PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modernização agrícola

2 participantes

Ir para baixo

Modernização agrícola  Empty Modernização agrícola

Mensagem por lucasconrado Sex 24 Fev 2017, 17:56

Galera, sabemos que Vargas vai ser o primeiros presidente do Brasil que irá implementar as leis trabalhistas. Além disso, tais leis alcançaram apenas as áreas urbanas, com vistas a manter as relações de trabalho no campo intactas, uma vez que o capital do campo foi de suma importância para o processo de industrialização no Brasil. É nesse contexto que Vargas ficará conhecido como o " O pai dos pobres" por um lado, e "Mão dos rico" por outro. Estudando a modernização agrícola do Brasil, um professor citou que em 1964, logo após o golpe, o governo militar, em busca de uma maior popularidade, irá implementar as leis trabalhistas no campo. Isso procede ? Procurei em diversos lugares e não encontrei nada a respeito. Ademais, ele diz que essa tentativa de implementar as leis trabalhistas urbanas no campo irá gerar um alto índice de desemprego e, consequentemente, um alto exodo rural. Visando ratificar essa ideia, ele cita o seguinte exemplo: No campo, quando não existiam direitos trabalhistas, o trabalhador passava boa parte do tempo plantando. Contudo, sempre existe um momento em que o trabalhador não precisaria trabalhar, o período de espera para colheita. Nesse sentido, com a implementação do salário mínimo no campo, por exemplo, ter o trabalhador não passou a ser mais vantagem, uma vez que ele teria que pagar o trabalhador mesmo sem esse estar trabalhando. Dessa forma, os grandes agricultores iram começar a investir pesado em mão de obra maquinário e novas tecnologias para o campo, a fim de aumentar a sua produtividade. Isso de fato aconteceu ? De quando data essas leis trabalhistas no campo ? Fiquei realmente em dúvida. Já estudei por diversos materiais a ditadura militar no Brasil mas essa dado fora uma grande novidade ...

lucasconrado
Jedi
Jedi

Mensagens : 262
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 32
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Modernização agrícola  Empty Re: Modernização agrícola

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 12 Fev 2018, 01:07

Anos 70
Quando a EMBRAPA fez a calagem dos solos ácidos na região centro oeste. Como os militares temiam que o Centro Oeste fosse ocupado e tomado o Brasil (porque até então,era um fim de mundo,no meio do mato) Eles ofereceram grandes porções de terra por um preço de banana a quem fosse para lá. Deram insumos e incentivos fiscais. Muitos gaúchos foram para lá.
A Industrialização se fortaleceu, gerando posteriormente a mecanização do campo. No Centro oeste,isso aconteceu mais rapidamente. Nos anos 90 e 2000, isso aconteceu mais rápido ainda,com as gigantescas importações de soja feitas pela China.
Ainda nos anos 70,a Mecanização do campo se estendeu para a Região Nordeste.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos