PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3° Lei de Newton

+2
BadLeprechaun
murilonves
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty 3° Lei de Newton

Mensagem por murilonves Sex 01 Abr 2011, 15:31

(ANHEMBI) Um livro está em repouso sobre a superfície de uma mesa. De acordo com o princípio da ação e reação de Newton, a reação ao peso do livro é:

a) a força que o livro exerce sobre a mesa;
b) a força que a mesa exerce sobre o livro;
c) a força que o livro exerce sobre a Terra;
d) a força que a Terra exerce sobre o livro;
e) uma outra força aplicada ao livro.


Iria marcar a c. porém o gabarito é letra d Question



murilonves
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/08/2010
Idade : 31
Localização : Goias

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por BadLeprechaun Sex 01 Abr 2011, 16:14

No segundo grau uns caras me falaram que o peso era a força de atração da terra,mas agora o livro do Halliday fala que o peso é o módulo da força pra cima, que se opõe à força gravitacional e faz o corpo ficar em equilíbrio, sem cair.
BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por Kongo Sex 01 Abr 2011, 16:30

Pramim era mais ou menos assim que acontecia:
3° Lei de Newton Pes

Kongo
Kongo
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 916
Data de inscrição : 22/01/2011
Idade : 30
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por Euclides Sex 01 Abr 2011, 17:20

BadLeprechaun escreveu:No segundo grau uns caras me falaram que o peso era a força de atração da terra,mas agora o livro do Halliday fala que o peso é o módulo da força pra cima, que se opõe à força gravitacional e faz o corpo ficar em equilíbrio, sem cair.

Um professor como como David Halliday (Universidade de Pittsburg) jamais diria que peso é uma "força para cima".

FÍSICA - vol I
Resnick - Halliday - Krane
5a edição Ed. LTC
página 60

Transcrição literal: "A força da gravidade exercida para baixo pela Terra sobre o objeto é chamada de peso do corpo. A força da gravidade da Terra sobre o objeto é a mesma, não importando se o corpo está em repouso ou caindo; a força possui uma intensidade mg e um sentido na direção do centro da Terra. Em termos de intensidade o peso é
3° Lei de Newton %5CLARGE%5C%21%5Cnormalsize%7BP%3Dmg%7D
"

A reação ao peso do livro é exatamente como interpretaram o murilonves e o Kongo. O gabarito está obviamente errado.

Física é coisa séria.


Última edição por Euclides em Sex 01 Abr 2011, 17:36, editado 1 vez(es)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por BadLeprechaun Sex 01 Abr 2011, 17:35

Euclides escreveu:
BadLeprechaun escreveu:No segundo grau uns caras me falaram que o peso era a força de atração da terra,mas agora o livro do Halliday fala que o peso é o módulo da força pra cima, que se opõe à força gravitacional e faz o corpo ficar em equilíbrio, sem cair.

Um professor como como David Halliday (Universidade de Pittsburg) jamais diria que peso é uma "força para cima".

Eu tô com o livro do dito cujo aberto aqui,na minha frente.Fundamentos de Física, volume 1, Mecânica. Halliday, Resnick e Walker, oitava edição, editora LTC
Na página 103 ele fala EXATAMENTE com essas palavras:

O peso P de um corpo é o módulo da força necessária para impedir que o corpo caia livremente medida em relação ao solo.Assim, por exemplo, para manter uma bola em repouso em sua mão enquanto você está parado de pé você deve aplicar uma força pra cima para equilibrar a força gravitacional que a terra exerce sobre a bola.
Suponha que o módulo da força gravitacional seja 2.0 N. Nesse caso, o módulo da força pra cima deve ser 2,0N e, portanto, o peso P da bola é de 2,0 N.Também dizemos que a bola pesa 2,0 N
BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por Euclides Sex 01 Abr 2011, 17:52

BadLeprechaun escreveu:
Eu tô com o livro do dito cujo aberto aqui,na minha frente.Fundamentos de Física, volume 1, Mecânica. Halliday, Resnick e Walker, oitava edição, editora LTC
Na página 103 ele fala EXATAMENTE com essas palavras:

O peso P de um corpo é o módulo da força necessária para impedir que o corpo caia livremente medida em relação ao solo.Assim, por exemplo, para manter uma bola em repouso em sua mão enquanto você está parado de pé você deve aplicar uma força pra cima para equilibrar a força gravitacional que a terra exerce sobre a bola.
Suponha que o módulo da força gravitacional seja 2.0 N. Nesse caso, o módulo da força pra cima deve ser 2,0N e, portanto, o peso P da bola é de 2,0 N.Também dizemos que a bola pesa 2,0 N

Ele certamente está falando de medir o peso. A força para cima que a mão faz não é o peso, mas tem mesma intensidade que ele. Na edição que mencionei isso está assim:

É possível medir diretamente o peso se o objeto for colocado sobre uma balança de plataforma (como uma balança de banheiro) com um mostrador que indica a intensidade da força que a plataforma exerce sobre o corpo; se o corpo está em repouso, então a força resultante vertical é zero e, dessa forma, a força para cima sobre o corpo, exercida pela plataforma, deve ser igual à força para baixo sobre o corpo, exercida pela Terra (o peso).

Trata-se de uma entre duas coisas: ou o conteúdo de sua edição é dúbio, ou sua interpretação é. Não há nenhuma possibilidade de entender peso de um corpo como uma força de sentido oposto ao sentido de aproximação radial à Terra.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por BadLeprechaun Sex 01 Abr 2011, 19:45

Euclides escreveu:ou o conteúdo de sua edição é dúbio, ou sua interpretação é.
Ele diz com todas as letras, 'O peso P de um corpo é o módulo da força necessária para impedir que o corpo caia livremente' pra mim essa é uma afirmação bem clara, não entendo como dá pra achar outra interpretação nisso.
Euclides escreveu:. Não há nenhuma possibilidade de entender peso de um corpo como uma força de sentido oposto ao sentido de aproximação radial à Terra.
Hora nenhuma eu disse que ele falava de força pra cima, eu disse que ele falava de MÓDULO da força que equilibra pra cima

me escreveu:
...mas agora o livro do Halliday fala que o peso é o módulo da força pra cima, que se opõe à força gravitacional
E dizia mesmo.
E ele não estava falando de medir o peso não,ele estava explicando,medir o peso é algo que ele ainda falaria na pg 104
Aliais, na pg 104 ele repete:

' Atenção: O peso de um corpo não é sua massa.Peso é o módulo de uma força, e está relacionado à massa através da eq 5-12 '

E antes disso ainda na 103 ele fala

' Considere um corpo que tem uma acelereção a nula em relação ao solo, considerado mais uma vez como referencial inercial.Duas forças atuam sobre o corpo: uma força gravitacional Fg dirigida para baixo, e uma força para cima, de módulo P, que a equilibra.Podemos escrever a segunda lei de Newton para um eixo y vertical, como o sentido positivo para cima, na forma:
Fres = ma
Em nossa simulação, esta equação se torna
P - F = m(0)
ou
P = F
'
Ou seja, ele separa peso de força gravitacional

E ainda tem mais, na pg 115, no resumo que tem todo fim de capítulo, ele fala de novo:

'O peso P de um corpo é o módulo da força para cima necessária para equilibrar a força gravitacional a que o corpo está sujeito.O peso de um corpo está relacionado à sua massa através da equação P = mg'

BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por Euclides Sex 01 Abr 2011, 20:20

Está bem. Interprete como desejar. Num vestibular, como você responderia a questão abaixo:

3° Lei de Newton Trokh

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por BadLeprechaun Sáb 02 Abr 2011, 06:05

Euclides escreveu:Está bem. Interprete como desejar.
Interprete?
Pelo amor de Deus, será que eu vou ter que tirar uma foto das três páginas e colar aqui?

BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por BadLeprechaun Sáb 02 Abr 2011, 06:27

E só um detalhe, eu tava falando do que tinha no livro do Halliday,o que é uma coisa, se os vestibulares fazem as questões baseadas nele, é outra.

Aliais, agora eu fui pesquisar, não é só o Halliday não
wikipedia escreveu:
In most physics textbooks, weight is the name given to the force on an object due to gravity.[1] [2] However, some books use an operational definition, defining the weight of an object as the force measured by the operation of weighing it (that is, the force required to support it).
http://en.wikipedia.org/wiki/Weight

OWNED.


BadLeprechaun
BadLeprechaun
Jedi
Jedi

Mensagens : 411
Data de inscrição : 25/09/2009
Idade : 36
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

3° Lei de Newton Empty Re: 3° Lei de Newton

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos