PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Física ou Engenharia??

3 participantes

Ir para baixo

Física ou Engenharia?? Empty Física ou Engenharia??

Mensagem por drady Sáb 29 Abr 2017, 13:47

Boa tarde, pessoal. Ultimamente estou em um grande impasse entre fisica ou engenharia (USP - campus SP). Ultimamente estive conversando com alguns profissionais e alunos de ambas as áreas, no entanto ainda nao obtive sucesso em decidir meu caminho. Prestei vestibular para o ITA por 2 anos, porem por alguns motivos eu decidi que queria seguir outro caminho.
 Eu tenho muita vontade em ir para a área de pesquisa (especialmente na física), contudo estou com receio em relação ao mercado de trabalho dessa área (seja na faculdade ou fora dela). Algumas pessoas me sugeriram prestar engenharia e se nao curtir o curso ir para a física (transferir) , porem se for para eu seguir a área da pesquisa eu gostaria de entrar o quanto antes na universidade (nao gostaria de um terceiro ano de cursinho). Sem contar que a grade de fisica me agrada mais que a de eng. mecanica/eletrica, apesar disso o meu medo de ir para um bacharel é ficar dependente da minha família. Mas eu fico seriamente na duvida de qual curso seguir, pois engenharia sempre foi um sonho (especialmente na area da aeronautica/aeroespacial) e a física um desejo recente.
drady
drady
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Física ou Engenharia?? Empty Re: Física ou Engenharia??

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Sáb 29 Abr 2017, 19:56

Faça o seguinte, compare as grades curriculares de Física diurno, noturno, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica:

Física Diurno: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=43&codcur=43021&codhab=101&tipo=N

Física Noturno: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=43&codcur=43021&codhab=104&tipo=N

Engenharia Mecânica: https://unimonte.br/curso/graduacao/engenharia-mecanica/grade

Engenharia Elétrica: http://www2.unifap.br/eletrica/graduacao/grade-do-curso/

Veja com qual grade curricular você se identifica. 

P.S: Não consegui pegar as outras grades do site da USP, Tinha dado erro.
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Física ou Engenharia?? Empty Re: Física ou Engenharia??

Mensagem por Willian Honorio Sáb 29 Abr 2017, 20:50

Você e só você pode tomar essa decisão. Prefira tentar e errar do que ficar de braços cruzados e ver o tempo passar, se x não der certo e não gostar, tente y. Deixo claro que é uma opinião minha e não deve sentir-se influenciado.

 Um exemplo do meu cotidiano, tenho um amigo que faz estágio em engenharia e diz que gostar de matemática ou física não são bons parâmetros para fazer esse curso, pois o exercício da profissão pode ser frustrante e diferente daquilo que se imagina. Ele me disse também que quase 80% dos alunos de sua classe desejam trancar o curso e fazer física, assim como o seu desejo. O último citado cursa engenharia mecânica. 
    Cito também o MIT (Massachussets Institute of Technology), considerada a melhor faculdade de engenharia do mundo. Na sua grade curricular, os alunos são obrigados a pegar mesas de outras aulas, como biologia, por exemplo, pois eles possuem dados que indicam que os estudantes tendem a seguir por um caminho distinto da qual eles se identificavam. Com isso eles acreditam que no futuro você pode não ter gostado daquilo que fez, e com essas mesas que você já havia pego, você poderá seguir por esse outro caminho, essa outra alternativa na qual você já havia estudado. Tem um colega aqui do fórum chamado Rodrigo que também tinha a mesma dúvida que a sua e seguiu para física (você encontrará o depoimento dele na seção de depoimentos aqui do fórum, ficará mais fácil de encontrar pois ele recebe a patente de ''matador'', seu nickname é preto).
  A solução para o seu problema acredito que seja a seguinte: Converse com um físico e com um engenheiro e tire todas as suas dúvidas, geralmente as pessoas tendem a querer ajudar e tirar as dúvidas então não se acanhe e vá atrás daquilo que quer saber, o que faz, sobre o mercado, sobre pesquisa etc, ter conhecimento do exercício da função é imprescindível para a sua escolha. Uma reflexão, trocaria aquilo que mais quer na vida por aquilo que mais quer no momento? Abraços.
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Física ou Engenharia?? Empty Re: Física ou Engenharia??

Mensagem por drady Sáb 29 Abr 2017, 23:57

Willian Honorio - Muito obrigado pelas suas palavras. Eu estive conversando recentemente com dois profissionais da fisica e ambos me disseram q já pensaram em mudar para a engenharia; inclusive um deles quis mudar na época que iniciou um estagio no LNSL. Meu sonho sempre foi cursar engenharia aeronáutica/aeroespacial. Entao acabei optando por mecânica (área mais próxima das duas), contudo tenho medo de acabar nao gostando do curso (já chequei a grade de todos). Inclusive estou optando pela USP-SP pela sua relação próxima a astronomia (área a qual demonstro grande interesse).
  Também estive conversando com alguns amigos que fazem civil e elétrica e eles me disseram para tentar engenharia e posteriormente se nao curtir tentar transferencia interna. Eu realmente estou na duvida do que fazer
drady
drady
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Física ou Engenharia?? Empty Re: Física ou Engenharia??

Mensagem por drady Sáb 29 Abr 2017, 23:59

Carl Edward Sagan Jr - Eu já tinha checado todas as grades, porem isso apenas me deixou ainda mais na duvida hahahaha.
drady
drady
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Física ou Engenharia?? Empty Re: Física ou Engenharia??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos