PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff)

2 participantes

Ir para baixo

Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff) Empty Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff)

Mensagem por lovemoviesforfun Qua 11 Jan 2017, 22:17

(UFLA-MG) No circuito apresentado na figura a seguir, estão representadas diversas fontes de força eletromotriz de resistência interna desprezível que alimentam os resistores R1 = 1,75Ω e R2 = 1,25Ω. A corrente i no circuito é de:

Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff) I_e4bfb80bb71806dc_html_a7edfbfb
 
a) 6,0 A                              
b) 5,0 A                                 
c) 4,5 A                                 
d) 2,0 A                                 
e) 3,0 A
 
Boa noite,
Eu consegui responder essa questão utilizando a 2° Lei de Kirchhoff  (Leis das malhas - Sinais), contudo quando fui utilizar a 2° Lei de Pouillet dá outro resultado, gostaria de saber o por quê dos valores não baterem!
 

2° Lei de Kirchhoff
0 = 3 + 1,5 + 1,25 x i - 1,5 + 1,75 x i - 9 ---------> Efetuando as contas I = 2 Ampère


2° Lei de Pouillet
Achando a FCEM do receptor equivalente primeiro, tempos a FCEM = 3V. O gerador é aquele cuja FEM é a maior, logo, concluímos que o gerador neste sistema possui 9V
I = ΣE - ΣE' / Req --- I = 9-6/3 -----> I = 1 Ampère
 

Peço a gentileza que me expliquem o por quê dos valores darem diferentes.
Obrigado!

lovemoviesforfun
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 133
Data de inscrição : 28/11/2016
Idade : 26
Localização : Salvador, Bahia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff) Empty Re: Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff)

Mensagem por Elcioschin Qua 11 Jan 2017, 22:24

Dois geradores com E = 3 V em paralelo ---> Eeq = 3 V

Existem DOIS geradores: 1,5 (na esquerda) e 9 (e dois receptores: 3 e 1,5)

Lei de Pouillet: + 1,5 + 9 - 3 - 1,5 = (1,75 + 1,25).i ---> 6 = 3.i ---> i = 2 A
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff) Empty Re: Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff)

Mensagem por lovemoviesforfun Sex 13 Jan 2017, 10:18

Qual é o motivo pelo gerador do lado esquerdo (FEM = 1,5V) ser um gerador e não um receptor?
O motivo para a FEM = 1,5v do lado esquerdo ser um gerador é porque a corrente (i) sai pelo lado (+) e o do lado direito "receptor FCEM=3V" a corrente sair pelo lado negativo (-)???
É isso ou eu estou falando bobagem?

lovemoviesforfun
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 133
Data de inscrição : 28/11/2016
Idade : 26
Localização : Salvador, Bahia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff) Empty Re: Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff)

Mensagem por Elcioschin Sex 13 Jan 2017, 13:14

Sua base teórica ainda deixa  a desejar !!!

O elemento de 9 V é o maior de todos: é um gerador

O elemento de 1,5 V da esquerda tem a MESMA polaridade do gerador de 9 V, logo também é um gerador (em ambos a corrente entra pelo - e sai pelo +). Temos, portanto, dois geradores em série (9 + 1,5 = 10,5 V).

Os dois elementos de 3 V em paralelo e o elemento de 1,5 V inferior tem polaridade oposta ao do gerador de 9 V (a corrente entra pelo + e sai pelo -). Logo, os três são receptores. Como 3 // 3 = 1,5 V temos dois receptores de 1,5 em série (1,5 + 1,5 = 3 V)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff) Empty Re: Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff)

Mensagem por lovemoviesforfun Sex 13 Jan 2017, 13:27

Agora sim pude compreender o porquê eu não conseguia calcular a corrente por meio da 2° Lei de Pouillet, agradecido por me explicar!
Eu acredito que na vida precisamos nos esforçar muito para alcançar os nossos objetivos, e às vezes os erros (falhas) nos fazem abrir os olhos e a mente para que não cometemos os mesmos erros futuros. O ruim não é errar ou não saber algo e sim persistir no mesmo erro! Wink
Obrigado!

lovemoviesforfun
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 133
Data de inscrição : 28/11/2016
Idade : 26
Localização : Salvador, Bahia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff) Empty Re: Circuitos com Geradores (Leis de Kirchhoff)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos