PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Unb - Origem da vida

2 participantes

Ir para baixo

Unb - Origem da vida Empty Unb - Origem da vida

Mensagem por Dr.Gregory House Ter 09 maio 2017, 23:38

Diversas teorias têm sido formuladas, ao longo dos tempos, para tentar explicar cientificamente a diversidade biológica. Atualmente, há várias teorias conflitantes em uma série de aspectos, mas existe um quase consenso acerca da evolução e da provável relação evolutiva entre os diferentes grupos de seres vivos. Tendo por base as teorias mais aceitas atualmente, julgue os seguintes itens.

(1) Características próprias dos processos celulares sugerem que, durante os eventos evolutivos, a fermentação antecedeu à fotossíntese.
(2) As células eucarióticas sucederam às células procarióticas.
(3) Evolutivamente, o homem está mais próximo da garça do que do lambari, da baleia, do jacaré e do sapo.
(4) A teoria da deriva continental é apoiada pela complementaridade dos contornos das costas dos continentes envolvidos e por evidências biológicas.


Gabarito: Achei diversos na internet, porém todos se contradiziam. O meu ficaria F, V, F, V


Minhas razões:


1) A principio pensei que essa alternativa estava correta, contudo lembrei que a fermentação ocorre na hipótese heterotrófica, e a fotossíntese na hipótese autótrofa. ( ? )
2) Correta. Células eucarióticas são mais complexas, possuem compartimentos membranosos; também relevante citar a relação de simbiose, claro que teórica, contudo forte, que teria acontecido entre essas células e que teria originado a geração dotada de mitocôndria e cloroplasto + mitocôndria no caso das plantas/algas. Em que bactérias( procariontes ) que eram capazes de fazer respiração celular forneciam energia, e as eucariontes forneciam o "abrigo".
3) Errada. Juro que fiquei um pouco confuso nessa, porém considerei como errada por haver vasta diferença entre todas as espécies. O que ele quis dizer com aquele "evolutivamente" ali ?
4) Essa é a que menos tenho informações, porém considero correta pelo pouco que sei sobre a teoria da Pangeia.




Enfim, o que tem a dizer ? Por favor, justifiquem cada alternativa, ou ao menos corrijam minhas ideias.

Edit: Acabei de fazer outra questão que fala como se a 1) fosse verdadeira. Uma sequência lógica de eventos. Ela é da PUC - SP. Juro que estou mega confuso com essa questão que postei.
Dr.Gregory House
Dr.Gregory House
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 136
Data de inscrição : 16/04/2017
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Unb - Origem da vida Empty Re: Unb - Origem da vida

Mensagem por LLA_93 Qua 10 maio 2017, 15:36

A princípio, temos que considerar o que foi dito no enunciado: "Tendo por base as teorias MAIS ACEITAS atualmente".

I - Logo, a alternativa I realmente é correta, pois a hipótese heterotrófica é a mais aceita.

II - Alternativa correta, células eucariontes são consideradas superiores, evolutivamente falando, em relação às células procariontes.

III - A questão fala de parentesco evolutivo. A questão fala que o homem, um mamífero, é mais aparentado com a garça (ave) do que com o lambari (peixe), baleia (mamífero), jacaré (réptil) e sapo (anfíbio). Perceba que tanto homem quanto baleia são mamíferos, enquanto a garça é uma ave. Logo, a questão está errada.

IV - Por fim, a afirmação é correta. A complementariedade das bordas continentais, bem como a presença de fósseis iguais ou bastante semelhantes nos continentes africano e sul-americano, por exemplo, apoiam a teoria da deriva continental.

Sendo assim, o meu gabarito ficou: VVFV
LLA_93
LLA_93
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 29/11/2016
Idade : 30
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos