PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(FUVEST) Ciclo do Nitrogênio

2 participantes

Ir para baixo

(FUVEST) Ciclo do Nitrogênio Empty (FUVEST) Ciclo do Nitrogênio

Mensagem por Pietro Tavares Sex 13 Jan 2017, 10:44

Após alguns meses de monitoramento de uma região de floresta temperada (de julho a dezembro de 1965), a vegetação de uma área foi derrubada e impediu-se o crescimento de novas plantas. Tanto a área de floresta intacta quanto a área desmatada continuaram a ser monitoradas durante os dois anos e meio seguintes (de janeiro de 1966 a junho de 1968).

O gráfico a seguir mostra as concentrações de nitratos presentes nas águas de chuva drenadas as duas áreas para córregos próximos.
(FUVEST) Ciclo do Nitrogênio 2cirna
a) Se, em 1968, a vegetação da área intacta tivesse sido removida e ambas as áreas tivessem sido imediatamente usadas para cultivo de cereais, era de esperar que houvesse maior produtividade de grãos em uma delas? Por quê?


b) Qual elemento químico do nitrato é fundamental para a manutenção de um ecossistema? Por quê?


Minhas dúvidas:
a) O gabarito diz que a área de maior produtividade seria a intacta, porque "nessa região a taxa de nutrientes minerais do solo, inclusive o nitrato, é mais elevada, uma vez que ainda não ocorreram a erosão e a lixiviação".
A maior taxa de nitrato na chuva implica em uma menor taxa de nitrato fixado no solo ou reflete uma maior taxa de nitrato presente no solo?

b) O gabarito diz que é o nitrogênio pois faz parte das proteínas, ácidos nucleicos etc..
Tá, mas e o oxigênio que serve só para os seres vivos poderem respirar? De fato, o nitrogênio e o oxigênio são fundamentais, e sei que o oxigênio não participa somente desse ciclo biogeoquímico e muito menos que esse seja o único ciclo capaz de provê-lo para um ecossistema; mas, repare que, pela forma como é perguntado, eu simplesmente preciso eleger, entre dois elementos básicos para que exista vida, o "fundamental". Como vencer impasses deste teor?


Obrigado desde já.
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FUVEST) Ciclo do Nitrogênio Empty Re: (FUVEST) Ciclo do Nitrogênio

Mensagem por LPavaNNN Sex 13 Jan 2017, 11:14

chuva drenada seria a chuva '' redirecionada'', a chuva drenada da área desmatada tem maior teor de nitratos pq a erosão do solo desequilibra todo ecossistema afetando a flora e então, naturalmente seres biofixadores  também são afetados, o que compromete a biofixação de compostos nitrogenados e, portanto, esses nutrientes são retirados do solo e levado junto com a água da chuva. 

b) o nitrogênio se faz mais necessário porque o oxigênio não se faz tão necessário para plantas, visto que a partir da fotossíntese elas mesmo o produzem, note que sempre que existir compostos nitrogenados, os seres fotossintetizantes serão capazes de produzir oxigênio, através do nitrogênio são produzidos proteínas, , ácidos nucleicos, nesse grupo podemos ainda dizer sobre as enzimas ( proteínas que aceleram reações na ordem de bilhões de vezes), ácidos nucleicos(DNA e RNA) responsáveis por todo o controle sobre qualquer organismo .

Uma das teorias sobre o como surgiu oxigênio na terra, foi a partir do surgimento de seres fotossintetizantes, ou seja, as plantas criaram oxigênio em um ambiente em que o teor de oxigênio era zero, algo que n poderia ter sido feito sem nitrogênio .

LPavaNNN
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 925
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 30
Localização : Goiânia/GO Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(FUVEST) Ciclo do Nitrogênio Empty Re: (FUVEST) Ciclo do Nitrogênio

Mensagem por Pietro Tavares Sex 13 Jan 2017, 11:40

Ótima resposta, entendi e concordo.

Obrigado.
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FUVEST) Ciclo do Nitrogênio Empty Re: (FUVEST) Ciclo do Nitrogênio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos