PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OS RISCOS DA CRISE DE REPRESENTATIVIDADE

2 participantes

Ir para baixo

OS RISCOS DA CRISE DE REPRESENTATIVIDADE Empty OS RISCOS DA CRISE DE REPRESENTATIVIDADE

Mensagem por mateuslrocha Sex 25 Ago 2017, 11:35

Redação ENEM

Quem deve a quem?
                Oriunda do grego, a palavra democracia significa, grosso modo, governo do povo. Sabemos que não é possível toda uma nação governar um estado, por isso elegemos políticos para representar-nos e ouvir nossa opinião. O problema começa quando tais políticos não cumprem suas tarefas ou têm atitudes que vão contra a população que o colocou em sua posição.
                 Desde novos somos ensinados a importância de nossos votos, entretanto, não nos ensinam a função daqueles em que votamos. Não nos dizem a diferença entre um senador, um vereador... Sabemos apenas que devemos cobrar-lhes, mas como cobraremos alguém cuja função é desconhecida por nós? Isto acaba nos deixando um tanto perdidos na sociedade, sem saber o que cobrar e de quem. O que ocasiona uma grande brecha para políticos mal intencionados.
                Nas últimas décadas, manifestações em prol de melhorias sociais têm tomado mais espaço na mídia, nelas fica claro a crise de representatividade que vivemos, dificilmente vemos algum partido na liderança de algum destes movimentos, e quando está, é por interesse próprio. É quase como estivéssemos sozinhos quando clamamos por direitos básicos, como igualdade, por exemplo.
                Perceptivelmente, deveríamos sempre sentir-nos representados socialmente, porém, quando isso não acontece, nos sentimos como excluídos da sociedade, como se não merecêssemos estar aqui, tal sentimento é inflado quando tratamos de grupos específicos. E, quando esse sentimento persiste por um grande período de tempo, como gerações, em alguns casos, a exclusão começa a acontecer e afasta ainda mais os grupos sociais.
                Tendo em vista tais fatores, fica notória a necessidade de termos representatividade em nossa sociedade, começando sempre pela educação básica ensinando-nos nossos direitos e deveres e a quem devemos cobrar o quê e o governo criando mais políticas para que possamos nos sentir parte de algo maior, nossa nação. 

mateuslrocha
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 15/07/2017
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

OS RISCOS DA CRISE DE REPRESENTATIVIDADE Empty Re: OS RISCOS DA CRISE DE REPRESENTATIVIDADE

Mensagem por Diego A Qui 31 Ago 2017, 12:11

Acho seu 2 parágrafo fraco, veja bem, nos parágrafos seguintes você fala que a sociedade clama por direitos básicos (1), depois diz que as lideranças deveriam atender os interesses da população (2), ou seja, (1) e (2) são exemplos da função dos parlamentares. Logo há certa contradição entre esses parágrafos.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos