PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprovação em um vestibular concorrido

+9
Nina Luizet
Luana Queiroz Ferreira
Matemathiago
anaclaracn
Fisher
Barbeirodogta
Matheus José
Fantasma do Vest
RafaelJosedaSilva
13 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Seg 02 Jan 2017, 11:50

Olá a todxs!
primeiramente, vou apresentar-me brevemente aqui: Chamo-me Rafael, nasci em 1998 e atualmente sou acadêmico da graduação da Faculdade de Medicina da USP (no momento em que escrevo este texto estou no final do primeiro ano). Sou de Blumenau - SC e estudei todo o ensino fundamental e médio em uma escola pública estadual da minha cidade. Meu pai é pedreiro e minha mãe, empregada doméstica. Desde muito pequeno tive interesse pela medicina e decidi que queria estudar na USP no último ano do ensino fundamental. Preparei-me sozinho durante o ensino médio para o vestibular da FUVEST, sem fazer cursinho, e a prestei no final do meu terceiro ano (2015). Fui aprovado na primeira chamada do curso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Foto minha com busto do Dr. Arnaldo, fundador da faculdade, no começo do ano. ps.: ignore por favor o bigode ridículo que eu tinha (até pouco tempo atrás... Mad )

Agora, vamos ao que interessa...
como conseguir a aprovação em um vestibular concorrido? muitos já me fizeram essa pergunta e, todas as vezes, foi e é difícil responder. Na realidade, não há uma resposta extremamente simples e "comprehensive". O que escrevo aqui, não é nada mais do que um resumo do que eu fiz para conseguir a vaga dos meus sonhos (e que deu certo) e do que eu acho que pode ajudá-lo a atingir o seu objetivo.
ps.: meu foco neste texto serão as faculdades nacionais. Caso tenha interesse por informações sobre provas de faculdades estrangeiras, entre em contato INBOX para que que possa indicá-l@ amigos que poderão ajudá-l@ mais do que eu nesse caso.

1ª Dica) Confie em você mesmo!
   Onde você estudou anteriormente, como era visto na escola, se era ou não estudioso, o que seus amigos pensavam ou pensam de você, o que os outros pensam de você... nada disso impedirá você de atingir seu objetivo! O resultado final dependerá principalmente de você, sua proatividade, sua preparação e seu PRESENTE (não o passado anterior à sua preparação atual!).
Não se engane: não estou dizendo que a meritocracia do vestibular (ou de nossa sociedade) é verdadeira, pois não é! Claramente, dependendo de sua condição socioeconômica você terá que se esforçar muito mais ou menos. O que estou dizendo é que seu objetivo é possível. Ademais, grandes desafios e uma grande dedicação podem trazer recompensas incríveis (como ocorreu comigo!). Estudar em uma ótima faculdade, seja nacional ou estrangeira traz vantagens e oportunidades únicas de desenvolvimento profissional e, acima de tudo, pessoal! Se você está lendo este artigo tenho certeza de que você pode chegar aonde sonha. Você é capaz, acredite Wink

   Considerando-se apenas o ponto de vista da educação, a diferença entre os melhores estudantes das melhores escolas e das piores escolas é, basicamente, de conteúdo memorizado/decorado/aprendido. Muito desse conteúdo, cobrado no ENEM e nos vestibulares, constitui pura informação que precisa ser decorada e reproduzida em provas e cuja aplicabilidade seja na sua vida, seja no curso que você escolher, muito provavelmente é pequena. Atenção: não quero sugerir, de forma alguma, que o conteúdo de ensino médio seja inútil. Ele inclui certas bases que são absolutamente essenciais para o acompanhamento de um curso de nível superior, seja ele qual for. Entretanto, a maneira como grande parte desse conteúdo é passado reduz brutamente tanto o interesse (por parte do aluno) quanto a sua aplicabilidade e sua pertinência. Qual minha mensagem, afinal? Que caso você não tenha estudado em uma boa escola, o que precisa é, principalmente, construir uma base de conceitos, isto é, memorizar e aprender vários conteúdos que você talvez nunca tenha estudado, ou que ainda não domina adequadamente, mas que isso, de forma alguma, significa que você tenha menor capacidade. SEU "ATRASO" É DE ESTUDO, NÃO DE CAPACIDADE E POTENCIAL! Talvez, se você fizesse o vestibular agora (assumindo que você ainda precisa se preparar), você AINDA não fosse aprovado. Note: AINDA! Nada que uma boa preparação não possa solucionar...

   Outra coisa, muito importante: não ligue para a opinião de certas pessoas! Há muitos que podem invejá-lo por não conseguirem sonhar tão alto quanto você e, de forma mal intencionada (ou, talvez, nem tanto, pelo menos é o que queremos acreditar...) podem acabar fazendo-o imaginar que seu objetivo é impossível, muito distante, ou que não vale a pena nem tentar. Mostre que você é sim capaz, eu confio em você Cool
   

2ª Dica) Escolha sua meta!

   Aonde você deseja chegar? Atenção: atirar no escuro diminui exponencialmente suas chances!
- Já tem ideia de qual curso irá fazer? Se sim, prossiga. Se não, recomendo que você tente se decidir antes de continuar. Há muito material na internet que pode ajudá-lo e, além disso, conversar pessoal ou virtualmente com algum profissional das áreas pelas quais você se interessa -- e até mesmo acompanhá-lo em seu trabalho por um dia, por que não? -- pode também ser muito útil em sua escolha.
- Onde você pretende estudar? Há muitas faculdades, no Brasil e fora dele. Sua escolha faz diferença! Pesquise. (ps.: rankings podem ajudar, mas não são absolutamente corretos, nem são o veredicto de qual será a melhor faculdade para você). Fale com pessoas que estudam nessas faculdades, pergunte a elas o que estão achando do curso e da faculdade.

   E quanto ao número de vestibulares a prestar? Bem, como tudo, a decisão final é (e deve ser) sua. O que eu penso é que, se você tem uma base boa dos conteúdos, pode aumentar o número de vestibulares que vai prestar. Porém, seja sábio: as provas de vestibulares são cansativas e não vale a pena prestar provas de faculdades que você não tem interesse algum de prestar nem prestar um número absurdamente grande de vestibulares, principalmente se as provas forem em datas próximas. Cansaço e estresse adicional nas provas das faculdades dos seus sonhos não seria muito legal, não é mesmo?
Além disso, jamais deixe de prestar o vestibular dos seus sonhos por falta de confiança. Aposto que nem o candidato mais bem preparado estará totalmente confiante de si. Nothing ventured, nothing gained... Wink

3ª Dica) Estude os vestibulares que você vai prestar.
   Veja bem: não disse aqui estude PARA os vestibulares. Eu escrevi ESTUDE OS VESTIBULARES. Sim, é isso mesmo. ALÉM de estudar os conteúdos que são cobrados na prova, estude a prova em si! Aprenda tudo sobre os vestibulares que você vai prestar. Isso faz uma diferença enorme, sério!
           - Leia o manual/edital do seu vestibular. Você o encontrará no site da sua faculdade. Ele fornecerá informações valiosas, como os diferentes pesos para as disciplinas, os conteúdos abordados e a forma como são cobrados ou a estrutura das questões e da redação.
           -Pesquise no Google e no YouTube por "como estudar para o vestibular X", "dicas para o vestibular X", "segredos do vestibular X". Para os grandes vestibulares, é grande a chance de você encontrar muita informação útil. Abaixo alguns exemplos de sites/materiais que podem ajudá-lo. Nenhum é de minha autoria. São materiais que me foram úteis durante a minha preparação:
               * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Site do cursinho Poliedro que tem informações úteis e de livre acesso para quem deseja prestar vestibulares de SP)
               * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
               * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
               * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

4ª Dica) Fazer cursinho ou não: eis a questão.
           Vou antes dizer o porquê de eu não ter feito cursinho. Sempre me considerei muito autodidata e nunca fui super fã de assistir muitas aulas, então preferia em geral estudar sozinho: eu poderia buscar resolver diretamente às minhas dúvidas e necessidades, e estudar as matérias que EU tinha maior dificuldade. Então, tive de fato maior liberdade estudando sozinho. Mas nem tudo foi tão bem quanto planejado... Ao estudar sozinho, você também acaba tendo que assumir uma responsabilidade muito maior. Cabe a você descobrir exatamente o que precisa aprender; cabe também a você planejar os horários e separar os períodos de tempo para estudar as matérias e os conteúdos! E, no meu caso, a verdade é que o planejamento era uma das coisas mais estressantes que eu tinha de fazer. Claro, tudo deu certo no final, mas foi muito trabalho duro! Alguns cursinhos da minha cidade chegaram a me oferecer bolsas de 100% ou com algum desconto grande, mas, no final, acabei não aceitando porque não gostei da qualidade de nenhum deles e o fato de todos serem direcionados para os vestibulares de SC ou para o ENEM (e não para a FUVEST, que era o meu objetivo) não me deu confiança suficiente. Não queria perder meu tempo com o que, para mim, era pouco útil naquele momento.
           Se você pode pagar por um bom cursinho (ou há algum cursinho de boa qualidade próximo de você que dá bolsas para alun@s carentes, caso seja um) e você sente necessidade de assistir aulas, tirar dúvidas com professores e tudo mais, fazer um cursinho pode ser sim uma boa escolha para você! Só lembre de pesquisar muito bem antes de "fechar negócio" e não confiar apenas nas propagandas (se todos fossem sinceras, todos os cursinhos seriam o que "mais aprova" ao mesmo tempo silent ). Fale com pessoas que fazem cursinho (e também com os aprovados) e os questione sobre o que acham da infraestrutura, dos professores, do suporte, do material, etc. Os links que citei acima também podem ajudá-lo na escolha.

5ª Dica) Tenha um bom material de estudo!
           Se você estuda sozinho, é importantíssimo ter um material de estudo que será sua "base" de estudo. A única coisa que eu efetivamente comprei foi apenas UM livro de estudo complementar, que nem me era fundamental. TODO o restante, que eu usei como base de estudo (livros didáticos e apostilas de cursinho), eu consegui ou recebendo como doações de professores ou na própria internet (como PDFs).
           Além dessa "base", materiais de estudo complementares são importantes, especialmente para: REDAÇÃO, LITERATURA (aqui principalmente em relação aos livros da leitura obrigatória), ATUALIDADES, FILOSOFIA e SOCIOLOGIA.
               - Falarei sobre a redação em outra dica...
               - Em relação à literatura, estude história literária, não apenas por livros, mas também por sites, vídeos e outros materiais. Quanto aos livros da leitura obrigatória, a questão de os ler ou não é, de certa forma, controversa. Na minha opinião, se você tem tempo extra, vale a pena lê-los sim! Durante minha preparação, li todos os livros da leitura obrigatória da FUVEST e, além de eu achar que isso me ajudou ao responder as questões da prova, a de leitura da maiora era para mim um prazer. Ler obras clássicas também é um ótimo exercício de interpretação de texto. PORÉM, O MAIS IMPORTANTE É: não importando se você lerá os livros da leitura obrigatória ou não, você deverá obrigatoriamente ler resumos, interpretações e comentários de críticos e de professores sobre esses livros. Há muito material disponível na internet, na forma de texto e de vídeo, de cursinhos como Objetivo, Anglo, entre outros... Os grandes vestibulares cobram hoje não apenas o roteiro, mas PRINCIPALMENTE conhecimentos sobre o contexto socio-histórico-econômico-literário da vida do autor e da época de publicação do livro (já que muitos autores têm diferentes "fases" de sua obra literária), sua importância e a relação de trechos dos livros com seus (esperados) conhecimentos de semântica, interpretação de texto, figuras de linguagem, história geral e do brasil, teoria literária e entre outros.

Não se assuste, pode parecer muita coisa, mas se você se empenhar logo logo estará gostando de estudar essas relações. É muito melhor assim do que apenas decorar mecanicamente personagens e roteiros Wink

               - Mantenha-se conectado ao mundo em que você vive! Guerras, conflitos, crises econômicas e humanitárias, globalização, blocos econômicos, desigualdade socioeconômica, problemas ambientais, grandes eleições pelo mundo, movimentos separatistas...: esses são todos exemplos de assuntos que você precisa dominar! Leia jornais e revistas, assista a filmes e documentários, procure por apostilas e vídeo-aulas de atualidades. Abaixo, indico algumas referências que podem ajudá-lo nesse aspecto:
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]  - há vídeo aulas, podcasts e outros serviços gratuítos, e outros que você pode comprar mas de ótima qualidade e excelente custo-benefício: MAIS DO QUE RECOMENDO!
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E há vários sites de notícias como (lembre-se de que nada é imparcial e que você deve sempre procurar desenvolver seu senso crítico):
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
                       * [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

              Alguns vestibulares também cobram conteúdos específicos que não estão presentes em todos os materiais didáticos (e/ou que muitos cursinhos não passam), lembre-se da dica anterior de ler o edital! Na FUVEST, conhecer a geografia e a história local da cidade e do estado de SP e também do Sudeste do Brasil é importante. Porém, em alguns vestibulares como o da UFSC e o da UFRGS, conhecer a regionalidade é ainda mais essencial, pois isso é algo EXTENSIVA e REPETIDAMENTE cobrado nessas provas!

6ª Dica) Planejamento, organização e disciplina: indispensáveis!

           Sem planejamento ou sem treinamento, não se vence uma guerra...  :SW3:
Calendários, agendas e horários são seus aliados. Se você tem dúvida sobre como se organizar, dê uma olhada no canal do YouTube chamado EstudarAqui, em que há relatos de vestibulandos que falam um pouco sobre como foi seu planejamento e organização, vale a pena!

7ª Dica) Não enloqueça! Somos todos humanos <= não se esqueça disso!

            Não se desespere caso em um determinado dia você não consiga estudar, ou caso não consiga atingir uma das suas metas que planejou, ou, então, caso não renda tanto quanto esperado... Ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, nem mesmo aqueles que passaram em 1º lugar nos vestibulares mais concorridos do país ou do mundo, conseguiu cumprir sempre todas as metas. Somos humanos, e erramos, e não há porque se desesperar por isso.
            Caso seja necessário, pare um pouco. Descanse. Reflita. E, então, volte ao trabalho: replaneje suas metas, seus métodos, a distribuição do seu tempo.
            Outra coisa: se você nunca estudou antes, não espere conseguir estudar 10 horas seguidamente sem problemas. Tudo isso leva tempo de implantação e de adaptação.
            Além de estudar, VIVA também (e principalmente)! Cuide de sua saúde, faça exercícios físicos e se alimente bem, descanse quando preciso. Durma quando preciso. Claro que você precisará ceder muitos dos seus confortos para atingir seu objetivo, mas isso não significa que ser vestibulando deve ser igual a ser um zombie, semivivo! Estude o tempo que mais render para você: para uma determinada pessoa esse pode ser 15 horas por dia, e para outra pode ser 6... Nosce te ipsum!

8ª Dica) Não deixe de estudar redação!
            Negligenciar uma materia é muito ruim, seja ela redação, seja ela qualquer outra. Mesmo que você saiba muito sobre uma determinada matéria (ou acha que sabe), é preciso estudá-la. O que você precisa é, porém, distribuir adequadamente seu tempo entre as diferentes matérias.
            A regra de estudar o seu vestibular é aqui de novo essencial. Como é a redação do seu vestibular? Que tipo de texto é geralmente cobrado? Qual o peso da redação na prova toda? Quais são os temas geralmente abordados? De que forma eles são abordados? (De uma forma mais social e direcionada a propostas de abordagem, como a do ENEM? Ou mais filosófica e reflexiva como a da FUVEST, por exemplo?)
            Escreva toda semana pelo menos um texto utilizando propostas de anos anteriores do seu vestibular, ou simulados de cursinhos que estão disponíveis na internet. O blog do site Descomplica é um exemplo de site que possui propostas de redação para download, mas há muitos outros também. Depois, releia várias vezes o seu texto e, além disso, mostre-o para o maior número de pessoas que conseguir e peça a opinião delas! Amigos, professores de sua escola ou de outras, usuários do fórum Pir2, ou, inclusive, pessoas que foram aprovadas em vestibulares concorridos (aposto que, se você pedir ajuda pelo face para algum ou alguns dos aprovados em vestibulares concorridos, você conseguirá muita ajuda valiosa -- eu mesmo posso ajudá-lo se eu puder Wink ). O céu é o limite para quem está interessado em aprender. Não tenha medo de ser intrometido Smile

9ª Dica) Treine muito!

            Aqui está incluído não apenas fazer muitoos exercícios para testar seus conhecimentos, como também fazer simulados. Se seu cursinho não faz simulados frequentemente (ou você não faz cursinho), minha sugestão é: imprima as provas de anos anteriores e as resolva em casa. Busque também, se possível, simular o vestibular real, em um ambiente calmo e silencioso e com o mesmo tempo da prova original.
            Essa talvez seja uma das dicas mais importantes na minha opinião. Fazendo simulados e os corrigindo depois utilizando gabaritos e resoluções de cursinhos disponíveis na internet, pude evoluir muito, acompanhar meu resultado e conhecer bem o vestibular da FUVEST. Eu fazia também anotações do que errava e aprendia e  relia essas anotações várias vezes por semana. Essas anotações também foram de grande valia nas primeiras semanas antes da prova, e me ajudaram a dar mais segurança.


10ª Dica) Não se esqueça de revisar!
            Planeje e faça revisões constantemente. E aqui me refiro tanto a revisões no período da véspera do vestibular e revisões mensais e semanais, quanto a mini-revisões ao final do dia. Nossa memória não é perfeita e rever o que foi aprendido é essencial para fixar. Por isso, também é importante estudar já pensando em se facilitar a futura revisão, utilizando estratégias como resumir o conteúdo em tópicos, mapas conceituais/fluxogramas ou cartões-resumo. Atenção: é importante escrever "no papel" para aprender melhor. Digitar é menos eficiente. No entanto, apenas copiar textos ou fazer os famosos "resumos escritos" é uma estratégia ruim, pois, além de ser pouco eficaz, consome muito tempo!

11ª Dica) Estudando Inglês
            Sites/aplicativos como o Duolingo e o Memrise ajudam a aprender o básico e aumentar o vocabulário (inclusive de quem está em um nível mais avançado, no caso do Memrise). Ler textos em inglês também é muito importante. No vestibular, não dê muita importância para as palavras que você desconhece. Tente identificar o sentido da frase pelo contexto, o que você aprenderá com a prática. Ao estudar para o vestibular, primeiro tente ler o texto sem se preocupar com as palavras desconhecidas. O que o texto fala? Você conseguiria explicar para outra pessoa? Depois, releia sublinhando as palavras e expressões que você não conhece e procure por seu significado. Em seguida, anote o que você aprendeu e revise suas anotações frequentemente.
            O site Scientific American e a revista The Economist são exemplos de fontes muito comuns dos textos usados nas questões da Fuvest e de outros vestibulares. Identifique as principais fontes usadas ou assuntos abordados nas questões do seu vestibular e leve isso em conta no planejamento do seu estudo!

           
Bem, é basicamente isso o que queria dizer por ora. Agradeço a quem se interessou e leu. Qualquer sugestão, questionamento, opinião ou dúvida, comente por favor Very Happy
Abraço, boa sorte e sucesso!

#edit1: corrigi alguns erros de digitação e movi o post para o fórum de "Bate Papo", já que este é aberto para o público e assim permite a indexação do post no Google e em outros buscadores.


Última edição por RafaelJosedaSilva em Ter 03 Jan 2017, 20:32, editado 1 vez(es)
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Seg 02 Jan 2017, 15:53

Algo que também pode ser útil para os vestibulandos: o cursinho Hexag Medicina, de São Paulo, disponibilizou o próprio material didático de 2016 na forma de PDF gratuitamente para os vestibulandos. Segue o link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por Fantasma do Vest Seg 02 Jan 2017, 18:07

Ótimas dicas. 

Quais livros e apostilas você utiliza/utilizou para estudar? Eu só tenho o Amabis, Tito e Canto, alguns FME e o Ramalho de livro físico aqui, o resto pego tudo na internet!

Fantasma do Vest
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 28
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Seg 02 Jan 2017, 20:25

Olá, Fantasma do Vest! Obrigado!
Então, usei principalmente as apostilas do Poliedro.
Os três volumes da versão antiga do Amabis e Martho foram muito úteis para biologia.
Em Química, usei bastante o Feltre, pois era o que eu consegui. Recentemente, dei uma olhada no Tito e Canto e é também um ótimo livro, apesar de não ter usado em minha preparação.
FME (Fundamentos de matemática elementar) eu usei para estudar funções, probabilidade e análise combinatória.
Em física, eu usei os tópicos de física.
Em geografia e história, eu consegui vários livros e li os assuntos mais importantes (globalização, blocos econômicos, etc.) ou que tinha dúvida em muitos deles. Para citar alguns: Geografia em Rede (FTD), Geografia - Estudos para a compreensão do espaço (FTD), Geografia para o ensino médio (Demétrio Magnioli), Fronteiras da globalização (Ática), Atlas de Geografia do IBGE, História das Cavernas ao Terceiro Milênio. Se for para comprar, acho que as apostilas do Poliedro são uma boa escolha, por conterem bastantes questões.
Em sociologia e filosofia, usei: Fundamentos de filosofia - Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes (Saraiva), Temas de filosofia (Moderna), Filosofia para o ensino médio - Marinela Chauí, Sociologia para o ensino médio - Nelson Tomazi (Saraiva), Sociologia hoje (Ática). Entre estes, recomendo mais o primeiro e o último.

Bem, acho que é isso Wink 
Abraço
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por Matheus José Seg 02 Jan 2017, 21:48

Sua história é fantástica e as dicas também são excelentes, parabéns.
Como foi sua rotina de estudos e quantas horas por dia você estudava +/-?
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Seg 02 Jan 2017, 22:11

Agradeço muito, Matheus!
Então... Eu errei muito antes de conseguir fluir nos estudos. Comecei minhas tentativas lá pelo primeiro ano do E.M. e só fui render próximo do que eu esperava no terceiro ano. Vou falar sobre como estudava no 3ªrão, em que meu método estava funcionando melhor para mim, ok?
Até a prova de primeira fase, busquei estudar todo o conteúdo cobrado na FUVEST e foquei na resolução de questões de múltipla escolha. No começo do ano, em alguns momentos, cheguei a estudar até ~14 horas por dia. Depois, fui diminuindo o ritmo e semanas antes da prova estava estudando apenas umas 6-8h. Redações eu já fazia desde o segundo ano. No terceiro passei a fazer pelo menos uma (idealmente duas) por semana. Nunca consegui me adaptar bem aos métodos de estudo que fazem uso da técnica de períodos curtos de estudo interrompidos por pequenos intervalos. Eu rendia melhor estudando seguidamente por umas 2:30h com intervalos de 30min entre os períodos de estudo (note, eu disse rendia melhor, definitivamente não "rendia perfeitamente" Laughing). Estudava várias matérias por dia. Estudava mais vezes por semana as matérias que eram mais importantes pra prova e/ou que me ofereciam maior dificuldade. Na metade do ano, comecei a resolver as provas dos anos anteriores. Fazia uma prova toda semana, no domingo. Na semana seguinte, reservava um tempo para reler as anotações que fiz sobre o que aprendi corrigindo a prova com resoluções de cursinhos. Depois que fiz todas, comecei a refazê-las, pra garantir que tinha aprendido o que era necessário. Depois da primeira fase, passei a me focar totalmente na segunda fase. Estudava umas 8-10h por dia. Revisei e me aprofundei nos conteúdos mais cobrados. Busquei por técnicas de resolução de questões dissertativas (que não estava acostumado a fazer). Treinei bastante redação e interpretação de texto, além de estudar filosofia e sociologia (muito úteis para a redação da FUVEST). Na semana pré-pŕova, descansei bastante. De estudar, só ouvi podcasts, revisei minhas anotações ultra-resumidas e anotações dos "simulados" que fazia.
Nos fins de semana sempre reservava um período pra auto-feedback e questionamento sobre como estava meu método de estudo. Além disso, eu tinha uma agenda e, no final de todo dia, fazia uma mini-autoavaliação do quanto eu rendi e como eu poderia ter rendido mais, assim como um mini-resumo sobre os tópicos que estudei.

De forma geral, acho que é isso
Abraço!
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por Matheus José Ter 03 Jan 2017, 08:09

Alguma dica pra segunda fase da Fuvest?
Eu li o material que você postou do "diario de um vestibulando de medicina".
Na 2°fase, você fazia o rascunho e passava a resposta a limpo ou fazia direto a resposta final(Isso tanto em exatas quanto humanas)?
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Ter 03 Jan 2017, 09:19

Olá,
é importante treinar muito pro primeiro dia: a redação da FUVEST é peculiar e as questões de interpretação de texto da prova podem ser bem difíceis. Em relação à redação, o mais difícil é saber o que de fato a banca quer, já que não há uma transparência como ocorre com a redação de alguns outros vestibulares. Até 2010, se não me engano, eles disponibilizavam algumas das melhores redações no site. Na minha humilde opinião, penso que duas coisas que eles prezam muito por é uma certa dose de originalidade e de conhecimento de mundo. Por isso, conhecer filosofia e sociologia é útil para fazer relações no texto. A simples citação, sem articulação sintática e semântica, pode, ao contrário, ser vista de forma negativa.
Para responder às questões, é importante ser conciso e responder com atenção ao que é pedido (como os materiais que citei também recomendam). Eu fazia rascunho em muitas questões, principalmente de Português, História e Geografia. Em exatas, fazia um rascunho rápido dos cálculos ou do raciocíonio e depois passava a limpo. Não sei se era algo de fato necessário, mas tentava descrever e deixar claro o que eu estava fazendo, usando também setinhas e, no final, fazendo um quadradinho em volta da resposta final para destacar. Se eu começasse a escrever diretamente provavelmente iria errar e ser obrigado a rasurar tudo kkk
O segundo dia é, na minha opinião, o mais tranquilo. Para mim, nesse dia a matéria mais difícil é matemática. No ano em que prestei errei metade da parte de Mat do segundo dia. Mesmo assim, isso praticamente não me prejudicou.
Já o terceiro dia, por sua vez, é bem previsível. Assuntos como sistemas do corpo humano em biologia, energia (e sua conservação e transformação) em física e equilíbrio em química são recorrentes. Talvez apenas biologia possa ter algumas questões mais aprofundadas em embriologia ou gametogênese. O conhecimento sobre os hormônios da ovulogênese e ovulação, por exemplo, é algo que já caiu algumas vezes. Apesar de ser um dia mais fácil, é importante resolver com atenção e revisar bastante as respostas, pois os candidatos em geral vão muito bem nessa fase.

Abraço,
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por Barbeirodogta Ter 03 Jan 2017, 20:47

Boa noite, brother. Parabéns pela sua conquista!

Poderia me dizer se esse Sociologia Hoje é o volume único?

To aqui com a apostila COC e Bernoulli de 2014 e Poliedro e Hexag de 2016.

Amabis
Cláudio Vicentino (História) e Luiz Koshiba (História do Brasil)
Jose Eustáquio (Geografia)
Feltre
Tópicos
FME

Para quem quer med na USP, essa coleção está de bom tamanho?

Eu ainda tenho como livro o da Marilena Chaui (Iniciação a Filosofia), o Filosofando (Introdução à filosofia) e o Sociologia do Nelson também. Vale a pena usar eles?
Barbeirodogta
Barbeirodogta
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 73
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por RafaelJosedaSilva Ter 03 Jan 2017, 21:01

Olá, muito obrigado!
Sim, foi o volume único do Sociologia Hoje que usei, não cheguei a conhecer se haviam volumes separados.
Acho que seu material está de bom tamanho sim! Há bastante conteúdo em todo em esse material e se fizer bom uso dele tenho certeza que você conseguirá ir muito bem.
Cheguei a usar todos esses três livros de filosofia/sociologia que você citou. Dá para usá-los com certeza. O da Marilena Chaiu (se for a versão da capa do silhueta de pessoas sobre um fundo azul), porém, considero denso e talvez seja mais difícil de ler, mas também dá para aproveitá-lo sim, talvez como referência ou para aprofundamento/complemento em algum assunto.

Abraço,
RafaelJosedaSilva
RafaelJosedaSilva
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/07/2016
Idade : 25
Localização : Sâo Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação em um vestibular concorrido Empty Re: Aprovação em um vestibular concorrido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos