PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Cesgranrio-RJ) Temperatura café

3 participantes

Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Temperatura café Empty (Cesgranrio-RJ) Temperatura café

Mensagem por lucy cross Ter 03 maio 2011, 22:23

Derramando-se 50 cm³ de café quente ( 80 oC) em um copo de leite morno (40 oC), obtém-se 200 cm³ de café com leite a uma temperatura aproximada de:
a) 20 oC
b) 40 oC
c) 50 oC
d) 80 oC
e) 120 oC

lucy cross
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/04/2011
Idade : 29
Localização : São Luís/ Maranhão/ Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Temperatura café Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Temperatura café

Mensagem por Euclides Ter 03 maio 2011, 22:50

A temperatura final deverá estar entre 40oC, do leite e 80oC do café. Entre as alternativas está a única

c) 50 oC

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Temperatura café Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Temperatura café

Mensagem por Rogeriovallejo Qui 04 Out 2012, 17:52

Então Euclides... levando em consideração sua teoria a respeito do intervalo da temperatura que na minha opinião é um chute pois não há o cálculo, mesmo que tenha uma lógica, pois, sabemos que no equilíbrio a temperatura vai ficar neste intervalo .... agora dá uma olhadinha nessa questão do AFA que é idêntica a essa questão, a unica coisa que muda são as alternativas e o volume total café+leite

(AFA-SP)Derramando-se 50 cm³ de café quente ( 80 oC) em um copo de leite morno (40 oC), obtém-se 250 cm³ de café com leite a uma temperatura aproximada de:
a) 55 oC
b) 45 oC
c) 25 oC
d) 30 oC
e) 70 oC

Rogeriovallejo
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/09/2012
Idade : 32
Localização : manaus, amazona , brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Temperatura café Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Temperatura café

Mensagem por Euclides Qui 04 Out 2012, 19:16

você escreveu:Então Euclides... levando em consideração sua teoria a respeito do intervalo da temperatura que na minha opinião é um chute pois não há o cálculo, mesmo que tenha uma lógica, pois, sabemos que no equilíbrio a temperatura vai ficar neste intervalo ....
Mesmo sem fazer qualquer conta eu posso afirmar que sendo fornecido calor a um corpo ele se aquece. Sendo-lhe retirado calor ele se resfria. Não há "chute" algum nisso. É decorrência científica estabelecida. Mesmo sem fazer qualquer conta eu posso garantir que de acordo com as leis da termodinâmica:

"quando dois corpos a temperaturas diferentes forem colocados em contato, passará calor, espontaneamente, do de maior temperatura para o de menor temperatura, até que ambos alcancem a mesma temperatura"

acrescento que essa temperatura final se situa matematicamente entre as duas temperaturas iniciais, ou jamais se alcançaria o equilíbrio térmico.

A questão que estava acima:

Derramando-se 50 cm³ de café quente ( 80 oC) em um copo de leite morno (40 oC), obtém-se 200 cm³ de café com leite a uma temperatura aproximada de:
a) 20 oC
b) 40 oC
c) 50 oC
d) 80 oC
e) 120 oC

é, na verdade, bem tola pois que sendo absolutamente verdadeiras e científicas as conclusões sobre a temperatura final, apresenta uma série de alternativas em que apenas uma corresponde ao esperado.

Na nova questão que você coloca (igualmente simples) pode-se, pelo mesmo motivo, descartar de imediato as alternativas a) e e), por estarem fora do intervalo possível. Restam agora tres outras alternativas, todas dentro do intervalo esperado e entre as quais se deve decidir com auxílio de cálculo o que é muito simples e você certamente sabe fazer.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Temperatura café Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Temperatura café

Mensagem por Rogeriovallejo Sex 05 Out 2012, 03:34

Bom... o chute a que me referi foi a falta de cálculo no exercício que é realmente simples, pois , eu ,como todos aqui, sei que a temperatura está nesse intervalo pois a termodinâmica me garante isso... o que fiz foi apresentar uma outra questão idêntica mas que apresenta todas as alternativas dentro do range aceito pela sua conclusão obvia a partir do equilíbrio entre o café+leite... a questão é meu caro Euclides que a partir de sua resposta com sua suposicão sem cálculos, daí eu dizer que é um chute, que você errou em eliminar as alternativas letra (a) e (c), pois este cálculo tão simples o enganou de tal forma que você errou, pois, a alternativa correta é a letra (a) que você eliminou através do chute como já havia dito

Rogeriovallejo
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/09/2012
Idade : 32
Localização : manaus, amazona , brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Temperatura café Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Temperatura café

Mensagem por Convidado Sex 05 Out 2012, 14:33

O Euclides acabou trocando as alternativas das duas questões e avaliou a segunda com o gabarito da primeira.

Fazendo as contas se chega a 50oC e duas alternativas podiam servir.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Temperatura café Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Temperatura café

Mensagem por Euclides Sex 05 Out 2012, 16:52

Caio Mucio escreveu:O Euclides acabou trocando as alternativas das duas questões e avaliou a segunda com o gabarito da primeira.
Oops! foi mesmo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio-RJ) Temperatura café Empty Re: (Cesgranrio-RJ) Temperatura café

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos