PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Risco do aumento de consumo de álcool entre

Ir para baixo

O Risco do aumento de consumo de álcool entre Empty O Risco do aumento de consumo de álcool entre

Mensagem por AprovaçãoE Seg 07 Ago 2017, 11:41

Tema> O Risco do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens no brasil.

1. Introdução
O Uso de bebidas alcoólicos e drogas ilícitas estão cada vez mais frequente na vida cotidiana do jovem , o aumento de consumo tanto de álcool quanto de drogas ilícitas estão em crescente expansão , isso é o que revela os dados de uma pesquisa do Instituto brasileiro de geografia e estatística(IBGE) segundo o qual 70% dos jovens(entre 13 e 15 anos) já disseram ter ingerido bebidas alcoólicas , e 10%  já disseram  terem usado(alguma vez) drogas ilícitas. Esses dados são alarmantes e demonstram categoricamente a influência atuante das bebidas e drogas na vida dos adolescentes e jovens , esse contato do jovem com essas drogas se dá por variados motivos; um deles é pela influencia muitas vezes negativas de amizades nos colégios e também fora desse meio , e o outro é pela má estrutura familiar.

2.Desenvolvimento
O Envolvimento e contato inicial com álcool e drogas ilícitas se dá  na maioria das vezes  no meio escolar   por influência de colegas e de amizades formadas dentro e fora do colégio. A busca por  aceitação num grupo , de uma identidade no colégio se é validada muitas vezes por essas influencias e amizades. O jovem que buscar ter um grupo social e uma integração á um meio popular , dessa forma então se vê "obrigado" a integrar e interagir com outros jovens em busca desse grupo com o qual busca se identificar , muitas vezes , estes grupos são populares no colégio , e isto influencia os jovens á seguirem os mesmo , e a aceitarem tudo que lhes mandam para então assim pertencer á esse grupo.  Facilitando assim á experimentarem drogas e bebidas alcoólicas por tais influência em busca de serem aceitos e não serem mal vistos  muitos acabam aceitando por pressão  o que em alguns casos levam á um vício e dependência emocional para com bebidas e drogas ilícitas. A influencia da família e falta de estrutura da mesma , a inexistência de relacionamento e convívio regular entre os filhos e pais  acaba por facilitar a entrada deste jovem para este meio. A Desorientação e desinformação dos pais a respeito da vida destes jovens e das suas amizades acaba se tornando letal , pois acaba facilitando para o jovem buscarem e serem influenciados pelos outros facilmente , muitos são carentes ou filhos de mãe ou pai solteira ou não tem uma boa relação familiar e encontram nestas amizades e bebidas um meio de inserção social.

3. Conclusão


Portanto é se necessário o apoio familiar e de estrutura familiares entre os pais e filhos e familiares próximos , a falta de convivência , de conversas e conselhos entre as partes interessadas acaba por se tornar um grande facilitador para entrada destes jovens nas bebidas e drogas ilícitas influenciada por amizades e coleguismo errados. A necessidade de se auto afirmar e de pertencer á um grupo , de ter uma maior inserção social no seu meio colegial , acaba por se tornar um ótimo atrativo para este jovens que buscam um meio de interação social. Com apoio familiar , sobretudo dos pais , e com conversas socioeducativas e de entendimento por partes dos pais se tornam os meios mais eficazes para combater este male , pois pais presente na educação de seus filhos e conscientes dos mesmos sempre irão estar ali alertando , aconselhando e conversando com seus filhos , o que diminuiu e muito as chances deles entrarem ou buscarem aceitação por meio de amizades e influencia erradas que ás levam para o caminho das drogas e de consumo alcoólico , pois o jovem já tendo aceitação e afeto em suas relações familiares dificilmente irá buscar aceitação fora dela por meio de tais drogas e amizades , porém o jovem pouco consciente que não tem uma estrutura familiar sólida acaba por se tornar um vítima fácil para esse meio , pois ele irá buscar essas qualidades e falta de estrutura , afeto e pertencimento fora do seio familiar , e por essa  necessidade e carência  acabam por se integrar facilmente á um grupo que cumpra essa ideia de forma mínima que seja.


Alguém aí pode avaliar minha redação? Meu objetivo é Enem.

AprovaçãoE
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/06/2017
Idade : 25
Localização : Bahia , Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos