PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equação de Halley

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Equação de Halley Empty Equação de Halley

Mensagem por fernandolima01530 Qui 04 maio 2017, 16:11

Tendo como base a conhecida "fórmula dos fabricantes de lentes", considere uma lente com índice de refração igual a 1,5 imersa em um meio cujo índice de refração pode ser considerado 1. Um feixe luminoso de raios paralelos incide sobre a lente e converge para um ponto P situado sobre o seu eixo principal. Analise, então, as proposições:

Fiquei em dúvida nesta: "No caso de lente biconvexas de vergência positiva, quanto maior a diferença entre a espessura dos bordos e a espessura do centro da lente, mais próximo da lente estarão seus focos principais.". 

Foi considerada correta. Para mim, contudo, dizer que a diferença entre as espessura é grande significa dizer que o raio será maior. O raio entra na parte da equação (1/R1 + 1/R2). Se o raio é maior, portanto, a vergência é menor. Como V=1/f, a distância focal será maior e o foco não ficará mais próximo, como propõe a alternativa...

fernandolima01530
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 26
Localização : Florianópolis, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equação de Halley Empty Re: Equação de Halley

Mensagem por Faxineiro do ITA Qui 04 maio 2017, 16:47

fernandolima01530 escreveu:Fiquei em dúvida nesta: "No caso de lente biconvexas de vergência positiva, quanto maior a diferença entre a espessura dos bordos e a espessura do centro da lente, mais próximo da lente estarão seus focos principais.". 

Foi considerada correta. Para mim, contudo, dizer que a diferença entre as espessura é grande significa dizer que o raio será maior. O raio entra na parte da equação (1/R1 + 1/R2). Se o raio é maior, portanto, a vergência é menor. Como V=1/f, a distância focal será maior e o foco não ficará mais próximo, como propõe a alternativa...
''a diferença entre as espessuras aumentou'' EX: uma lente de raio r1 >> r2
Pela lei de Halley(Abaixo) a vergência é diretamente proporcional ao raio. Logo, quanto maior a vergência mais próximo dos centros ópticos estarão os focos.

1/f = V = (n/n' - 1)(r1.r2/r1+r2) = K(1/r1 + 1/r2)
(n/n' - 1) = K

Eu posso estar errado, mas acho que é isto.

Faxineiro do ITA
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 192
Data de inscrição : 25/04/2017
Idade : 33
Localização : São José Dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos