PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fotossíntese

2 participantes

Ir para baixo

Fotossíntese Empty Fotossíntese

Mensagem por AnaLee Seg 22 maio 2017, 19:49

É difícil manter as moléculas de oxigênio livres, apesar de ele ser o terceiro elemento mais abundante do Universo, formado nas fornalhas densas no interior das estrelas. Isso porque o oxigênio é extremamente reagente e pode formar compostos com quase todos os elementos da tabela periódica. Então como a Terra acabou com uma atmosfera composta por praticamente 21% desse gás? A resposta está nos minúsculos organismos conhecidos como cianobactérias ou algas azuis. Esses micro-organismos realizam a fotossíntese utilizando luz solar, água e dióxido de carbono para produzir carboidratos e, também, oxigênio. Na verdade, até hoje, todas as plantas da Terra contêm cianobactérias — conhecidas como cloroplastos — que participam da fotossíntese. BIELLO, 2009 Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos acerca do processo fotossintético, é correto afirmar, exceto:
 a) Os glicídios produzidos através da fotossíntese representam fonte de energia para as atividades metabólicas dos seres autótrofos.
 b) Os cloroplastos, segundo a teoria endossimbiótica, derivaram da simbiose entre um micro-organismo autótrofo capaz de captar energia luminosa e uma célula hospedeira heterotrófica.
 c) A fotossíntese compreende uma série complexa de reações químicas, dentre as quais a fixação do carbono depende diretamente da luz para ocorrer.
 d) O gás oxigênio presente na atmosfera é produzido a partir da decomposição da molécula de água, sob ação direta da luz.  e) A fotossíntese representa um processo anabólico que permite a conversão de energia luminosa em energia química.

gabarito: C 
alguém poderia me explicar porque não pode ser a letra A e como é essa fixação do carbono?

AnaLee
Padawan
Padawan

Mensagens : 93
Data de inscrição : 13/04/2017
Idade : 25
Localização : Natércia, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotossíntese Empty Re: Fotossíntese

Mensagem por Hayzel Sh Seg 22 maio 2017, 21:23

Fixar carbono significa transformar gás carbônico do ar atmosférico em glicose (que é um carboidrato ou glicídeo) pelo processo de fotossíntese dos seres autótrofos. Em resumo, fixar carbono ocorre através das reações da fotossíntese. 

Não pode ser a letra a) porque ela está correta, e o enunciado pede pra marcar a alternativa incorreta. Os produtores, de fato, produzem sua própria fonte de energia, que está nas ligações energéticas da glicose, que é um glicídeo usado na respiração celular para gerar energia e manter as atividades metabólicas. Esses glicídeos ou carboidratos são produzidos através da fixação de carbono pelos produtores (fotossíntese).
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Fotossíntese Empty Re: Fotossíntese

Mensagem por AnaLee Seg 22 maio 2017, 22:16

obrigada Laughing

AnaLee
Padawan
Padawan

Mensagens : 93
Data de inscrição : 13/04/2017
Idade : 25
Localização : Natércia, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fotossíntese Empty Re: Fotossíntese

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos