PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Divisão do conteúdo ao longo do ano

4 participantes

Ir para baixo

Divisão do conteúdo ao longo do ano Empty Divisão do conteúdo ao longo do ano

Mensagem por VioletChachki Qui 24 Nov 2016, 07:51

Bom dia, pessoal. Estou montando um plano de estudos e gostaria de saber como vocês fazem... Estudam 1 capítulo de cada disciplina por semana? Qual a % de carga horária total dedicada ao estudo de Ciências da Natureza? Se dedicam da mesma forma pras disciplinas de Humanas?
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão do conteúdo ao longo do ano Empty Re: Divisão do conteúdo ao longo do ano

Mensagem por Nina Luizet Qui 24 Nov 2016, 10:00

VioletChachki escreveu:Bom dia, pessoal. Estou montando um plano de estudos e gostaria de saber como vocês fazem... Estudam 1 capítulo de cada disciplina por semana? Qual a % de carga horária total dedicada ao estudo de Ciências da Natureza? Se dedicam da mesma forma pras disciplinas de Humanas?
Não.
Sempre achei Natureza uma prova mais rigorosa, pois inclui um universo de matérias que se correlacionam entre si e com aplicação cotidiana. Então sempre tive(e continuarei tendo) a necessidade de estudar a parte de ciências naturais a fundo (ainda mais com essa possível mudança do enem). Humanas eu acho mais tranquilo, o segredo é ter uma boa base de Filosofia e Sociologia, interpretando com os respectivos períodos históricos ( com treino nem é preciso ler todo o texto proposto). Eu deixava as manhãs dos sábado só para as humanidades, juntamente à leituras de artigos/revistas. E geralmente, dependendo da dificuldade do assunto, chegava a estudar uns 2 capítulos de cada matéria semanalmente(isso nunca foi válido para matemática e física).
Agora estou tentando ver como desenvolver visão raio-X para a prova de Linguagens kkk ... (brinks, vou ver técnicas de interpretação textual e estudar artes a fundo - para não errar mais questões tipo a da colcha de retalhos). Literatura é o que há de menos pior.
Nota: tentando dar print aqui em um dos meus horários
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão do conteúdo ao longo do ano Empty Re: Divisão do conteúdo ao longo do ano

Mensagem por VioletChachki Qui 24 Nov 2016, 11:04

Nina Luizet escreveu:
VioletChachki escreveu:Bom dia, pessoal. Estou montando um plano de estudos e gostaria de saber como vocês fazem... Estudam 1 capítulo de cada disciplina por semana? Qual a % de carga horária total dedicada ao estudo de Ciências da Natureza? Se dedicam da mesma forma pras disciplinas de Humanas?
Não.
Sempre achei Natureza uma prova mais rigorosa, pois inclui um universo de matérias que se correlacionam entre si e com aplicação cotidiana. Então sempre tive(e continuarei tendo) a necessidade de estudar a parte de ciências naturais a fundo (ainda mais com essa possível mudança do enem). Humanas eu acho mais tranquilo, o segredo é ter uma boa base de Filosofia e Sociologia, interpretando com os respectivos períodos históricos ( com treino nem é preciso ler todo o texto proposto). Eu deixava as manhãs dos sábado só para as humanidades, juntamente à leituras de artigos/revistas. E geralmente, dependendo da dificuldade do assunto, chegava a estudar uns 2 capítulos de cada matéria semanalmente(isso nunca foi válido para matemática e física).
Agora estou tentando ver como desenvolver visão raio-X para a prova de Linguagens kkk ... (brinks, vou ver técnicas de interpretação textual e estudar artes a fundo - para não errar mais questões tipo a da colcha de retalhos). Literatura é o que há de menos pior.
Nota: tentando dar print aqui em um dos meus horários
Eu comecei a fazer um plano pra ter um maior controle do meu estudo... Esse ano estudei pelo que me dava na cabeça.. resultado: fiquei sem ver alguns conteúdos, e alguns fui atropelando desnecessariamente. Com um plano existe uma maior tranquilidade, sem a pressa de saber o que está por vir, apenas se dedicando para exatamente aquele tópico. Tô fazendo um plano seguindo as video-aulas dos cursinhos on-line... E tô partindo de alguns critérios, por exemplo:
- prefiro ler de manhã, pois no meu trabalho é super tranquilo. Então separei, durante os 5 dias úteis, 1 pra ler a teoria de Biologia de manhã, 2 pra ler a teoria de Física e 2 pra ler a teoria de Química. Nessa parte tô incluindo os exercícios de fim de capítulo. 
- como à tarde costumo ter muuuuito sono, optei por assistir as video-aulas nesse turno, resolver as atividades propostas pelos professores e dar uma olhada no resumo. Além de que o primeiro contato com a vídeo-aula pode me preparar melhor pra teoria.  
- o turno da noite é, pra mim, o mais fácil de render.. (só não consigo ficar até altas horas da madrugada, mas das 7 às 11, de boa...) então vou me dedicar a exercícios e revisões.. 

Durante a semana reservei 5 turnos pra física, 4 turnos pra química, 4 pra biologia e 1 pra literatura. No fim de semana, sábado sou integralmente da matemática, por gostar MUITO. E no domingo fico entre as humanas. Reservei pouco tempo pra Literatura e pra Humanas por conta do tamanho do material. Literatura peguei um livro do Cereja, de cerca de 650 páginas.. História um livro de cerca de 670, Geografia idem e Sociologia/Filosofia peguei umas apostilas do Bernoulli, apesar de estar um pouco com o pé atrás.
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão do conteúdo ao longo do ano Empty Re: Divisão do conteúdo ao longo do ano

Mensagem por Nina Luizet Qui 24 Nov 2016, 11:28

VioletChachkio escreveu:Eu comecei a fazer um plano pra ter um maior controle do meu estudo... Esse ano estudei pelo que me dava na cabeça.. resultado: fiquei sem ver alguns conteúdos, e alguns fui atropelando desnecessariamente. Com um plano existe uma maior tranquilidade, sem a pressa de saber o que está por vir, apenas se dedicando para exatamente aquele tópico. Tô fazendo um plano seguindo as video-aulas dos cursinhos on-line... E tô partindo de alguns critérios, por exemplo:
- prefiro ler de manhã, pois no meu trabalho é super tranquilo. Então separei, durante os 5 dias úteis, 1 pra ler a teoria de Biologia de manhã, 2 pra ler a teoria de Física e 2 pra ler a teoria de Química. Nessa parte tô incluindo os exercícios de fim de capítulo. 
- como à tarde costumo ter muuuuito sono, optei por assistir as video-aulas nesse turno, resolver as atividades propostas pelos professores e dar uma olhada no resumo. Além de que o primeiro contato com a vídeo-aula pode me preparar melhor pra teoria.  
- o turno da noite é, pra mim, o mais fácil de render.. (só não consigo ficar até altas horas da madrugada, mas das 7 às 11, de boa...) então vou me dedicar a exercícios e revisões.. 

Durante a semana reservei 5 turnos pra física, 4 turnos pra química, 4 pra biologia e 1 pra literatura. No fim de semana, sábado sou integralmente da matemática, por gostar MUITO. E no domingo fico entre as humanas. Reservei pouco tempo pra Literatura e pra Humanas por conta do tamanho do material. Literatura peguei um livro do Cereja, de cerca de 650 páginas.. História um livro de cerca de 670, Geografia idem e Sociologia/Filosofia peguei umas apostilas do Bernoulli, apesar de estar um pouco com o pé atrás.
Mas sério, não desanima com natureza não ! (o bom é que os conteúdos são acumulativos entende, tipo, não é possível que estudando mhs por dois anos tu não vai lembrar de nada). Pra você ter uma ideia, ainda em junho eu não tinha segurança com nenhuma reação orgânica (ainda meio que atrapalhadamente, resolvi esse quesito,ok). Nesse ano, eu não preciso me dar ao luxo de ver reações orgânicas como se fosse algo de outro mundo, porque sério, aprendi a gostar da matéria. Quero ficar top em naturais porque acho que em 2017 vai ter específica em med.

No caso das humanas, estudei história pelo Vicentino e Geografia pelo Eustáquio (vou trocar), Sociologia e Filosofia com vídeo aulas bem escolhidas pra entender direitinho o pensamento filosófico (as apostilas Bernoulli são ótimas -2014). 

Vou tentar aliar de modo mais pragmático o horário com o cronograma.
Matemática (vou pedir dicas para você kkkkk), usei o Iezzi (talvez o troque pelo Facchini, ainda não sei), as vezes estudava no domingo, de boas.   

Não rendo muito de manhã, por isso ficava só nas teorias de humanas e linguagens. Gosto de estudar matemática de tarde e de noite (das 6:30 até umas 21:30), quero acertar bastante no ano que vem.


Última edição por Nina Luizet em Qui 24 Nov 2016, 14:43, editado 1 vez(es)
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão do conteúdo ao longo do ano Empty Re: Divisão do conteúdo ao longo do ano

Mensagem por VioletChachki Qui 24 Nov 2016, 11:44

Nina Luizet escreveu:
VioletChachkio escreveu:Eu comecei a fazer um plano pra ter um maior controle do meu estudo... Esse ano estudei pelo que me dava na cabeça.. resultado: fiquei sem ver alguns conteúdos, e alguns fui atropelando desnecessariamente. Com um plano existe uma maior tranquilidade, sem a pressa de saber o que está por vir, apenas se dedicando para exatamente aquele tópico. Tô fazendo um plano seguindo as video-aulas dos cursinhos on-line... E tô partindo de alguns critérios, por exemplo:
- prefiro ler de manhã, pois no meu trabalho é super tranquilo. Então separei, durante os 5 dias úteis, 1 pra ler a teoria de Biologia de manhã, 2 pra ler a teoria de Física e 2 pra ler a teoria de Química. Nessa parte tô incluindo os exercícios de fim de capítulo. 
- como à tarde costumo ter muuuuito sono, optei por assistir as video-aulas nesse turno, resolver as atividades propostas pelos professores e dar uma olhada no resumo. Além de que o primeiro contato com a vídeo-aula pode me preparar melhor pra teoria.  
- o turno da noite é, pra mim, o mais fácil de render.. (só não consigo ficar até altas horas da madrugada, mas das 7 às 11, de boa...) então vou me dedicar a exercícios e revisões.. 

Durante a semana reservei 5 turnos pra física, 4 turnos pra química, 4 pra biologia e 1 pra literatura. No fim de semana, sábado sou integralmente da matemática, por gostar MUITO. E no domingo fico entre as humanas. Reservei pouco tempo pra Literatura e pra Humanas por conta do tamanho do material. Literatura peguei um livro do Cereja, de cerca de 650 páginas.. História um livro de cerca de 670, Geografia idem e Sociologia/Filosofia peguei umas apostilas do Bernoulli, apesar de estar um pouco com o pé atrás.
Mas sério, não desanima com natureza não ! (o bom é que os conteúdos são acumulativos entende, tipo, não é possível que estudando mhs por dois anos tu não vai lembrar de nada). Pra você ter uma ideia, ainda em junho eu não tinha segurança com nenhuma reação orgânica (ainda meio que atrapalhadamente, resolvi esse quesito,ok). Nesse ano, eu não preciso me dar ao luxo de ver reações orgânicas como se fosse algo de outro mundo, porque sério, aprendi a gostar da matéria. Quero ficar top em naturais porque acho que em 2017 vai ter específica em med.

No caso das humanas, estudei história pelo Vicentino e Geografia pelo Eustáquio (vou trocar), Sociologia e Filosofia com vídeo aulas bem escolhidas pra entender direitinho o pensamento filosófico (as apostilas Bernoulli são ótimas -2014). 

Vou tentar aliar de modo mais pragmático o horário com o cronograma.
Matemática (vou pedir dicas para você kkkkk), usei o Iezzi (talvez o troque pelo Facchini, ainda não sei), as vezes estudava no domingo, de boas.   

Não rendo muito de manhã, por isso ficava só nas teorias de humanas e linguagens. Gosto de estudar matemática de tarde e de noite (das 6:30 até umas 9:30), quero acertar bastante no ano que vem.
Matemática uso o Dante.. Cheguei a usar o Iezzi na disciplina de Matemática Elementar do primeiro período da faculdade, mas não acho que seja tão necessário.. na verdade, passei a me dedicar para matemática mais pelo vestibular da UFGD que tratava de coisas que eu não acertaria em outras condições. A exemplo, acertei mais de 35 no ENEM, mas não me lembrava de propriedades de números complexos tipo.. [(i + 2)^23]/[(i+ 8 )^19] porque isso é muuuito específico do ensino médio que não se usa na engenharia...
E eu tô com medo dos próximos ENEM's.. Espero que se tiver mudanças, que seja pra melhor dentro do próprio sistema.. Ou seja: questões mais claras, menos disso de "duas respostas certas, mas uma é mais certa", um tempo maior pra realização ou até mesmo um número menor de questões em relação ao habitual
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão do conteúdo ao longo do ano Empty Re: Divisão do conteúdo ao longo do ano

Mensagem por Nina Luizet Qui 24 Nov 2016, 12:03

VioletChachki escreveu:Matemática uso o Dante.. Cheguei a usar o Iezzi na disciplina de Matemática Elementar do primeiro período da faculdade, mas não acho que seja tão necessário.. na verdade, passei a me dedicar para matemática mais pelo vestibular da UFGD que tratava de coisas que eu não acertaria em outras condições. A exemplo, acertei mais de 35 no ENEM, mas não me lembrava de propriedades de números complexos tipo.. [(i + 2)^23]/[(i+ 8 )^19] porque isso é muuuito específico do ensino médio que não se usa na engenharia...
E eu tô com medo dos próximos ENEM's.. Espero que se tiver mudanças, que seja pra melhor dentro do próprio sistema.. Ou seja: questões mais claras, menos disso de "duas respostas certas, mas uma é mais certa", um tempo maior pra realização ou até mesmo um número menor de questões em relação ao habitual
Não lembro mais de nada de complexos e polinômios kkk(talvez uma coisa ou outra, até que gostava dessas matérias, mas acabei abandonando-as por causa da grade do enem). Se eu fizer o vestibular da uece já tenho mais conteúdo para eliminar (embora não conheça nada em Fortal). Também queria que eles facilitassem nossa vida, mas não tem vaga pra todo mundo!. A impressão que tenho é que o enem vai se adaptar a essa mudança do ensino médio,então prevejo um horizonte tenebroso :-(
Sem estardalhaço, o negócio é se adaptar ao que vier !
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão do conteúdo ao longo do ano Empty Re: Divisão do conteúdo ao longo do ano

Mensagem por hugo araujo Qui 24 Nov 2016, 23:54

Concordo com tudo que vocês disseram aqui nesse tópico. Só acrescento a questão da parte física e psicologia, um corpo e uma mente saudável aumenta muito o rendimento nos estudos e também durante as provas.  

VioletChachki, eu enviei uma mensagem privada para você um tempinho atrás sobre história e idade, acho que você não visualizou. Dá uma olhadinha, abraços.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão do conteúdo ao longo do ano Empty Re: Divisão do conteúdo ao longo do ano

Mensagem por Motteitor Seg 28 Nov 2016, 08:19

Vejo muita gente calculando horas, x horas para física, y horas para matemática e assim por diante. Eu não curto muito estudar assim.
 Por exemplo: estudo para a EsPCEx, EN e EsSA, os editais são quase iguais, com algumas diferenças de matérias, o que eu faço e ir decepando o edital dando enfase às matérias que mais caem e simplesmente vou estudando até fixar o conteúdo, resolvendo muitos exercícios. Só então, quando eu tenho certeza que aprendi determinada matéria de forma aproveitável, eu passo para a próxima.
Motteitor
Motteitor
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 06/04/2016
Idade : 27
Localização : Goiânia, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão do conteúdo ao longo do ano Empty Re: Divisão do conteúdo ao longo do ano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos