Bicicletas e marcha.
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Bicicletas e marcha.
Alguem saberia explicar porque para atingir uma maior velocidade na bicicleta é melhor utilizar a maior coroa do pedal a menor coroa da roda traseira e para subir um morro é ao contrario? Obrigado.
vitorluiz02- Recebeu o sabre de luz
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Re: Bicicletas e marcha.
Potência = Força x velocidade
A potência é constante
Para se obter uma velocidade maior, ter-se-á uma força menor: este efeito é obtido com a maior coroa do pedal e a menor coroa da roda traseira.
Para subir um morro quer-se justamente o oposto: uma força elevada (e baixa velocidade): este efeito é obtido de maneira oposta.
O mesmo ocorre com a marcha dos carros: a 1ª marcha é uma marcha de força, para vencer o atrito estático; em compensação a velocidade do carro é muito baixa (no máximo 10 a 20 km/h).
Já numa estrada, para se obter uma maior velocidade, já que agora o atrito é dinâmico, usa-se uma 4ª ou 5ª marcha, por exemplo. Em compensação o carro perde força.
A potência é constante
Para se obter uma velocidade maior, ter-se-á uma força menor: este efeito é obtido com a maior coroa do pedal e a menor coroa da roda traseira.
Para subir um morro quer-se justamente o oposto: uma força elevada (e baixa velocidade): este efeito é obtido de maneira oposta.
O mesmo ocorre com a marcha dos carros: a 1ª marcha é uma marcha de força, para vencer o atrito estático; em compensação a velocidade do carro é muito baixa (no máximo 10 a 20 km/h).
Já numa estrada, para se obter uma maior velocidade, já que agora o atrito é dinâmico, usa-se uma 4ª ou 5ª marcha, por exemplo. Em compensação o carro perde força.
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: Bicicletas e marcha.
Por que potencia constante? Acho que vc errou nos conceitos de atrito estatico e dinamico em relaçao ao carro, porque em movimento pelo q eu saiba o atrito é estatico(ja que a roda nao desliza).
Por que a força menor é obtida com a maior coroa na frente e a menor atras?
Por que a força menor é obtida com a maior coroa na frente e a menor atras?
vitorluiz02- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 132
Data de inscrição : 03/01/2016
Idade : 24
Localização : Palhola, SC, BR
Re: Bicicletas e marcha.
alguem
vitorluiz02- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 132
Data de inscrição : 03/01/2016
Idade : 24
Localização : Palhola, SC, BR
Re: Bicicletas e marcha.
Na bicicleta vc tem a coroa do pedal e da roda traseira.
Como a corrente transfere a velocidade linear, esta é igual nas duas coroas.
Sabemos também que Torque = F*d.
Agora vejamos:
Para subir um morro, você precisa mais de força do que velocidade. Logo, para um mesmo torque (exercido pela sua perna), a força vai ser maior, quanto menor a distancia entre a corrente e o eixo. Logo, é preferível usar a menor coroa do pedal. Como a corrente transfere a força, ela chega constante à coroa da roda. Logo, para uma mesma força, o torque vai ser maior, quanto maior for a distancia. Então é preferível a maior coroa da roda
Ja no caso que você não precisa de força, mas de velocidade:
Sabendo que as velocidades lineares das coroas vão ser as mesmas, e que v = wr
Logo, para uma mesma velocidade angular (das suas pernas). a velocidade linear vai ser maior quando o raio for maior, logo, é preferível uma coroa maior no pedal.
Ja na roda, para uma mesma velocidade linear, a velocidade angular vai ser maior, quanto menor o raio. Logo, é preferível a menor coroa na roda
Ele tava falando do atrito no eixo do carro
Como a corrente transfere a velocidade linear, esta é igual nas duas coroas.
Sabemos também que Torque = F*d.
Agora vejamos:
Para subir um morro, você precisa mais de força do que velocidade. Logo, para um mesmo torque (exercido pela sua perna), a força vai ser maior, quanto menor a distancia entre a corrente e o eixo. Logo, é preferível usar a menor coroa do pedal. Como a corrente transfere a força, ela chega constante à coroa da roda. Logo, para uma mesma força, o torque vai ser maior, quanto maior for a distancia. Então é preferível a maior coroa da roda
Ja no caso que você não precisa de força, mas de velocidade:
Sabendo que as velocidades lineares das coroas vão ser as mesmas, e que v = wr
Logo, para uma mesma velocidade angular (das suas pernas). a velocidade linear vai ser maior quando o raio for maior, logo, é preferível uma coroa maior no pedal.
Ja na roda, para uma mesma velocidade linear, a velocidade angular vai ser maior, quanto menor o raio. Logo, é preferível a menor coroa na roda
vitorluiz02 escreveu:Por que potencia constante? Acho que vc errou nos conceitos de atrito estatico e dinamico em relaçao ao carro, porque em movimento pelo q eu saiba o atrito é estatico(ja que a roda nao desliza).
Por que a força menor é obtida com a maior coroa na frente e a menor atras?
Ele tava falando do atrito no eixo do carro
CaiqueF- Monitor
- Mensagens : 1237
Data de inscrição : 16/05/2012
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