PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fazer faculdade longe da família ou não?

+4
Diaz
blabluuuuu
JoaoGabriel
jovemindeciso
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por jovemindeciso Seg 16 Jan 2017, 17:22

Bem, venho acompanhando o fórum faz um tempinho, mas esse é o meu primeiro post.
Esse ano eu devo entrar no terceirão, ou seja, último ano da escola e primeiro passo para a vida além dela. Pensando nisso eu considero que seria muito interessante eu fazer faculdade fora do meu estado (logicamente só faria se eu passasse eu uma top de linha, como a USP, ITA, IME, entre outras), por alguns motivos:

  • O curso que eu quero  é Computação, e onde moro não há muita movimentação desse mercado que está mais concentrado mais em São Paulo mesmo. Fazer uma faculdade nesse ambiente me proporcionaria formar uma networking boa nesse ramo, além de poder (espero) aprender com os melhores profissionais e conhecer outras pessoas incríveis.
  • Meus pais tem uma boa condição financeira então nunca precisei me esforçar muito, e eu vejo que isso pode ser prejudicial para o meu futuro. Eu adoro meus pais, são pessoas incríveis, mas ir morar sozinho, ter que me virar, poderia ser uma bela oportunidade de crescer e amadurecer. Eu tenho uma ideia (não sei vocês concordam), mas se for pra mim cair na realidade que seja enquanto sou jovem.
  • Eu gosto de desafios. Sempre tive boas notas com pouco esforço, estudo um dia antes e ainda sou do top 3 da sala (estudo escola particular). Mas por conta desse pouco esforço, nunca descobri de fato o meu limite, concorrer com os melhores do Brasil, ser um dos melhores para entrar no curso, morar sozinho, manter no curso, parece ser, para mim, um desafio que seria interessante tentar.
  • Talvez eu consiga. Tenho bastante facilidade e vontade estudar, principalmente exatas. Mesmo que eu não tenha me esforçado muito nos últimos anos, eu tenho uma boa base nessas matérias. Além disso, acompanhei aqui no fórum as dicas dos livros didáticos e baixei muito conteúdo bacana para estudar, terminei o vol. 1 dos FdME e do Feltre, estou no vol. 02 de dos FdME e começando Tópicos de Física. Inclusive eu comprei o vol. 05 de Física Clássica, já que senti um pouco de dificuldade em Eletricidade ano passado e esta coleção parece ter a melhor teoria.
  • Tenho um plano B. Caso eu não passe para fora, a faculdade da minha cidade tem o meu curso também. Eu vi os pesos para o meu curso e são perfeitos para mim, nesse último enem eu fui bem em Matemática e em Natureza. Creio que se manter a rotina de estudos que a minha escola fornecer posso passar tranquilamente em Eng. da Comp. na minha cidade.

Entretanto, os meus pais estão contra a minha ideia. Eles dizem que não estou preparado para morar sozinho (confesso que eles tem um pouco de razão, mas como eu já disse e também falei para eles: Pode ser interessante para mim) e dizem que não tem dinheiro para pagar (eu poderia arrumar estágios lá, ou morar em república, mas acho que eles poderiam me bancar, claro que não seria comprar um apartamento para mim sozinho, mas se eu dividir com alguém provavelmente daria). Eles estão me convencendo um pouco, mas queria pedir a opinião de vocês, principalmente por que como eu disse, se for para fazer aqui, não acredito que necessitarei de muito esforço da minha parte (talvez uma melhorada em redação), assim vejo que seria desnecessário continuar estudando pelo FdME, TdF, Feltre, já que o Enem não costuma ser muito específico. Dessa forma eu ficaria apenas com a escola.
E então, o que vocês acham? Devo investir em um estudo pesado para passar em uma universidade fora ou permanecer com o projeto da escola e ficar por aqui mesmo? Alguém já passou por algo do tipo? Se sim, como lidou com a situação? A opinião de vocês seria muito bacana, estou aberto a todas as possibilidades.
Desde já, agradeço pela atenção. Wink


Última edição por jovemindeciso em Seg 16 Jan 2017, 21:35, editado 1 vez(es)

jovemindeciso
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/01/2017
Idade : 23
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por JoaoGabriel Seg 16 Jan 2017, 17:35

Meu amigo, uma dica: dê a cara a tapa e corra atrás do que você quer. Eu saí da minha cidade quando entrei na Universidade e o meu crescimento pessoal desde então foi imenso. Você passa a ter que encarar situações que você nem sabia que existiam, passar a ser o responsável por você e suas ações, mas com tudo isso vem uma liberdade muito grande, algo que quando se experimenta não se quer largar mais. Estudar longe de casa é uma das grandes experiências que eu tive na minha vida, e recomendo muito. Em relação a saudade, eu já estudei no exterior, e fiquei 1 ano sem ver ninguém da minha família pessoalmente. Acredite, é bem mais tranquilo do que parece. Skype está aí para isso, dá pra levar muito na boa! Se eu fosse você, saíria da aba dos pais agora, pois é basicamente um estágio do que você vai viver na sua vida.

Grande abraço, e sucesso!
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por Convidado Seg 16 Jan 2017, 17:40

Parece bobagem, mas o único que pode responder sua dúvida é você mesmo.
Você está indeciso. Nada do que viermos a falar desencadeará alguma ação - caso você não decida o que fazer. 

Refletir acerca de seus objetivos é a chave. Analise detalhadamente o que você quer e faça o que tem que ser feito.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por blabluuuuu Seg 16 Jan 2017, 18:22

Tenta unicamp ou unesp vc pode morar numa das cidades do interior de sao paulo, agora o problema mesmo e fazer essas provas sendo de outro estado, lembrando q da pra fazer essas provas tb em brasilia.
blabluuuuu
blabluuuuu
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 07/02/2016
Idade : 26
Localização : joao pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por Diaz Seg 16 Jan 2017, 18:33

Acredite o crescimento pessoal é muito maior quando você sai da sua zona de conforto e da aba dos pais. E sobre os estudos: tente sempre desenvolver seu estudo em alto nível Very Happy .
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por Henrique92 Seg 16 Jan 2017, 23:56

Se você tiver condições para locar um bom local, com tudo ajeitado e principalmente comprar sua comida, - Marmitex ou Marmita - já é meio caminho andado. Estou morando só, e uma das partes que mais odeio é cozinhar. Como odeio. E não tenho a mínima paciência para isso. Sem falar que minha kitnet é apenas 1 peça e 1 banheiro, ou seja, quando cozinho, impregna cheiro para tudo que é lado. Segredo é ficar no básico arroz e feijão e prato congelado. Já disse que odeio e detesto cozinhar? Estou quase pedindo marmitex, nem que para isso, eu fique zerado no mês inteiro.

Henrique92
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 31
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por Henrique92 Ter 17 Jan 2017, 00:00

Agora para quem não tem condições de pedir comida fora, recomendo que faça uma coisa de cada vez. Feijão, arroz. Enfim. Assim a gente tem muito mais concentração para fazer bem feito. E fazer de dia também para não incomodar vizinhos.

Henrique92
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 21/01/2016
Idade : 31
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por Elcioschin Ter 17 Jan 2017, 10:20

Tudo é uma questão de gosto. E gosto não se discute.
Meu filho saiu de casa com 18 anos para fazer USP/São Carlos (excelente cidade para estudantes).
Teve que se virar sozinho: inicialmente dividiu um apartamento pequeno de 2 quartos com um colega e depois passou a morar em república imensa, bem "avacalhada", com mais 10 colegas. Adorou. Aprendeu a cozinhar sua própria comida (e gostou)
Depois morou sozinho na Europa por 3 anos (fazendo mestrado e trabalhando) e continuou fazendo sua própria comida, à noite. Diversas vezes conversava com ele pelo Skipe, enquanto ela preparava seu jantar.
Foi uma tremenda experiência de vida! E aposto que nunca se arrependeu. Hoje mora em São Paulo e continua fazendo seu almoço em sua casa (a esposa trabalha fora). E garanto que seus pratos são excelentes. (Eu não cozinho nada!)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por VioletChachki Ter 17 Jan 2017, 18:07

Acredito que nós saímos do Ensino Médio muito novos. O despreparo psicológico é enorme.. a pressão com ter que passar em algum curso, começar a faculdade etc já é o suficiente pra nos deixar bem pilhados.. eu mesmo quando concluí o ensino médio optei por ficar aqui, por justamente acreditar que não estava preparado pra morar sozinho e lidar com essa responsabilidade. Hoje em dia minha visão mudou e muito... Os anos passam e a gente começa a perceber que isso são detalhes, e o peso da idade nos deixam ou frustrados por não ter seguido o caminho que queríamos ou entusiasmados pra recomeçar, e que só não fizemos isso anteriormente por imaturidade.. A separação dói, isso é um fato. Mas você não tá indo pra outro planeta... você vai pra um ambiente que com certeza vai se adaptar e vai receber visita dos seus pais esporadicamente.. ooou voltando pra casa nas férias..
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por RenanSousa Dom 05 Fev 2017, 11:02

Eu estou pensando em morar sozinho com 17 anos , pois meu ambiente familiar é muito complicado me abala muito quase todo dia algo acontece preciso de paz , e até eu conseguir me focar demora 3 a 5 dias , depois disso acontece algo denovo. Alguém saiu cedo de casa ? pode contar a experiência.
RenanSousa
RenanSousa
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer faculdade longe da família ou não?  Empty Re: Fazer faculdade longe da família ou não?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos