PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso consciente de recursos naturais

Ir para baixo

Uso consciente de recursos naturais Empty Uso consciente de recursos naturais

Mensagem por Convidado Sex 24 Fev 2017, 18:44

Terceira redação que faço na vida.
Uso consciente de recursos naturais: informação, consumo e responsabilidade. 

 De acordo com Newton, cada ação possui uma reação de direção oposta ou igual. Ele nunca esteve tão certo e tão errado ao mesmo tempo, pois contra o Homem a resposta da Terra é muito mais intensa. O consumo desenfreado incentivado pela mídia vem mostrando suas garras, principalmente quando os produtos são produzidos a partir de recursos não renováveis, que agridem ainda mais o meio ambiente.
 O ser humano, como animal social, é influenciado por fontes externas, sendo a mídia o cumpridor deste papel. Ela impõe um padrão a ser seguido inalcançável, para que assim este processo seja dinâmico, sem um fim. Os indivíduos são induzidos pela própria sociedade a sempre terem o novo. Isto é uma questão social. O governo deve utilizar este arma à favor, fazendo com que a população se conscientize em relação ao consumismo, que está diretamente ligada ao uso de recursos naturais, já que os produtos são produzidos a partir destes. 
 Diferente de um passado não muito distante, as pessoas estão começando a adotar o 'verde', se preocupando com o planeta Terra. Um exemplo é a pira olímpica utilizada nos jogos Olímpicos de 2016, que diferente das outras edições, emite menos gás carbônico, um dos principais agentes do aquecimento global.
 Muitos países já estão prioridade aos recursos naturais renováveis, principalmente em relação às questões energéticas, como as energias eólicas e solares. Nunca esteve tão fácil e favorável a utilização destas práticas. O Brasil possui as características certas para isso: terras extensas com grande quantidade de ventos e luz solar abundante. Mesmo assim é difícil encontrar estas usinas aqui, talvez pelo fato de estarmos 'acostumados' com as hidrelétricas. É preciso planejamento, consciencização e investimento do governo para o surgimento de empresas brasileiras desse ramo, já que a grande maioria é estrangeira. Como já diz o ditado: "você colhe o que você planta"

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso consciente de recursos naturais Empty Re: Uso consciente de recursos naturais

Mensagem por Hayzel Sh Sex 24 Fev 2017, 20:49

Corrigindo bem rapidamente (desculpem-me por quaisquer erros). Depois faço mais comentários sobre as outras competências, porque você fez uma coisa que te tira bastante nota na competência V, caso esse modelo seja ENEM (é?). De qualquer forma, a redação está acima da média, certamente, caso seja para qualquer vestibular que não seja o ENEM (para o ENEM não tenho muita certeza, porque você não fez uma conclusão ideal para a prova - depois comento mais sobre isso). Se a redação for pra vestibular normal, como Fuvest, ITA, etc, nem precisa colocar solução ou proposta de intervenção, pode só argumentar e defender sua tese central mesmo.

De acordo com Newton, cada ação possui uma reação de direção[1] oposta ou igual. Ele nunca esteve tão certo e tão errado ao mesmo tempo, pois contra o Homem, a resposta da Terra é muito mais intensa. O consumo desenfreado, incentivado pela mídia, vem mostrando suas garras, principalmente quando os produtos são produzidos a partir de recursos não renováveis, que agridem ainda mais o meio ambiente.

 O ser humano, como animal social, é influenciado por fontes externas, sendo a mídia o cumpridor deste papel. Ela impõe um padrão a ser seguido inalcançável, para que assim este processo seja dinâmico, sem um fim. Os indivíduos são induzidos pela própria sociedade a sempre terem o novo. Isto[2] Isso é uma questão social. O governo deve utilizar esta arma à favor[3] a seu favor, fazendo com que a população se conscientize[4] conscientize-se em relação ao consumismo, que está diretamente ligada ao uso de recursos naturais, já que os produtos são produzidos a partir destes[5] deles.
 
 Diferente de um passado não muito distante, as pessoas estão começando a adotar o 'verde', se preocupando[6] preocupando-se com o planeta Terra. Um exemplo é a pira olímpica utilizada nos jogos Olímpicos de 2016, que, diferente das outras edições, emite menos gás carbônico, um dos principais agentes do aquecimento global.

 Muitos países já estão dando prioridade aos recursos naturais renováveis, principalmente em relação às questões energéticas, como as energias eólicas e solares. Nunca esteve tão fácil e favorável a utilização destas práticas. O Brasil possui as características certas para isso: terras extensas, com grande quantidade de ventos e luz solar abundante. Mesmo assim é difícil encontrar estas usinas aqui, talvez pelo fato de estarmos 'acostumados' com as hidrelétricas. É preciso planejamento, consciencização[7] conscientização e investimento do governo para o surgimento de empresas brasileiras desse ramo, já que a grande maioria é estrangeira. Como já diz o ditado: "você colhe o que você planta".

[1] Mesma direção, sentidos opostos.
[2] Pronome anafórico e não catafórico, como você fez.
[3] Não conheço essa expressão, então substitui por outra similar. Perdão se eu estiver errada.
[4] Não sei se esse é um caso optativo entre ênclise e próclise, mas acho que com ênclise fica mais certo.
[5] Pronome inadequado, substituí por outro.
[6] Depois de vírgula, usa-se ênclise, e não próclise, como você fez.
[7] Acho que a palavra consciencização não existe.
* Coloquei algumas vírgulas que faltaram, em verde.

-> Você tem poucos erros de português, então tira a segunda maior nota na Competência I (língua), no ENEM (duvido que algum corretor não daria essa nota). No entanto, tem que deixar de errar algumas coisas básicas pra tirar 200 nessa competência (nota máxima).
-> Acho perda de tempo e espaço colocar título na redação do ENEM. 

Nota:

Competência I (linguagem): 160/200
Competência II (tema): 
Competência III (argumentos):
Competência IV (coesão):
Competência V (conclusão):

* As notas máximas de cada competência são 200, e decrescem na ordem: 160, 120, 80, 40, 0.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uso consciente de recursos naturais Empty Re: Uso consciente de recursos naturais

Mensagem por Convidado Sex 24 Fev 2017, 21:20

Transcrevi algumas coisas errado do meu texto original. 
[1] Mesma direção, sentidos opostos.


Consciencização[7] -> Escrevi errado essa palavra mesmo.

[3] Não conheço essa expressão, então substitui por outra similar. Perdão se eu estiver errada.
Não sei se as expressões que escrevo estão corretas... Tenho que estudar mais português. Escrevo o que falo no dia-a-dia, e penso que está certo... Não tenho a mínima ideia de como usar vírgulas. Pontuo da forma que fique mais bonita a frase. Very Happy

Tentei colocar a ideia de que essa questão é mais social do que física, química. Vou tentar refaze-lá e melhorar meus pontos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso consciente de recursos naturais Empty Re: Uso consciente de recursos naturais

Mensagem por Convidado Seg 27 Fev 2017, 14:09

Refiz:

Nos últimos tempos, tem sido comum a escassez de algum recurso natural, tal como ocorreu na região sudeste do Brasil em relação à água, algo essêncial à vida. O contrário (o excesso) também assombra o mundo, como por exemplo na recente crise do petróleo mundial que fez cair drasticamente o preço dos barris devido à aliaça da alta produção ao ritmo lento do crescimento de seus principais países consumidores. Esses dois exemplos possuem algo em comum: falta de planejamento. 

O que antes era considerado um recurso natural renovável, agora pode ser considerado não renovável, ou seja, um recurso natural que não pode ser regenerado ou reutilizado a uma escala que possa sustentar a certa demanda, esta sendo definida pela população. Aliada à ideia de ilimitação e de falta de consciência, o consumismo desenfrado incentivado pela grande mídia tem causado sérios problemas, tanto fisicamente (desrrugalação do clima, escassez de máterias etc), quanto socialmente, pois ela impõem um padrão inalcansável na qual as pessoas podem aproximar-se dele apenas com certos produtos, restritos a poucas classes sociais.

O Brasil, pelo menos em termos energéticos, possui grandes qualidades para ser um exemplo a ser seguido no mundo inteiro em relação aos recursos naturais. Por sermos um país continental, temos territórios extensos com características próprias à certos tipos de obtenção de energia por fontes renováveis: abrangência da luz solar para o uso de energia solar, ou regiões com ventos constantes para a energia eólica. Mas não vemos isso acontecer, pois há a falta de incentivo para essas áreas, por parte do governo e pela outra parte das grandes empresas, fazendo com que o custo seja inicialmente caro. 

Precisamos de ideias inteligentes, tal como a de Nikola Tesla, que possibilitou a transmissão de eletricidade a centenas de kilometros de onde ela é gerada, contrariando Thomas Edison que defendia o criamento de usinas em cada cidade. Mas Tesla conseguiu apenas porque teve alguém que acreditasse na sua ideia e investisse nela. O governo e as grandes empresas devem possuir essa responsabilidade, não incentivando apenas ao consumo deliberado. Deve ocorrer a mudança na cabeça das pessoas, pois a Terra é formada por países, e estes por fim, é composto por pessoas. A Terra pode viver sem nós, mas não podemos viver sem ela.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso consciente de recursos naturais Empty Re: Uso consciente de recursos naturais

Mensagem por Hayzel Sh Seg 27 Fev 2017, 15:33

Nos últimos tempos, tem sido comum a escassez de algum recurso natural, tal como ocorreu na região sudeste do Brasil em relação à água, algo essêncial[1] essencial à vida. O contrário (o excesso) também assombra o mundo, como por exemplo[2] na recente crise do petróleo mundial,[3] que fez cair drasticamente o preço dos barris devido à aliança da alta produção ao ritmo lento do crescimento de seus principais países consumidores. Esses dois exemplos possuem algo em comum: falta de planejamento. 

O que antes era considerado um recurso natural renovável, agora pode ser considerado não renovável, ou seja, um recurso natural que não pode ser regenerado ou reutilizado a[4] em uma escala que possa sustentar a certa demanda, esta sendo definida pela população. Aliada à ideia de ilimitação e de falta de consciência, o consumismo desenfreado, incentivado pela grande mídia, tem causado sérios problemas, tanto física[5] (desrrugalação[6] desregulação do clima, escassez de máterias, etc), quanto socialmente, pois ela impõem[7] impõe um padrão [8] inalcançável na qual[9] do qual as pessoas podem aproximar-se dele apenas com certos produtos, restritos a poucas classes sociais.

O Brasil, pelo menos em termos energéticos, possui grandes qualidades para ser um exemplo a ser seguido no mundo inteiro em relação aos recursos naturais. Por sermos um país continental, temos territórios extensos com características próprias à[10] a certos tipos de obtenção de energia por fontes renováveis: abrangência da luz solar para o uso de energia solar, ou regiões com ventos constantes para a energia eólica. Mas[11] Entretanto, não vemos isso acontecer, pois há a falta de incentivo para essas áreas, por parte do governo e pela outra parte[12] das grandes empresas, fazendo com que o custo seja inicialmente caro. 

Precisamos de ideias inteligentes, tal como a de Nikola Tesla, que possibilitou a transmissão de eletricidade a centenas de kilometros[13] quilômetros de onde ela é gerada, contrariando Thomas Edison, que defendia o criamento[14] a criação de usinas em cada cidade. Mas[15] Todavia, Tesla conseguiu apenas porque teve alguém em[16] que acreditasse na sua ideia e investisse nela. O governo e as grandes empresas devem possuir essa responsabilidade, não incentivando apenas ao[17] o consumo deliberado. Deve ocorrer a mudança na cabeça das pessoas, pois a Terra é formada por países, e estes, por fim, é composto[18] são compostos por pessoas. A Terra pode viver sem nós, mas não podemos viver sem ela.

[1], [6], [8], [13], [14] : Erros de grafia.
[2] : Não é bom usar como por exemplo, mas sim a exemplo de, ou só como, senão fica redundante.
[3] : O certo seria fazer uma oração subordinada adjetiva explicativa. Por isso, coloquei vírgula onde faltava. 
[4] : Acho que o correto é reutilizar em, e não reutilizar a.
[5] : Está errado escrever fisicamente e socialmente. O correto é física e socialmente.
[7] : Erro de concordância verbal. Impõem é no plural, e impõe é no singular, o qual deve concordar com o sujeito - mídia -, também no singular.
[9] : Erro de regência verbal. O correto é aproximar-se de, e não aproximar-se no.
[10] : Não tem crase aqui.
[11], [15] : Use mas apenas depois de vírgulas. Se for começar um novo período com ideia de adversidade em relação ao anterior, use contudo/todavia/entretanto/etc, seguido de vírgula.
[12] : Termo desnecessário.
[16] : Erro de regência verbal. O correto é acreditar em alguém, e não acreditar alguém.
[17] : Acho que, nesse caso, o correto é incentivar o, e não incentivar ao.
[18] : Erro de concordância verbal.

Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uso consciente de recursos naturais Empty Re: Uso consciente de recursos naturais

Mensagem por Hayzel Sh Seg 27 Fev 2017, 15:38

Esqueci de dizer que faltava uma vírgula neste lugar, também: "...contrariando Thomas Edison, que defendia...". Caso contrário, tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva, quando se era pra ter uma explicativa. Estude a diferença entre as duas, bem como regência e concordância verbais (considero esses dois últimos assuntos um dos mais importantes - e complicados, talvez - em português, sobretudo para se escrever/falar bem). Acho que teria 120/200 na competência I (linguagem).
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uso consciente de recursos naturais Empty Re: Uso consciente de recursos naturais

Mensagem por Convidado Seg 27 Fev 2017, 16:25

Santo pai!
E nas outras in competências?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso consciente de recursos naturais Empty Re: Uso consciente de recursos naturais

Mensagem por Hayzel Sh Seg 27 Fev 2017, 16:52

Vou estudar física por algumas horas agora, depois eu comento sobre as outras competências, porque são meio complicadinhas de se avaliar. Razz
Mas, se a única redação que tu for fazer for a do ITA, tu não precisa colocar proposta de intervenção no último parágrafo não; pode só concluir retomando as ideias dos parágrafos anteriores, com o acréscimo - como tu fez, e se quiser - dessas citações de nomes de cientistas - acho bem viável, e às vezes eu mesma faço isso. Ademais, eu só faço proposta de intervenção na redação do ENEM; na da Fuvest, eu nunca faço.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Uso consciente de recursos naturais Empty Re: Uso consciente de recursos naturais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos