PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ?

3 participantes

Ir para baixo

Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ? Empty Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ?

Mensagem por Adam Zunoeta Sex 13 maio 2011, 00:20

ITA-92
Numa garrafa térmica, de capacidade calorífica desprezível, são misturados um volume V1 de uma solução aquosa 2 molar de ácido clorídrico com um volume V2 de uma solução aquosa 1 molar de hidróxido de sódio. Antes da mistura, as duas soluções estavam na mesma temperatura. Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Gabarito:
Letra "a"
Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ? Empty Re: Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ?

Mensagem por Luís Sex 13 maio 2011, 17:52

Balanar, eu vou responder isso mas deixo claro que é uma "teoria" minha, ou seja, não é muito confiável.

Tanto HCl quanto NaOH são ácido e bases fortes, portanto se dissociam completamente em água e essa dissociação é exotérmica (libera energia, provocando portanto aquecimento). A solução aquosa de ácido tem uma concentração o dobro maior do que a da base e na letra A nós temos que o volume da solução ácida é a metade do volume da básica.
É como se você colocasse uma quantidade relativamente grande para um volume pequeno.

"Analogia maluca": se você colocar uma colher de figatil (não sei se você já tomou isso) num volume de água pequeno vai sentir aquele sabor amargo forte; já se o volume de água for maior, o sabor forte vai diminuir).

O que eu quero dizer com isso é que como se fosse uma diluição. Concentração maior num volume menor provocando maior efeito térmico do que o contrário.

Não sei se eu só te fiz confundir. Repito que não é pra levar ao pé da letra essas loucuras que eu disse. Pode ser que não tenha nada a ver, mas... como ninguém respondeu...

Luís
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1177
Data de inscrição : 09/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ? Empty Re: Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ?

Mensagem por Adam Zunoeta Sex 13 maio 2011, 17:58

O Artur respondeu assim......

reaçao que vai ocorrer é NaOH+HCl->NaCl+H20 ,ou na forma iônica, H+ + OH-->H2O, vamos chamar de dH a quantidade de calor liberada quando 0,1 mols de H+ reagem com 0,1 mols de OH-
sabemos que Q=mcdT e m=d*V onde V é a densidade da água
Q=dV*c*dT
d*c é constante
então dT é diretamente proporcional a Q/V
analisando as afirmativas
a)0,2 mols de HCl reagindo com 0,2 mols de NaOH a razao Q/V é 2dH/300ml=dH/150 ml
b)0,2 mols de HCl reagindo com 0,2 mols de NaOH (limitante) a razão Q/V é 2dH/400=dH/200ml
c)0,4 mols de HCl reagindo com 0,4 mols de NaOH(limitante) a razão Q/V é 4dH/800ml=dH/200 ml
d)0,1 mols de HCl reagindo com 0,1 mols de NaOH(limitante) a razão Q/V é dH/300ml
e)0,2 mols de HCl reagindo com 0,2 mols de NaOH(limitante) a razão Q/V é 2dH/600ml=dH/300ml
o maior dT é letra a)
Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ? Empty Re: Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ?

Mensagem por hygorvv Sex 13 maio 2011, 18:28

balanar escreveu:ITA-92
Numa garrafa térmica, de capacidade calorífica desprezível, são misturados um volume V1 de uma solução aquosa 2 molar de ácido clorídrico com um volume V2 de uma solução aquosa 1 molar de hidróxido de sódio. Antes da mistura, as duas soluções estavam na mesma temperatura. Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Gabarito:
Letra "a"

como o ácido e a base são fortes, o calor de neutralização é constante, haverá um maior aumento de temperatura quando ocorrer a neutralização total.
Para o HCl
M=n/V1
2.V1=n

Para o NaOH
M=n'/V2
V2=n'
HCl + NaOH --> NaCl + H2O ΔH=x
1mol ---1mol
2V1------V2
V2=2V1

alternativa a

espero que seja isso e que te ajude.

hygorvv
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 1721
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ? Empty Re: Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ?

Mensagem por Adam Zunoeta Sex 13 maio 2011, 18:51

Vlw Luís e hygorvv
Very Happy
Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ? Empty Re: Em qual das misturas a seguir haverá maior aumento de temperatura ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos