PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

forças de repulsão

3 participantes

Ir para baixo

forças de repulsão Empty forças de repulsão

Mensagem por BadLeprechaun Ter 17 maio 2011, 17:56

Essa é outra dúvida conceitual, não sei direito onde colocar porque tem a ver com atrito também, então botei aqui mesmo

A maior parte do átomo é feito de espaços vazios, certo?
Quando eu boto a minha mão na mesa, ela não atravessa a mesa porque existem forças de repulsão entre os elétrons dos átomos da minha mão e os elétrons dos átomos da mesa, certo?
Então por que é que acontece o atrito?Se o atrito é gerado justamente pelos pontos em que uma superfície 'bate' na outra? E ficam se atraindo nesses pontos de contato? Como é que essas forças deixam os dois corpos se encostarem e baterem em alguns pontos?
BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

forças de repulsão Empty Re: forças de repulsão

Mensagem por Elcioschin Qui 19 maio 2011, 16:39

Conceito errado:

O motivo da sua mão não conseguir atravessar a madeira, NÃO é devido à força de repulsão entre a madeira e sua mão.

A mesa é sólida porque a força de atração/repulsão entre os átomos e/ou móleculas da madeira da mesa é muito forte. Devido a isto sua mão não consegue vencer esta força e atravessar a madeira

Se a mesa fosse fosse feita de outro material mais macio (areia ou água por exemplo) esta força de atração/repulsão seria muito menor. Neste caso sua mão conseguiria vencer esta força e penetrar na água.

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

forças de repulsão Empty Re: forças de repulsão

Mensagem por BadLeprechaun Dom 05 Jun 2011, 17:06

Elcioschin escreveu:Conceito errado:

O motivo da sua mão não conseguir atravessar a madeira, NÃO é devido à força de repulsão entre a madeira e sua mão.

Física Conceitual, Paul Hewitt, nona edição, pg 203

'Uma vez que os átomos são principalmente espaço vazio, nós e todos os materiais que nos rodeiam são também formados principalmente de espaço vazio.Assim, por que os átomos simplesmente não passam um através do outro? A resposta envolve a repulsão elétrica.Embora as partículas subatômicas sejam pequenas relativamente ao volume do átomo, o alcance dos campos elétricos gerados por ele é varias vezes maior do que o volume.Na superfície externa de qualquer átomo estão os elétrons, que repelem os elétrons dos átomos vizinhos.Os átomos, portanto, apenas conseguem chegar perto uns dos outros antes que sejam repelidos para longe (desde que não se combinem durante uma reação química). Quando os átomos de sua mão empurram os átomos de uma parede, por exemplo, as repulsões elétricas impedem sua mão de atravessar a parede.Essas mesmas repulsões elétricas nos impedem de cair através do chão sólido.Elas também nos permitem ter a sensação do tato.Curiosamente, quando você toca em alguém, os seus átomos não encostam nos átomos dessa pessoa.Em vez disso, eles se aproximam o suficiente para sentirem as forças elétricas de repulsão.Embora imperceptível, ainda existe um espaço entre você e a pessoa na qual você toca.'

BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

forças de repulsão Empty Re: forças de repulsão

Mensagem por Elcioschin Dom 05 Jun 2011, 19:34

BadLeprechaun

O que o artigo diz é apenas parte da verdade:

Se as forças a serem consideradas fossem apenas as forças de repulsão entre os elétrons da mão e os elétrons da superfície da madeira, isto NÃO explicaria porque a mão consegue penetrar na água, por exemplo. Esta mesma força de repulsão continua existindo e deveria, teoricamente, impedir a penetração da mão na água

Aí sim é que entra a minha explicação anterior:

Existe uma outra força importante a ser considerada: a força de repulsão entre os elétrons do próprio material a ser penetrado: madeira ou água.

A esta força vou dar o nome de força de coesão.
A grande diferença entre a madeira e a água é que a força de coesão das moléculas da madeira é muito MAIOR do que a força de coesão das moléculas da água.

Isto explica por que a mão penetra na água e não penetra na madeira: a causa é a força de coesão entre as moléculas do próprio material a ser penetrado (e não a força de repulsão entre a mão e o material)

Deu para entender?
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

forças de repulsão Empty Re: forças de repulsão

Mensagem por Viniciuscoelho Dom 05 Jun 2011, 19:53

Esse tópico é bastante delicado. No documentário "O átomo" produzido pela BBC, o físico (que conta como nós, seres humanos, fomos compreendendo a idéia de átomo desde de mera hipótese até a "certeza" de sua constituição mais elementar, somente no século XX), em relação a essa idéia, de por que nós não atravessamos o chão, etc e tal, só foi explicado satisfatoriamente pela "eletrodinâmica quantica ou EQC" (não sei explicar nada a respeito disso...). Sugestão: pesquise.

Viniciuscoelho
Fera
Fera

Mensagens : 644
Data de inscrição : 25/12/2009
Idade : 35
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

forças de repulsão Empty Re: forças de repulsão

Mensagem por BadLeprechaun Seg 06 Jun 2011, 02:47

Elcioschin escreveu:BadLeprechaun

O que o artigo diz é apenas parte da verdade:

Se as forças a serem consideradas fossem apenas as forças de repulsão entre os elétrons da mão e os elétrons da superfície da madeira, isto NÃO explicaria porque a mão consegue penetrar na água, por exemplo. Esta mesma força de repulsão continua existindo e deveria, teoricamente, impedir a penetração da mão na água

Aí sim é que entra a minha explicação anterior:

Existe uma outra força importante a ser considerada: a força de repulsão entre os elétrons do próprio material a ser penetrado: madeira ou água.

A esta força vou dar o nome de força de coesão.
A grande diferença entre a madeira e a água é que a força de coesão das moléculas da madeira é muito MAIOR do que a força de coesão das moléculas da água.

Isto explica por que a mão penetra na água e não penetra na madeira: a causa é a força de coesão entre as moléculas do próprio material a ser penetrado (e não a força de repulsão entre a mão e o material)

Deu para entender?
Sim, entendi, obrigado.Acho que parte da confusão é que eu usei a palavra atravessar no sentido dos dois objetos meio que ocuparem o mesmo espaço, na situação hipotética de que,já que há tanto espaço vazio assim dentro do átomo, os átomos da mão indo meio que se 'encaixando' nos da mesa, e sem colisão porque a pouca parte 'sólida' de um supostamente ficaria no grande vazio do outro .Não era atravessar no sentido da mão ocupar o espaço que antes era da agua, sendo que a agua vai sair dali e fazer subir o nivel da agua nos lados

Vinicius, já andei procurando por isso, mas não sei se achei a coisa certa
https://www.youtube.com/watch?v=LPDP_8X5Hug
BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

forças de repulsão Empty Re: forças de repulsão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos