PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFPB) Reprodução Humana

3 participantes

Ir para baixo

(UFPB) Reprodução Humana Empty (UFPB) Reprodução Humana

Mensagem por Giovana Martins Ter 22 Nov 2016, 20:01

Sobre o espermatozoide, são feitas as seguintes afirmações:

I. Movimenta seu flagelo com energia produzida nas mitocôndrias. 
II. Contém, no acrossomo, enzimas digestivas que permitem sua penetração até o interior do citoplasma do óvulo. 
III. Funde seu núcleo com o do óvulo, originando um zigoto 2n. 

Está(ão) correta(s) apenas: 

A) I B) III C) I e II D) I e III E) II e III 

Acho que o que torna a a proposição III falsa é o fato de o núcleo do espermatozoide fecundar não o óvulo, mas sim o ovócito II, o qual transforma-se em óvulo após a fecundação. Levando-se em consideração essa ideia, a proposição II também não estaria errada?

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7463
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPB) Reprodução Humana Empty Re: (UFPB) Reprodução Humana

Mensagem por hugo araujo Ter 22 Nov 2016, 20:21

A proporosicão II é verdadeira, acima da cabeça do espermatozoide existe uma peça originada do complexo de Golgi contendo enzimas, chama acrossomo, sua finalidade é facilitar a penetração de parte do espermatozoide no óvulo.


III está falsa, não ocorre fusão de núcleos, após a fecundação os pró-núcleos feminino e masculino desaparecem, os seus cromossomos iniciam o pareamento na região equatorial do zigoto (2n) para as sucessivas mitoses e início do desenvolvimento embrionário.


Concordo com você!

Minha primeira resposta está errada. (já não acho mais que está errado)

Parece que a questão está equivocada mesmo. Esse artigo me ajudou a entender, mas vou dar uma olhada no Amabis para reforçar. Eu achava que ovócito II e óvulo eram a mesma coisa.  

http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&id=75:ovulos-e-ovocitos&Itemid=108


Última edição por hugo araujo em Ter 22 Nov 2016, 21:55, editado 1 vez(es)

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPB) Reprodução Humana Empty Re: (UFPB) Reprodução Humana

Mensagem por Giovana Martins Ter 22 Nov 2016, 20:42

Ah, bacana. Não sabia que não havia fusão dos núcleos. Muito obrigada, Hugo, foi de grande ajuda!

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7463
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPB) Reprodução Humana Empty Re: (UFPB) Reprodução Humana

Mensagem por hugo araujo Ter 22 Nov 2016, 20:46

Pois é, já faz um tempo que estudei esse assunto, segundo esse artigo ocorre fusão de núcleos, agora fiquei um pouco confuso. Mas vou revisar e compartilho aqui com vocês a conclusão dessa dúvida.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPB) Reprodução Humana Empty Re: (UFPB) Reprodução Humana

Mensagem por hugo araujo Ter 22 Nov 2016, 21:41

Revisei agora no Amabis. 

A conclusão que eu chego é a de que a nível de ensino médio o ovócito II pode ser considerado o óvulo propriamente dito.

Passagem do Amabis ---> '' Na espécie humana, portanto, o que chamamos de óvulo é, de fato, um ovócito secundário, cuja meiose somente se completará se houver fecundação. ''   

'' Se a fecundação ocorrer, porém, ovócito secundário terminará a segunda divisão meiótica, com liberação do segundo glóbulo polar I;...''  

Sobre a fusão de núcleos o livro diz:

''Nos mamíferos, os pronúcleos não se fundem; eles permanecem próximos e, em determinado momento, suas cariotecas degeneram, liberando cromossomos maternos e paternos no citoplasma do zigoto. Os cromossomos ligam-se às fibras do fuso e ocorre a separação das cromátides-irmãs para polos opostos...'' 

Pelo visto, o livro contradiz o artigo da revista super interessante, entre o artigo e o livro, eu fico com o livro, pois o mesmo sumariza o conteúdo de acordo com as exigências do ensino médio. 

Dessa forma, eu acho que a questão não está equivocada.

Espero mais opiniões sobre essa dúvida para chegarmos em um denominador comum.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPB) Reprodução Humana Empty Re: (UFPB) Reprodução Humana

Mensagem por AleeZl Ter 22 Nov 2016, 22:18

Giovana, Hugo,

Acredito que o erro da proposição refere-se à nomenclatura e fusão (como dito acima): nos gametas temos os pronúcleos.

Existe uma junção que podemos considerar como quase uma fusão, segundo alguns autores (mas não no estilo Dragon Ball). O que acontece, na verdade, é um processo bem parecido com as divisões celulares. 

Quando o pronúcleo masculino se aproxima do feminino, cria-se uma zona de interdigitações. Temos a partir daí um centrossomo se formando em torno dos centríolos fornecidos pelo espermatozoide; nesse momento, as cariotecas sofrem a desintegração (como mencionado pelo Hugo). Então fibras do fuso puxam os cromossomos naquele processo "bonitinho" e tudo mais. No fim do processo, há a primeira divisão mitótica iniciando a clivagem.

Encontrei uma imagem que pode ajudar:

(UFPB) Reprodução Humana Fus%C3%A3o-dos-pronucleos-Albert

Creio que o Amabis tenha definido isso bem (claro, falamos no caso dos humanos aqui). Já vi algumas provas considerarem como uma fusão ao "pé da letra", mas são exceções.

Bons estudos!²
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPB) Reprodução Humana Empty Re: (UFPB) Reprodução Humana

Mensagem por Giovana Martins Ter 22 Nov 2016, 23:33

Muito obrigada, Hugo e Alee!

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7463
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPB) Reprodução Humana Empty Re: (UFPB) Reprodução Humana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos