PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Proclamação da república

2 participantes

Ir para baixo

Proclamação da república  Empty Proclamação da república

Mensagem por lucasconrado Sex 03 Mar 2017, 16:46

Galera, com relação ao processo de proclamação da república no Brasil, um dos fatores que contribuiu para tal feito em 1889 foi a questão religiosa, onde o D. Pedro II irá cortar relações com a igreja católica no Brasil. Fiquei com uma dúvida nesse aspecto. Para explicar como se sucedeu essa crise religiosa, meu professor começou a aula falando sobre a Europa. Segue a explicação do professor: " Naquele período, o Papa era uma das figuras mais poderosas da Itália. Piemont, visando promover uma industrialização na Itália para dar início ao sua corrida imperialista, vai tentar unificar a Itália. Contudo, o Papa sabia que a unificação italiana faria com que um rei surgisse na Itália e, assim, automaticamente ele perderia parte da sua força. Portanto, surge um choque entre o Papa e Piemont. 


Piemont - Queria a unificação. 
Papa - Não queria a unificação.


Nesse contexto, o Papa irá criar a Bula syllabus, onde ele excomungava os maçons. 


Qual era a ideia do Papa ?
 
A maçonaria é uma instituição revolucionária nascida na Europa que tem o intuito de atacar a monarquia, trabalhando com segredos internos. Sendo assim, o Papa pensa: " Se a maçonaria trabalha com segredos internos, e muitos maçons são burgueses, o Piemont vai usar a maçonaria como um veículo de difusão da ideia da unificação" 


Essa parte que eu não entendi. Quando Piemont tem a intenção de unificar a Itália, após esse pais unificado, surgiria nele uma monarca, correto ? Sendo assim, a Itália passaria a ser um país monarquista. Pelo definição da maçonaria feita pelo professor, a maçonaria era uma instituição revolucionária que surgiu para atacar a monarquia. Nesse sentido, como que o Piemont se utilizaria da maçonaria para difundir a ideia da unificação, se a maçonaria criticava a monarquia ?

lucasconrado
Jedi
Jedi

Mensagens : 262
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 32
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Proclamação da república  Empty Re: Proclamação da república

Mensagem por Euclides Sex 03 Mar 2017, 20:15

Os Maçons europeus, à época da unificação da Itália, não eram exatamente anti-monarquistas, mas eram contra o absolutismo (representado pelo poder do Papado) e nacionalistas. Acreditavam que os territórios ocupados por um mesmo povo deveriam constituir uma única nação e um único Estado, governado soberanamente por um poder constitucional, fosse uma República ou Monarquia.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos