PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algarismos Significativos

4 participantes

Ir para baixo

Algarismos Significativos Empty Algarismos Significativos

Mensagem por Giovana Martins Ter 23 maio 2017, 17:35

Eu tenho uma dúvida teórica sobre algarismos significativos. Eu estou revisando o conteúdo de estatística, mais especificamente a parte de desvios e apresentação final de grandezas físicas. Há um trecho da minha apostila que diz que o valor médio da grandeza deve ter a mesma precisão do desvio e em seguida ela apresenta dois resultados finais que são dados como corretos, vejam:

A=(42,29 ± 0,04) m² ou, em notação científica, A=(4,229 ± 0,004)x10 m².

Minha dúvida é quanto a primeira representação. A precisão de um número é a quantidade de dígitos que o mesmo tem, certo? Sendo assim, a primeira representação não estaria errada, já que o 42,29 possui 4 dígitos e o 0,04 possui 3 dígitos.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Algarismos Significativos Empty Re: Algarismos Significativos

Mensagem por Medeiros Qua 24 maio 2017, 03:18

Numa medida cujo resultado é 42,29 a precisão é de centésimo. Sobre essa medida é aceita uma variação de 4 centésimos para mais ou para menos.

Agora, o número 42,29 possui quatro algarismos significativos. O número 0,04 possui somente um algarismo significativo. Mas esta é outra história (será que aqui eu devia usar o anglicismo "estória"?).

Uma medida será tão mais precisa quanto maior for a quantidade de algarismos do seu número -- verdade!. Já um número que represente uma contagem não tem essa limitação: 3 é três, e não adianta nada escrever "contei 3,00000000 carneiros". A diferença está entre números de medidas (eventos contínuos) e números de contagens (eventos discretos).
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10382
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Algarismos Significativos Empty Re: Algarismos Significativos

Mensagem por Elcioschin Qua 24 maio 2017, 09:49

Medeiros

Eis o que diz o Aurélio:

estória. S. f. V. história [Recomenda-se apenas a grafia história, tanto no sentido de ciência histórica, quanto no de narrativa de ficção, conto popular, e demais acepções.]

Oxalá seu pai não se chame Aurélio, pois dizem que o dicionário é o "pai dos burros" (kkkkk)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71603
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Algarismos Significativos Empty Re: Algarismos Significativos

Mensagem por petras Qua 24 maio 2017, 09:56

Um pouco de historia:
Pois bem, as duas grafias existem e antigamente havia uma diferença significativa entre elas. A palavra estória é muito antiga na língua portuguesa, acredita-se que tenha surgido no século XIII. Empregava-se a forma estória quando a intenção era se referir às narrativas populares ou tradicionais não verdadeiras, ou seja, ficcionais. Já a palavra história era utilizada em outro contexto, quando a intenção era se referir à História como ciência, ou seja, a história factual, baseada em acontecimentos reais.
A palavra estória é considerada um tipo de arcaísmo, isto é, aquelas palavras que, por serem muito antigas, quase não usamos mais. Ela era utilizada quando ainda não havia uma grafia uniformizada para as nossas palavras, mas, em 1943, com a vigência do nosso sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras entendeu que não deveria mais haver diferenças entre história e estória e que a palavra história deveria ser empregada em qualquer situação, seja para nomear narrativas ficcionais ou reais.

____________________________________________
Algarismos Significativos Profis10
_______________________________
              "Ex nihilo nihil fit"

petras
Monitor
Monitor

Mensagens : 2043
Data de inscrição : 10/06/2016
Idade : 58
Localização : bragança, sp, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Algarismos Significativos Empty Re: Algarismos Significativos

Mensagem por Medeiros Qua 24 maio 2017, 11:36

Élcio e Petras,
obrigado pelas informações. Usei a palavra conforme minhas lembranças dos primeiros anos de ginásio e já naquela época era como vocês mostraram, porém muitas coisas mudaram e esta podia ser uma delas, daí minha dúvida.

Apesar de que prefiro o Houaiss, o Aurélio também é um "pai" querido, apenas acho que este abona com muita facilidade (rapidamente) as novidades trazidas pelos modismos populares.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10382
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Algarismos Significativos Empty Re: Algarismos Significativos

Mensagem por Giovana Martins Sáb 27 maio 2017, 20:42

Obrigada a todos!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Algarismos Significativos Empty Re: Algarismos Significativos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos