PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velho de mais para Med?

2 participantes

Ir para baixo

Velho de mais para Med? Empty Velho de mais para Med?

Mensagem por amacedo Ter 26 Set 2017, 01:43

Salve amigos,

Sou novo no fórum, aliás, faz um certo tempo que me cadastrei (esse ano ainda), porém só comecei a usar efetivamente à pouco tempo. Bom, vim me apresentar por que gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha história, talvez o texto fique um pouco grande, mas se uma pessoa ler já terá valido a pena. Então vamos lá.

Moro em Natal/RN e tenho 28 anos. Terminei o ensino médio em 2006, sempre estudei em escola pública. Durante minha adolescência eu não sabia qual profissão queria seguir mas fui induzido pela minha família a querer cursar Engenharia Civil, talvez eles acreditassem que teria um bom retorno financeiro. Então assim eu fiz, no meu terceiro ano eu prestei vestibular para civil na federal do meu estado, e para surpresa de todos (não foi surpresa pra mim) eu não passei. No ano seguinte entrei em um cursinho popular aqui na cidade, consegui pagar o cursinho por que minha mãe arranjou uma bolsa de 50% na mensalidade através de um vereador da região, os outros 50% eu banquei com o dinheiro que havia juntado no ano anterior, pois no meu pré eu participava de um programa do governo chamado Agente Jovem, com isso eu ganhava um bolsa mensal de R$ 65,00. No entanto, nessa minha segunda tentativo eu fui induzido mais uma vez, porém, agora o objetivo dos meus pais era que eu fizesse Geologia - um grande amigo deles nessa época estava ganhando muito dinheiro nessa profissão. Nesse ponto do texto vocês já devem ter percebido que eu realmente estava completamente perdido. Mais um vez eu não fui aprovado no vestibular da federal, fiquei em 15º na lista de espera. De certo modo acho que todas as pessoas que conviviam comigo já esperavam esse resultado. Apesar de ter quase 100% de frequência no cursinho, eu sentia como se não tivesse aprendendo nada, eu realmente não estava, minha dedicação para esse processo era zero. Enfim, no mesmo ano veio a redenção, poucos dias depois do resultado da federal saiu o resultado do IF, que eu também tinha feito no mesmo ano porém como a prova havia sido mais difícil do que a federal eu não tinha esperança de passar. Contrariando todas as minhas suspeitas eu fui aprovado no curso de redes de computadores do Instituto Federal aqui da cidade. Pois é amigos, em 2 anos eu tentei vestibular para três cursos superiores com áreas completamente diferentes.

Bom, essa aprovação era o que eu precisava para dar uma satisfação aos meus pais. No entanto, eu não sabia do que tratava o curso mas mesmo assim cursei até o final. Até então eu sabia que teria uma profissão, como hoje eu realmente tenho, mas não tinha menor perspectiva de realização profissional. Já no primeiro ano de Redes de Computadores eu despertei um interesse pela área da saúde, gastava parte do meu tempo ocioso pesquisando coisas na Internet e estudando sobre alimentação, exercício físico, prevenção de doenças e tudo mais. Na minha cabeça estava claro que eu deveria seguir essa área, mas qual curso? A resposta de cara foi Medicina. Bom, Medicina para mim sempre foi algo utópico, eu nunca fui um aluno "fora da curva", sempre fui um estudante medíocre que estudava apenas para passar na média, meu ensino básico foi todo em escola pública, no terceiro ano as matérias de química, física e biologia tiveram troca de professores mais de três vezes, além disso eu nunca tive o hábito de estudar. O curso de Medicina logo saiu dos meus planos. Então eu tinha o pensamento que se eu fosse fazer uma outra graduação com certeza seria Nutrição, mas mesmo apenas em pensamento eu não me sentia completo, algo faltava em mim.

A uns dois anos eu tenho seguido o meu coração, acredito que devido a maturidade eu consegui enxergar um potencial em mim que eu não enxergava, algo dentro de mim falava que eu precisava mudar minha vida, estava ficando velho e aquele vazio nunca passava, foi então que eu comecei a arquitetar a mudança. Eu pensei muito bem nas possibilidades, pois hoje tenho uma profissão onde ganho razoavelmente bem e como vocês sabem o curso de Medicina exige muito tempo e dedicação do aluno, de modo que provavelmente eu precisarei abandonar o emprego. Eu estava convencido do que queria e no final do ano passado estava decidido a me preparar para o ENEM deste ano, bom, faltava convencer aos meus pais e minha namorada que isso seria o melhor pra mim. Confesso a vocês que até hoje não tenho certeza se realmente me apoiam, ou se apenas fingem que aceitaram ou que acreditam que eu posso alcançar esse objetivo. Sem dúvida que o apoio das pessoas que eu gosto são importantes, mas eu sei o que eu quero, e mesmo que eu não tenha apoio de ninguém, vai ser muito difícil conseguirem fazer eu desistir do meu sonho.

Enfim, apesar de estar obstinado, sempre bate aquela insegurança, principalmente na falta de certeza que a aprovação será alcançada, acredito que a grande maioria também tenha as mesma angústias que eu tenho. Meu ano não tem sido fácil, eu trabalho 8 horas por dia, saiu de casa às 7:00 da manhã, vou para o trabalho, cumpro minha jornada de 8 horas diárias (com 2 horas de almoço), saiu às 18:00 e vou direto para o cursinho, lá assisto aula até 22:00. Chegando em casa faço segundo tempo da minha jornada, começo a estudar às 23:00 e termino quando não suporto mais de dor na cabeça e meus olhos não se mantém mais abertos, normalmente estudo até 02:30 da manhã. Esse ritmo está acabando comigo, devido a falta de descanso, esse ano eu já tive muitos resfriados, infecções, meu rendimento no trabalho caiu bastante e nos estudos também.

A essa altura do campeonato eu não sei mais se estudar vai mudar o resultado da prova, sinto que não me preparei bem esse ano mas com certeza hoje, dia 26 de setembro de 2017 eu tenho uma bagagem de conteúdo muito, mas muito maior do que eu tinha no dia 21 de fevereiro, que foi o dia da primeira aula no cursinho. Daqui a duas semanas entrarei de férias no trabalho, me organizei para que as férias caíssem mais ou menos 1 mês antes da última prova para eu possa me dedicar exclusivamente a esse processo. Estou abrindo mão do único descanso que tenho em 1 ano para investir no meu sonho. Eu realmente preciso passar esse ano, tenho 28 anos e a cada ano passa mais complicado fica.

Amigos, mil desculpas pela "bíblia" que eu digitei, mas precisava desse pequeno "desabafo".

Espero conseguir contribuir com alguma coisa aqui no fórum, e desde já agradeço a comunidade do PiR2 pois já tem me ajudado bastante.

Forte abraço a todos.

amacedo
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/05/2017
Idade : 34
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Velho de mais para Med? Empty Re: Velho de mais para Med?

Mensagem por Forken Ter 26 Set 2017, 04:45

Se idade fosse relevante este teria limite para ingressar, como é feito nos concursos militares.
Você não estuda no cursinho, você frequenta o cursinho, o estudo é feito em casa sozinho, entendendo a teoria e resolvendo exercícios. Não trate como verdade absoluta o que falarei a diante, são apenas opiniões, que inclusive aceito críticas.

Como poupar tempo?
Estudando em casa.

Como estudar em casa?
Adquira livros que são referências pra cada matéria, curso online.

Quem vou recorrer quando tiver dúvidas?
Use e abuse do fórum, os colaboradores daqui tem duas qualidades fundamentais, são feras e respondem rápidos.

Devo sair do emprego?
Amacedo, o arrependimento é um dos piores sentimentos, pois com ele vem a frustração, a vontade de ter feito diferente e pior, não resolve nada. O desemprego ta em alta, se tem uma coisa que aprendi na vida, é que não se resolve problema criando outros.

Atualmente trabalho em dois lugares e curso Lic. Matemática no IFBA, é fácil? Não, é o melhor a se fazer? Não. Mas é o que tem pra hoje, só tenho a agradecer.

Meus familiares, amigos e etc não apoiam e agora?
Não espere que as pessoas vivam seus sonhos, também não espere que elas te entendam, se tem uma coisa que ninguém pode fazer por você é a sua parte. Estude! Estude! Estude! e Estude! Pq ae, podem até não saberem o que você está tentando fazer, mas ao menos seja lá o que for que estiverem pensando, saberão que você não ta pra brincadeira.

Estudei em colégio público isto é ruim?
Sim, mas pior que isto é não estudar. Sabe o que os vestibulares tem de interessante? Eles não questionam a qualidade dos certificados escolares, apenas te avaliam.

O que não falta no fórum são depoimentos de pessoas que estudaram em colégio público e alcançaram o que queriam e onde queriam. Também sou oriundo de colégio público, não tive professor de física o ensino médio todo e em relação aos professores de matemática aconteceu exatamente o mesmo que o seu (Que irônico né? Eu na matemática.), ainda digo mais em 2012, meu último ano, vivenciei uma greve de 4 meses ininterruptos.

https://pir2.forumeiros.com/t104472-med-s-cursinho-ufmg-uneb-pucspcamp-unir
https://pir2.forumeiros.com/t119805-bixo-medicina-ufpel-sisu-2016-2

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Velho de mais para Med? Empty Re: Velho de mais para Med?

Mensagem por amacedo Ter 26 Set 2017, 11:56

Forken escreveu:Se idade fosse relevante este teria limite para ingressar, como é feito nos concursos militares.
Você não estuda no cursinho, você frequenta o cursinho, o estudo é feito em casa sozinho, entendendo a teoria e resolvendo exercícios. Não trate como verdade absoluta o que falarei a diante, são apenas opiniões, que inclusive aceito críticas.

Como poupar tempo?
Estudando em casa.

Como estudar em casa?
Adquira livros que são referências pra cada matéria, curso online.

Quem vou recorrer quando tiver dúvidas?
Use e abuse do fórum, os colaboradores daqui tem duas qualidades fundamentais, são feras e respondem rápidos.

Devo sair do emprego?
Amacedo, o arrependimento é um dos piores sentimentos, pois com ele vem a frustração, a vontade de ter feito diferente e pior, não resolve nada. O desemprego ta em alta, se tem uma coisa que aprendi na vida, é que não se resolve problema criando outros.

Atualmente trabalho em dois lugares e curso Lic. Matemática no IFBA, é fácil? Não, é o melhor a se fazer? Não. Mas é o que tem pra hoje, só tenho a agradecer.

Meus familiares, amigos e etc não apoiam e agora?
Não espere que as pessoas vivam seus sonhos, também não espere que elas te entendam, se tem uma coisa que ninguém pode fazer por você é a sua parte. Estude! Estude! Estude! e Estude! Pq ae, podem até não saberem o que você está tentando fazer, mas ao menos seja lá o que for que estiverem pensando, saberão que você não ta pra brincadeira.

Estudei em colégio público isto é ruim?
Sim, mas pior que isto é não estudar. Sabe o que os vestibulares tem de interessante? Eles não questionam a qualidade dos certificados escolares, apenas te avaliam.

O que não falta no fórum são depoimentos de pessoas que estudaram em colégio público e alcançaram o que queriam e onde queriam. Também sou oriundo de colégio público, não tive professor de física o ensino médio todo e em relação aos professores de matemática aconteceu exatamente o mesmo que o seu (Que irônico né? Eu na matemática.), ainda digo mais em 2012, meu último ano, vivenciei uma greve de 4 meses ininterruptos.

https://pir2.forumeiros.com/t104472-med-s-cursinho-ufmg-uneb-pucspcamp-unir
https://pir2.forumeiros.com/t119805-bixo-medicina-ufpel-sisu-2016-2

Forken, muito obrigado por te lido e mais ainda pelas suas palavras.

Você tem razão nas coisas que falou. De fato estudar em escola pública não é desculpa para ninguém, no entanto o caminho é mais doloroso. Eu realmente estou determinado, pela primeira vez na vida estou focado de verdade em um projeto e apesar de tudo acredito que existe uma boa chance de alcançar a aprovação ainda esse ano.

Apesar de ter começado errado vou seguir com o plano e espero ano que vem poder colocar meu depoimento contando sobre minha aprovação.

Forte abraço e mais uma vez obrigado pelas palavras.

amacedo
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 23/05/2017
Idade : 34
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Velho de mais para Med? Empty Re: Velho de mais para Med?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos