PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprovação em um vestibular concorrido

+9
Nina Luizet
Luana Queiroz Ferreira
Matemathiago
anaclaracn
Fisher
Barbeirodogta
Matheus José
Fantasma do Vest
RafaelJosedaSilva
13 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Seg 02 Jan 2017, 10:50

Relembrando a primeira mensagem :

Olá a todxs!
primeiramente, vou apresentar-me brevemente aqui: Chamo-me Rafael, nasci em 1998 e atualmente sou acadêmico da graduação da Faculdade de Medicina da USP (no momento em que escrevo este texto estou no final do primeiro ano). Sou de Blumenau - SC e estudei todo o ensino fundamental e médio em uma escola pública estadual da minha cidade. Meu pai é pedreiro e minha mãe, empregada doméstica. Desde muito pequeno tive interesse pela medicina e decidi que queria estudar na USP no último ano do ensino fundamental. Preparei-me sozinho durante o ensino médio para o vestibular da FUVEST, sem fazer cursinho, e a prestei no final do meu terceiro ano (2015). Fui aprovado na primeira chamada do curso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Foto minha com busto do Dr. Arnaldo, fundador da faculdade, no começo do ano. ps.: ignore por favor o bigode ridículo que eu tinha (até pouco tempo atrás... Mad )

Agora, vamos ao que interessa...
como conseguir a aprovação em um vestibular concorrido? muitos já me fizeram essa pergunta e, todas as vezes, foi e é difícil responder. Na realidade, não há uma resposta extremamente simples e "comprehensive". O que escrevo aqui, não é nada mais do que um resumo do que eu fiz para conseguir a vaga dos meus sonhos (e que deu certo) e do que eu acho que pode ajudá-lo a atingir o seu objetivo.
ps.: meu foco neste texto serão as faculdades nacionais. Caso tenha interesse por informações sobre provas de faculdades estrangeiras, entre em contato INBOX para que que possa indicá-l@ amigos que poderão ajudá-l@ mais do que eu nesse caso.

1ª Dica) Confie em você mesmo!
   Onde você estudou anteriormente, como era visto na escola, se era ou não estudioso, o que seus amigos pensavam ou pensam de você, o que os outros pensam de você... nada disso impedirá você de atingir seu objetivo! O resultado final dependerá principalmente de você, sua proatividade, sua preparação e seu PRESENTE (não o passado anterior à sua preparação atual!).
Não se engane: não estou dizendo que a meritocracia do vestibular (ou de nossa sociedade) é verdadeira, pois não é! Claramente, dependendo de sua condição socioeconômica você terá que se esforçar muito mais ou menos. O que estou dizendo é que seu objetivo é possível. Ademais, grandes desafios e uma grande dedicação podem trazer recompensas incríveis (como ocorreu comigo!). Estudar em uma ótima faculdade, seja nacional ou estrangeira traz vantagens e oportunidades únicas de desenvolvimento profissional e, acima de tudo, pessoal! Se você está lendo este artigo tenho certeza de que você pode chegar aonde sonha. Você é capaz, acredite Wink

   Considerando-se apenas o ponto de vista da educação, a diferença entre os melhores estudantes das melhores escolas e das piores escolas é, basicamente, de conteúdo memorizado/decorado/aprendido. Muito desse conteúdo, cobrado no ENEM e nos vestibulares, constitui pura informação que precisa ser decorada e reproduzida em provas e cuja aplicabilidade seja na sua vida, seja no curso que você escolher, muito provavelmente é pequena. Atenção: não quero sugerir, de forma alguma, que o conteúdo de ensino médio seja inútil. Ele inclui certas bases que são absolutamente essenciais para o acompanhamento de um curso de nível superior, seja ele qual for. Entretanto, a maneira como grande parte desse conteúdo é passado reduz brutamente tanto o interesse (por parte do aluno) quanto a sua aplicabilidade e sua pertinência. Qual minha mensagem, afinal? Que caso você não tenha estudado em uma boa escola, o que precisa é, principalmente, construir uma base de conceitos, isto é, memorizar e aprender vários conteúdos que você talvez nunca tenha estudado, ou que ainda não domina adequadamente, mas que isso, de forma alguma, significa que você tenha menor capacidade. SEU "ATRASO" É DE ESTUDO, NÃO DE CAPACIDADE E POTENCIAL! Talvez, se você fizesse o vestibular agora (assumindo que você ainda precisa se preparar), você AINDA não fosse aprovado. Note: AINDA! Nada que uma boa preparação não possa solucionar...

   Outra coisa, muito importante: não ligue para a opinião de certas pessoas! Há muitos que podem invejá-lo por não conseguirem sonhar tão alto quanto você e, de forma mal intencionada (ou, talvez, nem tanto, pelo menos é o que queremos acreditar...) podem acabar fazendo-o imaginar que seu objetivo é impossível, muito distante, ou que não vale a pena nem tentar. Mostre que você é sim capaz, eu confio em você Cool
   

2ª Dica) Escolha sua meta!

   Aonde você deseja chegar? Atenção: atirar no escuro diminui exponencialmente suas chances!
- Já tem ideia de qual curso irá fazer? Se sim, prossiga. Se não, recomendo que você tente se decidir antes de continuar. Há muito material na internet que pode ajudá-lo e, além disso, conversar pessoal ou virtualmente com algum profissional das áreas pelas quais você se interessa -- e até mesmo acompanhá-lo em seu trabalho por um dia, por que não? -- pode também ser muito útil em sua escolha.
- Onde você pretende estudar? Há muitas faculdades, no Brasil e fora dele. Sua escolha faz diferença! Pesquise. (ps.: rankings podem ajudar, mas não são absolutamente corretos, nem são o veredicto de qual será a melhor faculdade para você). Fale com pessoas que estudam nessas faculdades, pergunte a elas o que estão achando do curso e da faculdade.

   E quanto ao número de vestibulares a prestar? Bem, como tudo, a decisão final é (e deve ser) sua. O que eu penso é que, se você tem uma base boa dos conteúdos, pode aumentar o número de vestibulares que vai prestar. Porém, seja sábio: as provas de vestibulares são cansativas e não vale a pena prestar provas de faculdades que você não tem interesse algum de prestar nem prestar um número absurdamente grande de vestibulares, principalmente se as provas forem em datas próximas. Cansaço e estresse adicional nas provas das faculdades dos seus sonhos não seria muito legal, não é mesmo?
Além disso, jamais deixe de prestar o vestibular dos seus sonhos por falta de confiança. Aposto que nem o candidato mais bem preparado estará totalmente confiante de si. Nothing ventured, nothing gained... Wink

3ª Dica) Estude os vestibulares que você vai prestar.
   Veja bem: não disse aqui estude PARA os vestibulares. Eu escrevi ESTUDE OS VESTIBULARES. Sim, é isso mesmo. ALÉM de estudar os conteúdos que são cobrados na prova, estude a prova em si! Aprenda tudo sobre os vestibulares que você vai prestar. Isso faz uma diferença enorme, sério!
           - Leia o manual/edital do seu vestibular. Você o encontrará no site da sua faculdade. Ele fornecerá informações valiosas, como os diferentes pesos para as disciplinas, os conteúdos abordados e a forma como são cobrados ou a estrutura das questões e da redação.
           -Pesquise no Google e no YouTube por "como estudar para o vestibular X", "dicas para o vestibular X", "segredos do vestibular X". Para os grandes vestibulares, é grande a chance de você encontrar muita informação útil. Abaixo alguns exemplos de sites/materiais que podem ajudá-lo. Nenhum é de minha autoria. São materiais que me foram úteis durante a minha preparação:
               * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Site do cursinho Poliedro que tem informações úteis e de livre acesso para quem deseja prestar vestibulares de SP)
               * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
               * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
               * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

4ª Dica) Fazer cursinho ou não: eis a questão.
           Vou antes dizer o porquê de eu não ter feito cursinho. Sempre me considerei muito autodidata e nunca fui super fã de assistir muitas aulas, então preferia em geral estudar sozinho: eu poderia buscar resolver diretamente às minhas dúvidas e necessidades, e estudar as matérias que EU tinha maior dificuldade. Então, tive de fato maior liberdade estudando sozinho. Mas nem tudo foi tão bem quanto planejado... Ao estudar sozinho, você também acaba tendo que assumir uma responsabilidade muito maior. Cabe a você descobrir exatamente o que precisa aprender; cabe também a você planejar os horários e separar os períodos de tempo para estudar as matérias e os conteúdos! E, no meu caso, a verdade é que o planejamento era uma das coisas mais estressantes que eu tinha de fazer. Claro, tudo deu certo no final, mas foi muito trabalho duro! Alguns cursinhos da minha cidade chegaram a me oferecer bolsas de 100% ou com algum desconto grande, mas, no final, acabei não aceitando porque não gostei da qualidade de nenhum deles e o fato de todos serem direcionados para os vestibulares de SC ou para o ENEM (e não para a FUVEST, que era o meu objetivo) não me deu confiança suficiente. Não queria perder meu tempo com o que, para mim, era pouco útil naquele momento.
           Se você pode pagar por um bom cursinho (ou há algum cursinho de boa qualidade próximo de você que dá bolsas para alun@s carentes, caso seja um) e você sente necessidade de assistir aulas, tirar dúvidas com professores e tudo mais, fazer um cursinho pode ser sim uma boa escolha para você! Só lembre de pesquisar muito bem antes de "fechar negócio" e não confiar apenas nas propagandas (se todos fossem sinceras, todos os cursinhos seriam o que "mais aprova" ao mesmo tempo silent ). Fale com pessoas que fazem cursinho (e também com os aprovados) e os questione sobre o que acham da infraestrutura, dos professores, do suporte, do material, etc. Os links que citei acima também podem ajudá-lo na escolha.

5ª Dica) Tenha um bom material de estudo!
           Se você estuda sozinho, é importantíssimo ter um material de estudo que será sua "base" de estudo. A única coisa que eu efetivamente comprei foi apenas UM livro de estudo complementar, que nem me era fundamental. TODO o restante, que eu usei como base de estudo (livros didáticos e apostilas de cursinho), eu consegui ou recebendo como doações de professores ou na própria internet (como PDFs).
           Além dessa "base", materiais de estudo complementares são importantes, especialmente para: REDAÇÃO, LITERATURA (aqui principalmente em relação aos livros da leitura obrigatória), ATUALIDADES, FILOSOFIA e SOCIOLOGIA.
               - Falarei sobre a redação em outra dica...
               - Em relação à literatura, estude história literária, não apenas por livros, mas também por sites, vídeos e outros materiais. Quanto aos livros da leitura obrigatória, a questão de os ler ou não é, de certa forma, controversa. Na minha opinião, se você tem tempo extra, vale a pena lê-los sim! Durante minha preparação, li todos os livros da leitura obrigatória da FUVEST e, além de eu achar que isso me ajudou ao responder as questões da prova, a de leitura da maiora era para mim um prazer. Ler obras clássicas também é um ótimo exercício de interpretação de texto. PORÉM, O MAIS IMPORTANTE É: não importando se você lerá os livros da leitura obrigatória ou não, você deverá obrigatoriamente ler resumos, interpretações e comentários de críticos e de professores sobre esses livros. Há muito material disponível na internet, na forma de texto e de vídeo, de cursinhos como Objetivo, Anglo, entre outros... Os grandes vestibulares cobram hoje não apenas o roteiro, mas PRINCIPALMENTE conhecimentos sobre o contexto socio-histórico-econômico-literário da vida do autor e da época de publicação do livro (já que muitos autores têm diferentes "fases" de sua obra literária), sua importância e a relação de trechos dos livros com seus (esperados) conhecimentos de semântica, interpretação de texto, figuras de linguagem, história geral e do brasil, teoria literária e entre outros.

Não se assuste, pode parecer muita coisa, mas se você se empenhar logo logo estará gostando de estudar essas relações. É muito melhor assim do que apenas decorar mecanicamente personagens e roteiros Wink

               - Mantenha-se conectado ao mundo em que você vive! Guerras, conflitos, crises econômicas e humanitárias, globalização, blocos econômicos, desigualdade socioeconômica, problemas ambientais, grandes eleições pelo mundo, movimentos separatistas...: esses são todos exemplos de assuntos que você precisa dominar! Leia jornais e revistas, assista a filmes e documentários, procure por apostilas e vídeo-aulas de atualidades. Abaixo, indico algumas referências que podem ajudá-lo nesse aspecto:
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]  - há vídeo aulas, podcasts e outros serviços gratuítos, e outros que você pode comprar mas de ótima qualidade e excelente custo-benefício: MAIS DO QUE RECOMENDO!
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E há vários sites de notícias como (lembre-se de que nada é imparcial e que você deve sempre procurar desenvolver seu senso crítico):
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

              Alguns vestibulares também cobram conteúdos específicos que não estão presentes em todos os materiais didáticos (e/ou que muitos cursinhos não passam), lembre-se da dica anterior de ler o edital! Na FUVEST, conhecer a geografia e a história local da cidade e do estado de SP e também do Sudeste do Brasil é importante. Porém, em alguns vestibulares como o da UFSC e o da UFRGS, conhecer a regionalidade é ainda mais essencial, pois isso é algo EXTENSIVA e REPETIDAMENTE cobrado nessas provas!

6ª Dica) Planejamento, organização e disciplina: indispensáveis!

           Sem planejamento ou sem treinamento, não se vence uma guerra...  :SW3:
Calendários, agendas e horários são seus aliados. Se você tem dúvida sobre como se organizar, dê uma olhada no canal do YouTube chamado EstudarAqui, em que há relatos de vestibulandos que falam um pouco sobre como foi seu planejamento e organização, vale a pena!

7ª Dica) Não enloqueça! Somos todos humanos <= não se esqueça disso!

            Não se desespere caso em um determinado dia você não consiga estudar, ou caso não consiga atingir uma das suas metas que planejou, ou, então, caso não renda tanto quanto esperado... Ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, nem mesmo aqueles que passaram em 1º lugar nos vestibulares mais concorridos do país ou do mundo, conseguiu cumprir sempre todas as metas. Somos humanos, e erramos, e não há porque se desesperar por isso.
            Caso seja necessário, pare um pouco. Descanse. Reflita. E, então, volte ao trabalho: replaneje suas metas, seus métodos, a distribuição do seu tempo.
            Outra coisa: se você nunca estudou antes, não espere conseguir estudar 10 horas seguidamente sem problemas. Tudo isso leva tempo de implantação e de adaptação.
            Além de estudar, VIVA também (e principalmente)! Cuide de sua saúde, faça exercícios físicos e se alimente bem, descanse quando preciso. Durma quando preciso. Claro que você precisará ceder muitos dos seus confortos para atingir seu objetivo, mas isso não significa que ser vestibulando deve ser igual a ser um zombie, semivivo! Estude o tempo que mais render para você: para uma determinada pessoa esse pode ser 15 horas por dia, e para outra pode ser 6... Nosce te ipsum!

8ª Dica) Não deixe de estudar redação!
            Negligenciar uma materia é muito ruim, seja ela redação, seja ela qualquer outra. Mesmo que você saiba muito sobre uma determinada matéria (ou acha que sabe), é preciso estudá-la. O que você precisa é, porém, distribuir adequadamente seu tempo entre as diferentes matérias.
            A regra de estudar o seu vestibular é aqui de novo essencial. Como é a redação do seu vestibular? Que tipo de texto é geralmente cobrado? Qual o peso da redação na prova toda? Quais são os temas geralmente abordados? De que forma eles são abordados? (De uma forma mais social e direcionada a propostas de abordagem, como a do ENEM? Ou mais filosófica e reflexiva como a da FUVEST, por exemplo?)
            Escreva toda semana pelo menos um texto utilizando propostas de anos anteriores do seu vestibular, ou simulados de cursinhos que estão disponíveis na internet. O blog do site Descomplica é um exemplo de site que possui propostas de redação para download, mas há muitos outros também. Depois, releia várias vezes o seu texto e, além disso, mostre-o para o maior número de pessoas que conseguir e peça a opinião delas! Amigos, professores de sua escola ou de outras, usuários do fórum Pir2, ou, inclusive, pessoas que foram aprovadas em vestibulares concorridos (aposto que, se você pedir ajuda pelo face para algum ou alguns dos aprovados em vestibulares concorridos, você conseguirá muita ajuda valiosa -- eu mesmo posso ajudá-lo se eu puder Wink ). O céu é o limite para quem está interessado em aprender. Não tenha medo de ser intrometido Smile

9ª Dica) Treine muito!

            Aqui está incluído não apenas fazer muitoos exercícios para testar seus conhecimentos, como também fazer simulados. Se seu cursinho não faz simulados frequentemente (ou você não faz cursinho), minha sugestão é: imprima as provas de anos anteriores e as resolva em casa. Busque também, se possível, simular o vestibular real, em um ambiente calmo e silencioso e com o mesmo tempo da prova original.
            Essa talvez seja uma das dicas mais importantes na minha opinião. Fazendo simulados e os corrigindo depois utilizando gabaritos e resoluções de cursinhos disponíveis na internet, pude evoluir muito, acompanhar meu resultado e conhecer bem o vestibular da FUVEST. Eu fazia também anotações do que errava e aprendia e  relia essas anotações várias vezes por semana. Essas anotações também foram de grande valia nas primeiras semanas antes da prova, e me ajudaram a dar mais segurança.


10ª Dica) Não se esqueça de revisar!
            Planeje e faça revisões constantemente. E aqui me refiro tanto a revisões no período da véspera do vestibular e revisões mensais e semanais, quanto a mini-revisões ao final do dia. Nossa memória não é perfeita e rever o que foi aprendido é essencial para fixar. Por isso, também é importante estudar já pensando em se facilitar a futura revisão, utilizando estratégias como resumir o conteúdo em tópicos, mapas conceituais/fluxogramas ou cartões-resumo. Atenção: é importante escrever "no papel" para aprender melhor. Digitar é menos eficiente. No entanto, apenas copiar textos ou fazer os famosos "resumos escritos" é uma estratégia ruim, pois, além de ser pouco eficaz, consome muito tempo!

11ª Dica) Estudando Inglês
            Sites/aplicativos como o Duolingo e o Memrise ajudam a aprender o básico e aumentar o vocabulário (inclusive de quem está em um nível mais avançado, no caso do Memrise). Ler textos em inglês também é muito importante. No vestibular, não dê muita importância para as palavras que você desconhece. Tente identificar o sentido da frase pelo contexto, o que você aprenderá com a prática. Ao estudar para o vestibular, primeiro tente ler o texto sem se preocupar com as palavras desconhecidas. O que o texto fala? Você conseguiria explicar para outra pessoa? Depois, releia sublinhando as palavras e expressões que você não conhece e procure por seu significado. Em seguida, anote o que você aprendeu e revise suas anotações frequentemente.
            O site Scientific American e a revista The Economist são exemplos de fontes muito comuns dos textos usados nas questões da Fuvest e de outros vestibulares. Identifique as principais fontes usadas ou assuntos abordados nas questões do seu vestibular e leve isso em conta no planejamento do seu estudo!

           
Bem, é basicamente isso o que queria dizer por ora. Agradeço a quem se interessou e leu. Qualquer sugestão, questionamento, opinião ou dúvida, comente por favor Very Happy
Abraço, boa sorte e sucesso!

#edit1: corrigi alguns erros de digitação e movi o post para o fórum de "Bate Papo", já que este é aberto para o público e assim permite a indexação do post no Google e em outros buscadores.


Última edição por RafaelJosedaSilva em Ter 03 Jan 2017, 19:32, editado 1 vez(es)
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo


Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Qui 05 Jan 2017, 15:52

Olá, Matemathiago!
Muito obrigado!
Esse é o meu sonho e objetivo Wink

Abraço e tudo de bom!
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por Luana Queiroz Ferreira Sex 06 Jan 2017, 16:06

Parabéns pela aprovação Rafael! Sua história é muito motivadora  Wink 
Esse fim de semana começa a segunda fase da fuvest e a ansiedade já começa a aumentar. Sinto que, infelizmente, minha primeira fase foi bastante comprometida pelo nervosismo e estou com medo de que aconteça novamente. Principalmente por ser três dias seguidos e o sentimento de "ir mal" em um dia pode afetar o psicológico no restante das provas.
Então, gostaria de saber se você tem alguma dica para controlar o nervosismo durante as provas.. Vc era nervoso também? Se sim, tinha alguma mania ou estratégia que te deixava menos nervoso?

Luana Queiroz Ferreira
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 04/12/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Sex 06 Jan 2017, 18:33

Olá, Luana Queiroz Ferreira!
Com certeza me senti nervoso nos dias das provas, como também me sinto hoje nas provas da faculdade ou quando tenho que fazer uma apresentação em público, por exemplo. O estresse estará sempre, nem que seja pouco, ao longo de nossa vida (feliz ou infelizmente). É importante tomar uma atitude ativa sobre o estresse: buscar sempre pensar de forma positiva e pensar que você pode e que você irá controlá-lo. Antes das provas, é muito importante relaxar e dormir e se alimentar bem.

Nos momentos antes das provas, eu prefiria ficar em pé do lado de fora da sala até que praticamente o fiscal me obrigasse a entrar hahah Movimentar-me para um lado e para o outro, andar e me espreguiçar me ajudava a me manter mais animado do que estressado. Se durante a prova eu ficava muito nervoso/estressado, respirava fundo, ia ao banheiro, lavava o rosto, parava por um poucos minutos para relaxar, comia alguma coisa e depois voltava a resolver a prova. 15min de "intervalo" durante toda a prova é mais vantajoso do que resolver metade da prova com estresse (e consequentemente com menor atenção e concentração).
Sorrir também me ajudava (mesmo que fosse forçado, mesmo que eu não tivesse nenhuma vontade sorrir), ajudava-me a me sentir melhor! Ignore na hora o mundo ao seu redor, o que você fará depois, todo o resto. O que importam são as questões e você!

Ouvia os candidatos próximos de mim resmungar e suspirar toda hora diante das questões da segunda fase. Pode parecer que é o estresse que faz com que você aja dessa forma, e isso é verdade, mas o contrário também é válido! Sorrir e respirar calmamente não só pode ser resultado de um estado calmo e despreocupado, como pode fazer com que você fique mais calma e despreocupada!

Não se preocupe mais com isso agora, Luana! Descanse bem e relaxe. Você fará uma ótima segunda fase. A cada prova você estará mais próxima do seu sonho!

Abraço, boa sorte e sucesso!
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por Nina Luizet Sáb 07 Jan 2017, 11:03

Nossa como assim eu só vi esse post agora ???
Parabéns Rafael, e muitíssimo obrigada em contribuir com seu depoimento aqui no Fórum.
Estou indo pro meu segundo ano de tentativa(esse ano que passou foi dificílimo pra mim e para minha família, meu pai faleceu, problemas financeiros, enfim ...), queria entrar na ufcg (sonho +) ou na ufersa, preciso tirar acima de 770, 780 então ainda tem chão para correr ...
Tenho vontade de prestar outros vestibulares mas só tenho duas opções : uece(não sei muito sobre, deveria estudar a história do Ceará e não conheço absolutamente nada em Fortaleza) e Faculdade de Ciências Médicas de Olinda. 
Mega ultra hiper motivacional :-)
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Sáb 07 Jan 2017, 20:54

Olá, Nina Luizet! 
Muito obrigado! 
Sinto muito por seu pai. Problemas financeiros, também, afetam a mim e a muitos amigos meus (alguns que estão em condições muito piores que às minhas). Realmente, não há uma solução mágica para todas essas dificuldades. Muitas vezes, somos obrigados a trilhar caminhos alternativos e mais longos para chegar a um objetivo. Se o seu sonho é a estudar na UFCG, estou certo de que, apesar de tudo, conseguirá, estou torcendo por você!

Abraço, boa sorte e sucesso! Wink

ps.: a frase em sua assinatura, de Nietszche, é uma das melhores que já li! hahah
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por lostbutwon Seg 06 Mar 2017, 16:00

Estava procurando um post parecido e finalmente encontrei, realmente me ajudou muito! Parabéns pela conquista cara, com certeza, resultado de muito esforço e dedicação!!! Em relação a fazer provas em casa, você chegou a focar mais na resolução de provas da FUVEST mesmo ou foi diversificando, com outras provas? Irei fazer outros vestibulares além da FUVEST neste ano, UNIFESP, UERJ, EMESCAM, UNICAMP, ENEM  e percebi que de todos, os da UNICAMP e FUVEST tem conteúdos nos editais mais completos, servindo de base também para outras provas. O meu maior foco é medicina na USP mesmo. Já invisto pesado na resolução cronometrada de exercícios de outros vestibulares ao longo da semana, comecei o ano fazendo uma prova num sábado, corrigindo no outro (no horário destinado para fazer provas) e está rendendo bem, descansando à tarde. Percebo que o ENEM está ficando mais difícil, com algumas questões parecidas com as das provas paulistas, e a FUVEST tem questões interdisciplinares, tenho pensado em deixá-la como base. Nesse ritmo, até Novembro vou ter feito grande parte das edições da FUVEST. Faço uns 30 min de caminhada quando acordo no sábado, depois faço a prova, depois de comer alguma coisa, vou revisando de forma espaçada os erros ao longo da semana, e exercícios que tinha errado quando caem em algum material didático, estão sendo resolvidos com maior facilidade, sinal de que está funcionando, de que está bem equilibrado. E a FUVEST pode ser uma prova muito bem elaborada, mas ela é bem fiel ao que costuma cair, percebo, principalmente na parte de exatas, em especial matemática. Então te pergunto se acha necessário diversificar também essas provas nos fins de semana, além dos exercícios de vestibulares mistos nos materiais didáticos os quais faço fielmente ou seguir firme e forte na FUVEST. Além disso, no final de outubro terei terminado os estudos. O que você fazia, digamos, há 3 semanas da prova, quando estava se aproximando? No mês de Novembro, houve alguma coisa que você fez de diferente que achou ser essencial para a sua aprovação?
lostbutwon
lostbutwon
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 12/04/2015
Idade : 26
Localização : Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por Mateus235 Seg 06 Mar 2017, 18:32

Meus parabéns pelas conquistas. Você é um exemplo! Só uma dúvida: você usou algum site desses de corrigir redações? Se sim, qual? Estou com muitas duvidas sobre como estudar redação, ainda mais que quero fazer dois vestibulares que cobram redações de jeitos diferentes (ENEM e FUVEST). Pode me dar alguma dica? Obrigado!

Mateus235
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/03/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por @ Rafael @ Sex 13 Out 2017, 18:00

Ele está indo longe, certamente tem um grande potencial.

Próximo destino dele: Harvard [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

@ Rafael @
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 24/03/2017
Idade : 24
Localização : Rio Grande do Sul - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por "João Pedro BR" Seg 30 Set 2019, 20:21

Olá Rafael, parabéns pela aprovação. Conhece a coleção Iezzi - Ciências e aplicações? Se sim, recomenda ela para a USP? E por que optaste pelas apostilas Poliedro? É uma dúvida que comumente tenho, pois existem várias outras como COC, Anglo, Objetivo e etc.
Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 202
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido - Página 3 Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos