços para tal coisa", dá a entender que se esforçou demais, na minha visão

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conflitos no Oriente Médio Empty Re: Conflitos no Oriente Médio

Mensagem por Brunoranery 17/10/2017, 1:06 pm

Liliana Rodrigues escreveu:Bom dia Bruno, bom ver você aqui também! Very Happy
Eu achei que a IV estivesse errada por que quando se fala "não foram medidos esforços para tal coisa", dá a entender que se esforçou demais, na minha visão
Realmente, tens razão... Agora que fui me atentar a esse detalhe. Os EUA não são de se esforçar para preservar o meio ambiente Laughing

Liliana, desculpe-me fui pegar como parâmetro esse gabarito. Fiz uma outra análise e vi que a resposta na prova da UDESC está como Letra C. (GAB Oficial)

Brunoranery
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/01/2017
Idade : 25
Localização : Ceilândia DF Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conflitos no Oriente Médio Empty Re: Conflitos no Oriente Médio

Mensagem por Kaminii 17/10/2017, 2:34 pm

Intromissão no diálogo aqui  Rolling Eyes , mas gostaria de uma breve explicação sobre a alternativa I, pois a letra C foi uma das que exclui logo na primeira leitura, visto que Israel controla por muitos anos os passos da Palestina e demorou fixar algum acordo. Ademais, a guerra Irã - Iraque aconteceu nesse período, não? Sou péssima em geopolítica "nota-se" ; concordo com a primeira a letra B e se a UDESC estiver com o gabarito correto acho que preciso me dedicar mais à isso!

Obrigada!
Razz Wink




22 de setembro de 198020 de agosto de 1988
(7 anos, 10 meses, 4 semanas e 1 dia)
LocalFronteira Irã-Iraque e Golfo Pérsico

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conflitos no Oriente Médio Empty Re: Conflitos no Oriente Médio

Mensagem por Brunoranery 17/10/2017, 3:54 pm

Kaminii escreveu:Intromissão no diálogo aqui  Rolling Eyes , mas gostaria de uma breve explicação sobre a alternativa I, pois a letra C foi uma das que exclui logo na primeira leitura, visto que Israel controla por muitos anos os passos da Palestina e demorou fixar algum acordo. Ademais, a guerra Irã - Iraque aconteceu nesse período, não? Sou péssima em geopolítica "nota-se" ; concordo com a primeira a letra B e se a UDESC estiver com o gabarito correto acho que preciso me dedicar mais à isso!

Obrigada!
Razz Wink






22 de setembro de 198020 de agosto de 1988
(7 anos, 10 meses, 4 semanas e 1 dia)
[b]Local[/b]Fronteira Irã-Iraque e Golfo Pérsico
Realmente. A própria Guerra dos 6 dias e a do Yom Kippur já contradizem o item.
Estranho é a universidade não ter corrigido isso no gabarito definitivo.

Link prova: http://vestibular.udesc.br/arquivos/id_submenu/697/241275257459.pdf (Questão 38)
Link gabarito oficial: http://vestibular.udesc.br/arquivos/id_submenu/697/a_coordenadoria_de_vestibulares_e_concursos_p__blicos_da_universidade_do_estado_de_santa_catarina.pdf

Brunoranery
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/01/2017
Idade : 25
Localização : Ceilândia DF Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conflitos no Oriente Médio Empty Re: Conflitos no Oriente Médio

Mensagem por Kaminii 17/10/2017, 5:41 pm

Brunoranery escreveu:
Kaminii escreveu:Intromissão no diálogo aqui  Rolling Eyes , mas gostaria de uma breve explicação sobre a alternativa I, pois a letra C foi uma das que exclui logo na primeira leitura, visto que Israel controla por muitos anos os passos da Palestina e demorou fixar algum acordo. Ademais, a guerra Irã - Iraque aconteceu nesse período, não? Sou péssima em geopolítica "nota-se" ; concordo com a primeira a letra B e se a UDESC estiver com o gabarito correto acho que preciso me dedicar mais à isso!

Obrigada!
Razz Wink








22 de setembro de 198020 de agosto de 1988
(7 anos, 10 meses, 4 semanas e 1 dia)
[b][b][b]Local[/b][/b][/b]Fronteira Irã-Iraque e Golfo Pérsico
Realmente. A própria Guerra dos 6 dias e a do Yom Kippur já contradizem o item.
Estranho é a universidade não ter corrigido isso no gabarito definitivo.

Link prova: http://vestibular.udesc.br/arquivos/id_submenu/697/241275257459.pdf (Questão 38)
Link gabarito oficial: http://vestibular.udesc.br/arquivos/id_submenu/697/a_coordenadoria_de_vestibulares_e_concursos_p__blicos_da_universidade_do_estado_de_santa_catarina.pdf
Combate à ocidentalização do Irã
Na década de 1970, a continuidade do processo de ocidentalização do Irã passou a ser veementemente combatida pela população muçulmana xiita. De orientação fundamentalista, os partidários desse movimento de oposição contra o regime de Reza Pahlevi cresceram graças à forte atuação do líder religioso do aiatolá Ruhollah Khomeini. Mesmo exilado, conseguia enviar mensagens que instigavam a realização de protestos, greves e outras manifestações de repúdio.
Em 1979, a intensificação do movimento conseguiu impor a derrubada da ditadura de Reza Pahlevi e o retorno de Khomeini para a sua terra natal. Colocado como o Líder Supremo da nação, o aiatolá afastou a intervenção ocidental e privilegiou a retomada dos costumes e políticas subordinadas às tradições de fundo religioso. Dessa forma, o Irã transformou-se em uma teocracia marcada por alguns elementos democráticos e, ao mesmo tempo, de natureza republicana.

  • Revolução Iraniana

A chamada Revolução Iraniana tentou ser barrada pelos EUA, que instigaram os vizinhos iraquianos a invadir o território. Contudo, mesmo com o apoio recebido, as tropas antirrevolucionárias não conseguiram interromper o processo que se desenrolava. Ainda hoje, sendo controlados por uma elite religiosa, os iranianos sustentam um discurso oficial de aversão explícita aos EUA.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

III. A Revolução Xiita no Irã, no final da década de 1970, ainda hoje tem forte repercussão entre as nações islâmicas.

- muitas dessas questões são retiradas do Brasil Escola - frequente no ENEM também. Acho que é fato esse gabarito estar errado  Wink .
Muito Obrigada!!

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Conflitos no Oriente Médio Empty Re: Conflitos no Oriente Médio

Mensagem por Liliana Rodrigues 27/10/2017, 11:51 am

Obrigada pela ajuda, gente. P gabarito deve estar errado mesmo =)

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Conflitos no Oriente Médio Empty Re: Conflitos no Oriente Médio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos